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Disciplina Ética e Deontologia em Psicologia

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC pretende dar resposta aos inúmeros desafios éticos que surgem na prática psicológica, procurando o desenvolvimento do pensamento ético e deontológico, enquadrando-o nas suas raízes históricas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.    Fundamentos éticos em Psicologia:
    1.1.    Ética e códigos deontológicos em Psicologia;
    1.2.    Tomada de decisão ética;
    1.3.    Competências: Profissional, emocional, com populações diversas;
    1.4.    Fronteiras, múltiplos papéis, relações profissionais e relações sexualizadas.
    2.    Especificidades em diferentes áreas de atuação:
    2.1.    Psicologia Clínica e da Saúde: consentimento informado; clientes que se colocam a si ou a outros em risco; confidencialidade e dados pessoais; cuidados paliativos;
    2.2.     Psicologia das Organizações;
    2.3.    Psicologia Educacional;
    2.4.    Psicologia Forense;
    2.5.    Investigação: Populações vulneráveis, consentimento informado, engano experimental.
    3.    Especificidades em diferentes populações: crianças, adolescentes e adultos idosos.
    4.    Especificidades na atuação online (investigação e intervenção).
    5.    Regulação da prática profissional.
    6.    Conduta e Código Deontológico da OPP: Princípios Gerais e Específicos.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC tem como objetivo geral o desenvolvimento do pensamento ético e deontológico, enquadrando-o nas suas raízes históricas. Especificamente, pretende-se que o/as estudantes:
    •    reconheçam a necessidade, os conceitos e fundamentos da ética e da deontologia em Psicologia;
    •    reconheçam diferentes dilemas éticos que o/as Psicólogo/as enfrentam em diversas áreas de actuação;
    •    reflictam criticamente acerca da conduta deontológica a adoptar, face a dilemas éticos em diversas áreas de actuação;
    •    identifiquem e nomeiem os princípios gerais e específicos do Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses (CD-OPP) que norteiam a prática em Psicologia;
    •    interpretem e apliquem o Código Deontológicos da OPP;
    •    desenvolvam argumentos para a actuação prática guiada pela ética e deontologia.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Método expositivo para descrever os fundamentos históricos, os conceitos e os princípios éticos e deontológicos, recorrendo a casos práticos para ilustrar a aplicação destes princípios na resolução dos principais desafios éticos. A avaliação contínua é composta por:

    - ficha escrita de avaliação (60%);

    - trabalho de grupo escrito (20%);

    - trabalho de grupo com apresentação oral: discussão sincrónica com o docente em contexto de aula com presença dos estudantes (20%).

    A avaliação não contínua é composta por um exame final (100%). A presença nas aulas práticas é obrigatória. A época de recurso consiste num exame escrito com ponderação de 100% na nota final, que incidirá sobre a totalidade dos conteúdos teóricos e práticos. Como nota final, o estudante deverá obter a classificação mínima de 10 valores.

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baggini, J., & Fosi, P. S. (2007). The Ethics Toolkit: A Compendium of Ethical Concepts and Methods. Malden: Backwell.

    Knapp, S. J. (Ed.) (2012). APA Handbook of ethics in Psychology, Vol 1: Moral foundations and common themes. Washington, DC: American Psychological Association.

    Knapp, S. J. (Ed.). (2012). APA Handbook of ethics in Psychology, Vol 2: Practice, teaching, and research. Washington, DC: American Psychological Association.

    Ordem dos Psicólogos Portugueses (2016). Código deontológico. Lisboa: OPP.

     

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