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Disciplina Psicopatologia I

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Psicopatologia permite fazer uma primeira abordagem aos quadros principais de sofrimento emocional. Ensina a diferenciar as emoções normais dos quadros psicopatológicos. Promove a aquisição de conhecimentos acerca da identificação dos sintomas que interferem com o funcionamento normal do dia a dia. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. História da Psicopatologia: o normal e o patológico

    1.1. A tradição sobrenatural, biológica, psicológica

    1.2. A atualidade: o método científico e a abordagem integrativa

    1.3. Concepções da psicopatologia 

    2. Psicopatologia descritiva. Alterações da:

    2.1. Consciência;  atenção; orientação; memória; percepção; discurso e linguagem; pensamento; vivência do Eu; humor, emoções e afectos; vontade, impulsividade e comportamentos agressivos;  motricidade;  vida instintiva e; insight.

    3. Classificação e diagnóstico

    3.1.  DSM-5 e ICD 11

    3.2. Descrição (classificação, diagnóstico, etiologia, epidemiologia, comorbidade, diagnóstico diferencial) das perturbações mentais mais frequentes (e.g. , depressivas, da ansiedade).

  • Objetivos

    Objetivos

    Nesta unidade curricular os estudantes familiarizam-se com os conceitos de normalidade e psicopatologia numa visão integrativa da doença mental. São enfatizados os conhecimentos básicos de psicopatologia descritiva que permitem uma compreensão das perturbações mentais. Numa perspectiva categorial, apresentam-se os quadros clínicos da psicopatologia (DSM-5-TR e ICD-11) incluindo as principais críticas e limites apontados aos atuais manuais diagnósticos. Espera-se que os estudantes no final da UC consigam:

    OA1 - Refletir criticamente acerca da evolução dos conceitos da patologia mental contextualizando-a na dimensão histórico cultural;

    OA2 - Reconhecer as diversas perspectivas acerca do normal e do patológico (e.g. quantitativa e qualitativa);

    OA3 - Identificar os principais sinais e sintomas de diversos quadros psicopatológicos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    São diversas as metodologias de ensino utilizadas nesta Unidade Curricular. A metodologia de ensino para as aulas teóricas é expositiva suportada pela utilização de diapositivos. As metodologias de ensino interrogativas são utilizadas para promover a participação dos estudantes nomeadamente através do diálogo e debate entre estudantes. A metodologia ativa encontra-se refletida no desenvolvimento de exercícios de aplicação, possibilitando a aquisição dos conhecimentos básicos inerentes à UC através da visualização de documentários, leitura de artigos e práticas simulada. A metodologia híbrida está presente no recurso ao moodle para a distribuição de materiais, bem como a promoção de tarefas de pesquisa online que se constituem como atividades em que a tecnologia é utilizada na aquisição de conhecimentos.  Estão igualmente planeadas atividades de tutoria à realização do trabalho para avaliação.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • American Psychiatric Association (2022). Diagnostical and Statistical Manual of Mental Disorders. Fifth edition. Text revison - DSM-5-TR. American Psychiatric Association Publishing.
    • World Health Organization (2022). International statistical classification of diseases and related health problems (11th rev.). World Health Organization
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