-
Apresentação
Apresentação
A Psicologia dos Grupos é uma UC de Psicologia Social que foca os processos grupais e inter-grupais psicossociais e as suas implicações a nível pessoal, social e profissional.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT35-11860
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1 Introdução à Psicologia dos Grupos
- Nível de análise grupal e inter-grupal da Psicologia Social
- Grupos e processos básicos grupais
- Identidade Social e Comparação Social
CP2 Processos grupais: Influência Social e Poder
- As maiorias e o conformismo
- As minorias e a inovação nos grupos
- Normas sociais descritivas e prescritivas
- O efeito ovelha negra
- Poder & interação diádica
CP3 Processos inter-grupais I: Categorização e Estereótipos
- Categorização social
- Ativação e aplicação de estereótipos
- Preconceito e atitudes inter-grupais
- Estigma social e comportamentos de discriminação
CP4 Processos inter-grupais II: Grupos em Sociedade
- Redução do conflito inter-grupal
- Sexismo, idadismo, racismo e classismo, capacitismo
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Identificar o nível de análise grupal e inter-grupal dos processos psicossociais.
OA2. Descrever e compreender os princípios que regem as dinâmicas grupais.
OA3. Analisar e comparar os diferentes processos de influência social.
OA4. Compreender os processos de categorização e estereotipização, com foco nos fenómenos de sexismo, idadismo, classismo e racismo à luz dos processos de grupos.
OA5. Descrever e compreender as dinâmicas inter-grupais, incluindo abordagens sobre redução de conflito inter-grupal.
OA6. Refletir sobre as implicações dos conteúdos da UC na esfera grupal, inter-grupal e também profissional.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nas aulas teórico-práticas utiliza-se o método expositivo e interrogativo, sendo utilizados excertos de filmes, documentários e talks para complementar a matéria apresentada e discutida. Nas aulas prática-laboratoriais é utilizada metodologia ativa e demonstrativa, sendo realizadas dinâmicas relativas aos conteúdos práticos e apoio tutorial ao trabalho empírico de grupo.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Brown, R., & Gaertner, S. (Eds.). (2008). Blackwell handbook of social psychology: Intergroup processes. John Wiley & Sons.
Garcia-Marques, T.; Garcia-Marques, L.. 2003. Textos fundamentais. Estereótipos e cognição social. ed. 1, ISBN: 972-8400-54-3. Lisboa: ISPA.
Fiske, S. T., Gilbert, D. T., & Lindzey, G. (Eds) (2010). Handbook of social psychology, Volume 2 (5th ed.). New York, NY: Wiley.
Hogg, M. A., & Tindale, S. (Eds.). (2008). Blackwell handbook of social psychology: Group processes. John Wiley & Sons.
Nelson, T. D. (2015). Handbook of prejudice, stereotyping, and discrimination (2nd edition) New York: Psychology Press.
Vala, J. e Monteiro, M.B. (2013). Psicologia Social (9ªed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não