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Apresentação
Apresentação
A UC de Metodologia da Investigação Qualitativa aborda a diversidade de paradigmas, metodologias, métodos de recolha de dados e técnicas de análise de dados qualitativos e revelar-se capaz de as adaptar às questões de investigação formuladas incluindo os pressupostos epistemológicos, princípios éticos e especificidades metodológicas em articulação com as metodologias quantitativas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT35-13887
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Investigação qualitativa: objetivos, finalidades, quadro conceptual, questões de investigação e unidade de observação.
- Paradigmas epistemológicos e metodológicos em investigação qualitativa: Positivista, pós-positivista, teoria crítica, construtivista.
- Metodologias de investigação qualitativa: Narrativas, Grounded theory e Etnografia.
- Técnicas de recolha de dados: entrevista individual (diretiva, semidiretiva e não diretiva), focus group e observação direta.
- Abordagens qualitativas de análise de informação (transcrição, análise de conteúdo e temática, grounded analysis). Estratégias de validação. Apresentação e redação de resultados.
- Softwares de análise qualitativa de dados. Funcionalidades e potencialidades.
- Métodos quantitativos e métodos qualitativos: diferenças e articulação.
- Desenhos mistos: sequencial (explicativo e exploratório) e concomitante (triangulado e encaixado). Aplicação e finalidades.
- [Preencher Descritivo]
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Objetivos
Objetivos
São objetivos desta UC desenvolver as seguintes competências no/as estudantes:
- Identificar as características fundamentais da investigação qualitativa
- Conhecer a diversidade de paradigmas, metodologias, métodos de recolha de dados e técnicas de análise de dados qualitativos e revelar-se capaz de as adaptar às questões de investigação formuladas;
- Discutir criticamente as vantagens e desvantagens das diferentes metodologias, métodos de recolha de dados e técnicas de análise de dados qualitativos
- Demonstrar a capacidade de implementação das diferentes fases de investigação num trabalho de investigação qualitativa;
- Compreender a articulação entre os distintos métodos de investigação, incluindo os pressupostos epistemológicos, princípios éticos e especificidades metodológicas;
- Demonstrar a capacidade de articulação entre a investigação qualitativa e quantitativa (design sequencial vs. concorrente).
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
- Método expositivo para descrever os paradigmas epistemológicos e metodológicos, as metodologias e os métodos de recolha de dados, visionamento e analise de entrevistas e realização de exercícios práticos para consolidar os conhecimentos. Atividades de natureza laboratorial para treino de técnicas de recolha de dados e análise de dados qualitativos. Apoio tutorial aos trabalhos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Breakwell, G., Smith, J. A., & Wright, D. B. (2012). Research methods in psychology (4th ed.). London: Sage.
Creswell, J. (2013). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. London: Sage publications.
Sullivan, C. & Forrester, M. (2018). Doing qualitative research in psychology. A practical guide. London: Sage.
Frost, N., (2011). Qualitative research methods in psychology: Combining core approaches. UK: McGraw Hill.
Hofmann, A. (2014). Scientific writing and communication (2nd ed.). OUP USA.
Mertens, D. M. (2015). Research and evaluation in education and psychology: Integrating diversity with quantitative, qualitative, and mixed methods (4th ed.).
Ritchie, J. (2013). Qualitative research practice: A guide for social science students and researchers (2nd Ed.). SAGE Publications Ltd.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não