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Disciplina Psicometria I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular (UC) pretende apresentar aos alunos o campo de estudos da psicometria, salientando a articulação entre os conhecimentos da psicologia e da estatística. Trata-se de uma UC essencial para a formação académica e profissional de futuros psicólogos uma vez que pretende dotar os alunos de conhecimentos e competências fundamentais para a avaliação psicológica, sendo esta uma atividade transversal a diferentes domínios de especialidade da Psicologia. Através do estudo da medida em Psicologia, esta UC permite a introdução a competências para o desenvolvimento, validação e aplicação de provas psicológicas.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A psicometria e a importância da medição em psicologia

    1.1. Definição da psicometria e diferenciação da avaliação psicológica

    1.2. Emergência e evolução histórica

    1.3. Teoria clássica dos testes (TCT) e teoria de resposta ao item (TRI)

    2. Os testes psicométricos

    2.1. Caracterização, vantagens e limitações

    2.2. Classificação dos testes psicométricos

    2.3. Requisitos dos testes psicométricos: normalização, padronização e qualidades psicométricas

    (definição): validade, fidelidade e sensibilidade

    2.4. Vantagens e limites da informatização de questionários

    3. Considerações relativas à aplicação da psicometria

    3.1. Âmbitos de aplicação da psicometria

    3.2. Requisitos e competências: competências humanas, técnicas e científicas; competência e princípios éticos e deontológicos

    3.3. Considerações relativas à especificidades dos alvos e contextos de aplicação.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Como objetivos desta UC, espera-se que o estudante:

    Reconheça os fundamentos teóricos e empíricos da medição em psicologia e identificar as suas limitações, vantagens e especificidades;

    Reconheça os fundamentos da teoria da medida e da teoria dos testes;

    Adquira conhecimentos relativos à necessidade da utilização de medidas padronizadas;

    Desenvolva competências relativas à obtenção de valores de padronização e de interpretação de diferentes tipos de normas;

    Reconheça a importância dos principais conceitos relativos à fidelidade, validade e sensibilidade das medidas;

    Tome decisões fundamentadas acerca das características psicométricas das medidas;

    Adquira conhecimento das principais competências humanas, técnicas, científicas e éticas implicadas no uso da psicometria.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Gregory, R. (2011).  Psychological Testing: History, principles and applications. Boston: Allyn & Bacon.

    Shultz, K., Whitney, D., & Zickar, M., (2014). Measurement Theory in Action: Case Studies and Exercises, New York: Routledge.

    Urbina, S. (2014). Essentials of Psychological Testing, New Jersey: Wiley.

     

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