filmeu

Disciplina Metodologia de Investigação Qualitativa

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Metodologia da Investigação Qualitativa aborda a diversidade de paradigmas, metodologias, métodos de recolha de dados e técnicas de análise de dados qualitativos e revelar-se capaz de as adaptar às questões de investigação formuladas incluindo os pressupostos epistemológicos, princípios éticos e especificidades metodológicas em articulação com as metodologias quantitativas. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Investigação qualitativa: objetivos, finalidades, quadro conceptual, questões de investigação e unidade de observação.
    2. Paradigmas epistemológicos e metodológicos em investigação qualitativa: Positivista, pós-positivista, teoria crítica, construtivista. 
    3. Metodologias de investigação qualitativa: Narrativas, Grounded theory e Etnografia.
    4. Técnicas de recolha de dados: entrevista individual (diretiva, semidiretiva e não diretiva), focus group e observação direta.  
    5. Abordagens qualitativas de análise de informação (transcrição, análise de conteúdo e temática, grounded analysis). Estratégias de validação. Apresentação e redação de resultados. 
    6. Softwares de análise qualitativa de dados. Funcionalidades e potencialidades.  
    7. Métodos quantitativos e métodos qualitativos: diferenças e articulação. 
      1. Desenhos mistos: sequencial (explicativo e exploratório) e concomitante (triangulado e encaixado). Aplicação e finalidades.

     

    1. [Preencher Descritivo]
  • Objetivos

    Objetivos

    São objetivos desta UC desenvolver as seguintes competências no/as estudantes:  

    • Identificar as características fundamentais da investigação qualitativa
    • Conhecer a diversidade de paradigmas, metodologias, métodos de recolha de dados e técnicas de análise de dados qualitativos e revelar-se capaz de as adaptar às questões de investigação formuladas;
    • Discutir criticamente as vantagens e desvantagens das diferentes metodologias, métodos de recolha de dados e técnicas de análise de dados qualitativos 
    • Demonstrar a capacidade de implementação das diferentes fases de investigação num trabalho de investigação qualitativa;
    • Compreender a articulação entre os distintos métodos de investigação, incluindo os pressupostos epistemológicos, princípios éticos e especificidades metodológicas;  
    • Demonstrar a capacidade de articulação entre a investigação qualitativa e quantitativa (design sequencial vs. concorrente).
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    • Método expositivo para descrever os paradigmas epistemológicos e metodológicos, as metodologias e os métodos de recolha de dados, visionamento e analise de entrevistas e realização de exercícios práticos para consolidar os conhecimentos. Atividades de natureza laboratorial para treino de técnicas de recolha de dados e análise de dados qualitativos. Apoio tutorial aos trabalhos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Breakwell, G., Smith, J. A., & Wright, D. B. (2012). Research methods in psychology (4th ed.). London: Sage.  

    Creswell, J. (2013). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. London: Sage publications.  

    Sullivan, C. & Forrester, M. (2018). Doing qualitative research in psychology. A practical guide. London: Sage.  

    Frost, N., (2011). Qualitative research methods in psychology: Combining core approaches. UK: McGraw Hill.  

    Hofmann, A. (2014). Scientific writing and communication (2nd ed.). OUP USA. 

    Mertens, D. M. (2015). Research and evaluation in education and psychology: Integrating diversity with quantitative, qualitative, and mixed methods (4th ed.).

    Ritchie, J. (2013). Qualitative research practice: A guide for social science students and researchers (2nd Ed.). SAGE Publications Ltd. 

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios