-
Apresentação
Apresentação
Os conteúdos programáticos desta UC (Unidade Curricular) visam dotar os estudantes de competências práticas em metodologias e análise de dados quantitativos em Psicologia. Pretende-se que os estudantes operacionalizem conhecimentos sobre elaboração de uma proposta de investigação quantitativa, de natureza inferencial, e adquiram conhecimentos sobre os fundamentos estatísticos implicados nas principais técnicas do modelo linear geral.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT35-13884
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Fases da investigação na metodologia quantitativa CP2. Tipos de desenhos de pesquisa quantitativa CP3. Medidas comuns de tamanho do efeito. CP4. Análise de variância e multivariância CP4.1. ANOVA com dois fatores (Two-way). CP4.2. ANOVA Mista CP4.3. MANOVA com dois fatores CP5. Regressão linear CP5.1. Simples CP5.2. Múltipla CP5.3. Modelos de Mediação via regressão CP5.4. Modelos de Moderação via regressão Nota. CP = conteúdos programáticos
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Identificar as fases da investigação em metodologia quantitativa OA2. Identificar, explicar e comparar diferentes tipos de desenhos de pesquisa quantitativa OA3. Planificar uma investigação quantitativa, de natureza inferencial OA4: Definir, calcular e interpretar medidas comuns de tamanho do efeito OA5. Aplicar modelos de Análise de Variância e Multivariância com mais do que um fator inter e/ou intrasujeitos OA6. Analisar e interpretar efeitos de interação de primeira ordem entre fatores OA7. Aplicar modelos de Regressão Linear Simples e Múltipla OA8. Aplicar modelos de Mediação e Moderação via regressão OA9. Escolher e aplicar os diferentes procedimentos estatísticos tendo em conta os objetivos de investigação e tipo de dados OA10. Apresentar e interpretar de forma clara os resultados obtidos na análise dos dados OA11. Utilizar de forma adequada o software de análise estatística JASP®
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Processo de ensino-aprendizagem apoiado em metodologias ativas, privilegiando-se a experimentação, o trabalho autónomo e em cooperação, tendo como base o trabalho de projeto, conduzido pelos estudantes, construído a partir dos seus próprios interesses e motivações. Adicionalmente, sempre que possível, os estudantes poderão ser envolvidos em projetos de investigação em curso na unidade de I&D associada à EPVC.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
APA (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). Washington: APA. Coolican, H. (2014). Research methods and statistics in psychology (6th ed.). Hove: Psychology Press. Coutinho, C. (2013). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Coimbra: Almedina Goss-Sampson, M. A. (2022). Statistical Analysis in JASP 0.16.1: A Guide for Students. (https://jasp-stats.org/wp-content/uploads/2022/04/Statistical-Analysis-in-JASP-A- Students-Guide-v16.pdf) Hayes, A. (2013). Introduction to mediation, moderation, and conditional process analysis: A regression based approach. New York, NY: Guilford Press. Howitt, D., & Cramer, D. (2014). Introduction to statistics in psychology (6th ed.). Harlow: Pearson. Navarro et al. (2019). Learning Statistics with JASP: A Tutorial for Psychology Students and Other Beginners, available at https://learnstatswithjasp.com.
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação contínua pressupõe a realização de duas componentes: individual (1) e de grupo (2).
1) Avaliação individual: Realização de dois testes escritos (em formato de frequência valendo cada um 30% da classificação final).
2) Avaliação de grupo (máximo de 5 elementos), composta por duas componentes:
a) Portfólio (20% da nota final)
Cada grupo deve elaborar um portfólio composto por quatro produtos desenvolvidos ao longo das aulas (5% cada), que devem ser submetidos via Moodle nas datas estipuladas. A avaliação incidirá sobre os conteúdos de cada submissão, sendo a nota final do portfólio a soma ponderada das avaliações individuais de cada produto.-
A ausência de submissão de algum dos produtos confere a classificação de 0 nessa componente a todo o grupo.
-
A não participação de um elemento do grupo na realização de um dos produtos implica a perda correspondente na sua classificação individual. A participação será monitorizada através dos registos elaborados pelos próprios grupos de trabalho.
b) Poster científico e apresentação oral (20% da nota final)
Cada grupo deve elaborar um poster científico (10%), que será apresentado oralmente (10%). O poster deve ser baseado num dos produtos entregues no portfólio e incluir todas as secções típicas de um poster científico, nomeadamente: título, introdução, metodologia, resultados, discussão e referências.-
O conteúdo do poster deve centrar-se apenas numa das análises estatísticas realizadas ao longo do semestre e entregue numa das entradas dos portfólios. Assim, as várias secções do poster devem estar direcionadas para essa análise específica, contextualizando-a e interpretando os seus resultados.
-
Para a apresentação os alunos devem imprimir o poster em formato A2 para apresentação à turma.
-
A apresentação oral deve demonstrar domínio dos conceitos trabalhados e a capacidade de comunicação clara e estruturada da informação.
Os/as estudantes que obtenham na avaliação contínua uma classificação final inferior a 9,5 ou que optem por não participar no modelo de avaliação contínua, prestarão provas conforme previsto no Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona (Despacho Reitoral n.º 43/2025), nomeadamente através da realização de um Exame de Recurso (100% da classificação final) o qual, incidirá sobre a totalidade dos conteúdos programáticos da UC. Os estudantes com estatuto especial nos termos da alínea i) do Artigo 3.º do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona (Despacho Reitoral n.º 43/2025) que não registem um nível de assiduidade igual ou superior a 70%, realizarão um trabalho de avaliação escrito equivalente em substituição do trabalho escrito de grupo e uma apresentação oral.
INTEGRIDADE ACADÉMICA
Consideram-se fraudes na avaliação de conhecimentos, de acordo com o Artigo 45.º, Capítulo IX do Regulamento Geral de Avaliação (Despacho Reitoral n.º 43/2025) todos os atos e ações que permitam ao estudante, por qualquer meio, uma vantagem face à avaliação que viole as normas definidas e nomeadamente os atos que:
- Dificultem a real perceção relativa à capacidade, conhecimento ou competências dos estudantes;
- Permitam ao estudante uma vantagem face aos restantes, que não decorre da sua capacidade e competências;
- Se demonstrem como plágio, tirando vantagem de trabalhos realizados por outros sem as devidas referências.
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação I /Evaluation test I
Por definir
30%
Teste de avaliação II /Evaluation test II
Por definir
30%
Portefolios (Quatro entradas)
Por definir
20%
Poster científico / Scientific Poster Por definir 10% Apresentação oral do poster científico / Oral presentation od the scientific poster Por definir 10% -
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim




