-
Apresentação
Apresentação
Dado o estatuto científico da Psicologia, é essencial que os estudantes dominem um conjunto de competências práticas relacionadas com a gestão de informação científica neste campo de estudo. Incluem-se aqui a pesquisa e análise crítica de informação científica, bem como a escrita científica e a divulgação escrita e oral de informação científica. Esta unidade curricular pretende promover estas competências através da realização de exercícios práticos com tutoria em todas as aulas, que têm um carácter laboratorial.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT35-15401
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Pesquisa de informação científica:
- Perguntas de investigação como ponto de partida.
- Objetivos da pesquisa bibliográfica.
- Fontes de informação científica.
- Bases de dados científicas (e.g., PsycInfo, PubMed, SciELO, Google Académico).
- Equações de pesquisa.
2. Seleção e análise crítica de artigos científicos:
- Classificação dos artigos científicos.
- Leitura de artigos científicos
- Estrutura dos artigos científicos quantitativos.
- Avaliação de artigos científicos quantitativos e qualitativos com base nos Journal Article Reporting Standards da APA
3. Escrita científica:
- Características.
- Questões autorais e plágio.
- Normas da APA para textos científicos: formatação de citações, referências, texto, quadros e figuras.
4. Divulgação científica em diferentes formatos:
- Apresentações orais.
- Pósteres.
- Publicação de artigos científicos.
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivo geral o desenvolvimento de competências básicas e transversais de pesquisa, leitura, escrita e divulgação científica no âmbito da investigação em psicologia. Especificamente, pretende-se que os estudantes:
- efetuem pesquisas bibliográficas apropriadas às perguntas de investigação, recorrendo a bases de dados científicas e equações de pesquisa adequadas;
- classifiquem e avaliem criticamente artigos científicos de acordo com os Journal Article Reporting Standards da American Psychological Association (APA);
- identifiquem as características da escrita científica; - elaborem textos científicos originais, com ênfase especial em revisões da literatura;
- conheçam e utilizem as normas da APA na redação de documentos de divulgação científica;
- comuniquem conhecimento científico eficazmente em diferentes formatos (e.g., apresentações orais, pósteres, artigos); - conheçam o processo de publicação de artigos científicos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular é constituída por aulas laboratoriais com tutoria. As aulas incluem uma apresentação inicial dos conteúdos teóricos, seguida de exercícios de aplicação, a realizar com recurso a computadores e Internet. Os estudantes pesquisam em bases de dados científicas, analisam criticamente e elaboram textos científicos, apresentam dados científicos em diferentes formatos e aplicam as normas da APA.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
American Psychological Association. (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7.ª ed.). https://doi.org/10.1037/0000165-000
Cooper, H. (2018). Reporting quantitative research in psychology: How to meet APA Style Journal Article Reporting Standards (2.ª ed.). American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/0000103-000
Hempel, S. (2020). Conducting your literature review . American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/0000155-000
Kail, R. V. (2019). Scientific writing for psychology: Lessons in clarity and style (2.ª ed.). SAGE. Lancaster, T. (2020). Avoid plagiarism . SAGE.
Levitt, H. M. (2019). Reporting qualitative research in psychology: How to meet APA Style Journal Article Reporting Standards . American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/0000121-000
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não