filmeu

Disciplina Psicologia dos Grupos

  • Apresentação

    Apresentação

    A Psicologia dos Grupos é uma UC de Psicologia Social que foca os processos grupais e inter-grupais psicossociais e as suas implicações a nível pessoal, social e profissional. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1 Introdução à Psicologia dos Grupos

    • Nível de análise grupal e inter-grupal da Psicologia Social
    • Grupos e processos básicos grupais
    • Identidade Social e Comparação Social

     

    CP2 Processos grupais: Influência Social e Poder

    • As maiorias e o conformismo
    • As minorias e a inovação nos grupos
    • Normas sociais descritivas e prescritivas
    • O efeito ovelha negra
    • Poder & interação diádica

     

    CP3 Processos inter-grupais I: Categorização e Estereótipos

    • Categorização social
    • Ativação e aplicação de estereótipos
    • Preconceito e atitudes inter-grupais
    • Estigma social e comportamentos de discriminação

     

    CP4 Processos inter-grupais II: Grupos em Sociedade

    • Redução do conflito inter-grupal
    • Sexismo, idadismo, racismo e classismo, capacitismo
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Identificar o nível de análise grupal e inter-grupal dos processos psicossociais.

    OA2. Descrever e compreender os princípios que regem as dinâmicas grupais.

    OA3. Analisar e comparar os diferentes processos de influência social.

    OA4. Compreender os processos de categorização e estereotipização, com foco nos fenómenos de sexismo, idadismo, classismo e racismo à luz dos processos de grupos.

    OA5. Descrever e compreender as dinâmicas inter-grupais, incluindo abordagens sobre redução de conflito inter-grupal.

    OA6. Refletir sobre as implicações dos conteúdos da UC na esfera grupal, inter-grupal e também profissional.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nas aulas teórico-práticas utiliza-se o método expositivo e interrogativo, sendo utilizados excertos de filmes, documentários e talks para complementar a matéria apresentada e discutida. Nas aulas prática-laboratoriais é utilizada metodologia ativa e demonstrativa, sendo realizadas dinâmicas relativas aos conteúdos práticos e apoio tutorial ao trabalho empírico de grupo.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Brown, R., & Gaertner, S. (Eds.). (2008). Blackwell handbook of social psychology: Intergroup processes. John Wiley & Sons.

    Garcia-Marques, T.; Garcia-Marques, L.. 2003. Textos fundamentais. Estereótipos e cognição social. ed. 1, ISBN: 972-8400-54-3. Lisboa: ISPA.

    Fiske, S. T., Gilbert, D. T., & Lindzey, G.  (Eds) (2010). Handbook of social psychology, Volume 2 (5th ed.). New York, NY: Wiley.

    Hogg, M. A., & Tindale, S. (Eds.). (2008). Blackwell handbook of social psychology: Group processes. John Wiley & Sons.

    Nelson, T. D. (2015). Handbook of prejudice, stereotyping, and discrimination (2nd edition) New York: Psychology Press.

    Vala, J. e Monteiro, M.B. (2013). Psicologia Social (9ªed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios