-
Apresentação
Apresentação
Os conteúdos programáticos desta UC (Unidade Curricular) visam dotar os estudantes de competências práticas em metodologias e análise de dados quantitativos em Psicologia. Pretende-se que os estudantes operacionalizem conhecimentos sobre elaboração de uma proposta de investigação quantitativa, de natureza inferencial, e adquiram conhecimentos sobre os fundamentos estatísticos implicados nas principais técnicas do modelo linear geral.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT35-13884
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Fases da investigação na metodologia quantitativa
CP2. Tipos de estudos científicos e níveis de evidência
CP3. A relação entre hipótese conceptual, design de estudo (intra, inter e misto), procedimento estatístico e hipótese estatística;
CP4. Análise de variância
CP4.1. ANOVA com um (one-way) ou dois fatores (two-way).
CP4.2. ANOVA medidas repetidas/mista
CP5. Análise de covariância e multivariância
CP5.1. ANCOVA
CP5.2. MANOVA
CP6. Regressão linear
CP6.1. Simples
CP6.2. Múltipla
CP6.3. O conceito de mediação: critérios, operacionalização e interpretação
Nota. CP = conteúdos programáticos
-
Objetivos
Objetivos
A UC tem os seguintes objetivos de aprendizagem:
OA1. Identificar as fases da investigação em metodologia quantitativa
OA2. Identificar diferentes tipos de estudos científicos, seus níveis de evidência e diferentes tipos de design de um estudo
OA3. Planificar uma investigação quantitativa, de natureza inferencial
OA4. Compreender a relação ente hipótese conceptual, design de um estudo, procedimento estatístico e hipótese estatística
OA5. Aplicar as técnicas estatísticas de Análise de Variância, Covariância e Multivariância a problemas no domínio da Psicologia
OA6. Aplicar modelos de Regressão Linear Simples, Múltipla e de Mediação a problemas no domínio da Psicologia
OA7. Escolher e aplicar os diferentes procedimentos estatísticos tendo em conta os objetivos de investigação e tipo de dados
OA8. Apresentar e interpretar de forma clara os resultados obtidos na análise dos dados
OA9. Utilizar de forma adequada e eficaz o software de análise estatística JASP®
Nota. OA = objetivos de aprendizagem
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologia de ensino-aprendizagem de natureza ativa através de transmissão dos conteúdos em contexto laboratorial, privilegiando-se a experimentação com recurso a software de análise de dados, o trabalho em cooperação, bem como, sempre que possível, o envolvimento dos estudantes nos projetos de investigação em curso na unidade de I&D (HEI-Lab). Adicionalmente, para maximizar a aprendizagem e envolvimento dos alunos, será desenvolvida ao longo do semestre uma investigação quantitativa de natureza inferencial, que permita articular e aplicar os conteúdos programáticos aprendidos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
APA (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). Washington: APA.
Coolican, H. (2014). Research methods and statistics in psychology (6th ed.). Hove: Psychology Press.
Coutinho, C. (2013). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Coimbra: Almedina
Hayes, A. (2013). Introduction to mediation, moderation, and conditional process analysis: A regression based approach. New York, NY: Guilford Press.
Howitt, D., & Cramer, D. (2014). Introduction to statistics in psychology (6th ed.). Harlow: Pearson.
Navarro et al. (2019). Learning Statistics with JASP: A Tutorial for Psychology Students and Other Beginners, available at https://learnstatswithjasp.com.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não