-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular (UC) pretende apresentar aos alunos o campo de estudos da psicometria, salientando a articulação entre os conhecimentos da psicologia e da estatística. Trata-se de uma UC essencial para a formação académica e profissional de futuros psicólogos uma vez que pretende dotar os alunos de conhecimentos e competências fundamentais para a avaliação psicológica, sendo esta uma atividade transversal a diferentes domínios de especialidade da Psicologia. Através do estudo da medida em Psicologia, esta UC permite a introdução a competências para o desenvolvimento, validação e aplicação de provas psicológicas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT35-13883
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A psicometria e a importância da medição em psicologia
1.1. Definição da psicometria e diferenciação da avaliação psicológica
1.2. Emergência e evolução histórica
1.3. Teoria clássica dos testes (TCT) e teoria de resposta ao item (TRI)
2. Os testes psicométricos
2.1. Caracterização, vantagens e limitações
2.2. Classificação dos testes psicométricos
2.3. Requisitos dos testes psicométricos: normalização, padronização e qualidades psicométricas
(definição): validade, fidelidade e sensibilidade
2.4. Vantagens e limites da informatização de questionários
3. Considerações relativas à aplicação da psicometria
3.1. Âmbitos de aplicação da psicometria
3.2. Requisitos e competências: competências humanas, técnicas e científicas; competência e princípios éticos e deontológicos
3.3. Considerações relativas à especificidades dos alvos e contextos de aplicação.
-
Objetivos
Objetivos
Como objetivos desta UC, espera-se que o estudante:
Reconheça os fundamentos teóricos e empíricos da medição em psicologia e identificar as suas limitações, vantagens e especificidades;
Reconheça os fundamentos da teoria da medida e da teoria dos testes;
Adquira conhecimentos relativos à necessidade da utilização de medidas padronizadas;
Desenvolva competências relativas à obtenção de valores de padronização e de interpretação de diferentes tipos de normas;
Reconheça a importância dos principais conceitos relativos à fidelidade, validade e sensibilidade das medidas;
Tome decisões fundamentadas acerca das características psicométricas das medidas;
Adquira conhecimento das principais competências humanas, técnicas, científicas e éticas implicadas no uso da psicometria.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologia expositiva e demonstrativa.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Gregory, R. (2011). Psychological Testing: History, principles and applications. Boston: Allyn & Bacon.
Shultz, K., Whitney, D., & Zickar, M., (2014). Measurement Theory in Action: Case Studies and Exercises, New York: Routledge.
Urbina, S. (2014). Essentials of Psychological Testing, New Jersey: Wiley.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não