filmeu

Disciplina Metodologia de Investigação Quantitativa

  • Apresentação

    Apresentação

    Os conteúdos programáticos desta UC (Unidade Curricular) visam dotar os estudantes de competências práticas em metodologias e análise de dados quantitativos em Psicologia. Pretende-se que os estudantes operacionalizem conhecimentos sobre elaboração de uma proposta de investigação quantitativa, de natureza inferencial, e adquiram conhecimentos sobre os fundamentos estatísticos implicados nas principais técnicas do modelo linear geral.  

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Fases da investigação na metodologia quantitativa

    CP2. Tipos de estudos científicos e níveis de evidência

    CP3. A relação entre hipótese conceptual, design de estudo (intra, inter e misto), procedimento estatístico e hipótese estatística;

    CP4. Análise de variância

            CP4.1. ANOVA com um (one-way) ou dois fatores (two-way). 

            CP4.2. ANOVA medidas repetidas/mista

    CP5. Análise de covariância e multivariância

    CP5.1. ANCOVA

    CP5.2. MANOVA

    CP6. Regressão linear

            CP6.1. Simples

            CP6.2. Múltipla

            CP6.3. O conceito de mediação: critérios, operacionalização e interpretação

    Nota. CP = conteúdos programáticos

  • Objetivos

    Objetivos

    A UC tem os seguintes objetivos de aprendizagem:

    OA1. Identificar as fases da investigação em metodologia quantitativa

    OA2. Identificar diferentes tipos de estudos científicos, seus níveis de evidência e diferentes tipos de design de um estudo

    OA3. Planificar uma investigação quantitativa, de natureza inferencial

    OA4. Compreender a relação ente hipótese conceptual, design de um estudo, procedimento estatístico e hipótese estatística

    OA5. Aplicar as técnicas estatísticas de Análise de Variância, Covariância e Multivariância a problemas no domínio da Psicologia

    OA6.  Aplicar modelos de Regressão Linear Simples, Múltipla e de Mediação a problemas no domínio da Psicologia 

    OA7. Escolher e aplicar os diferentes procedimentos estatísticos tendo em conta os objetivos de investigação e tipo de dados

    OA8. Apresentar e interpretar de forma clara os resultados obtidos na análise dos dados

    OA9. Utilizar de forma adequada e eficaz o software de análise estatística JASP®

    Nota. OA = objetivos de aprendizagem

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologia de ensino-aprendizagem de natureza ativa através de transmissão dos conteúdos em contexto laboratorial, privilegiando-se a experimentação com recurso a software de análise de dados, o trabalho em cooperação, bem como, sempre que possível, o envolvimento dos estudantes nos projetos de investigação em curso na unidade de I&D (HEI-Lab). Adicionalmente, para maximizar a aprendizagem e envolvimento dos alunos, será desenvolvida ao longo do semestre uma investigação quantitativa de natureza inferencial, que permita articular e aplicar os conteúdos programáticos aprendidos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    APA (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). Washington: APA.

    Coolican, H. (2014). Research methods and statistics in psychology (6th ed.). Hove: Psychology Press.

    Coutinho, C. (2013). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e PráticaCoimbra: Almedina

    Hayes, A. (2013). Introduction to mediation, moderation, and conditional process analysis: A regression based approach. New York, NY: Guilford Press.

    Howitt, D., & Cramer, D. (2014). Introduction to statistics in psychology (6th ed.). Harlow: Pearson.

    Navarro et al. (2019). Learning Statistics with JASP: A Tutorial for Psychology Students and Other Beginners, available at https://learnstatswithjasp.com.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios