filmeu

Disciplina Avaliação Psicológica (Fundamentos)

  • Apresentação

    Apresentação

    Promover o desenvolvimento de conhecimentos e competências relativamente à multidimensionalidade dos métodos e das técnicas de avaliação psicológica e à adequação da sua
    aplicação em diversos contextos práticos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Avaliação psicológica

    1.1. História e evolução da avaliação psicológica

    1.2. O processo de avaliação psicológica: definições, conceitos e objetivos

    2. Questões éticas e deontológicas em avaliação psicológica

    3. A importância da avaliação multi-método

    3.1. Observação

    3.2. Entrevista

    3.3. Auto e hetero avaliações

    4. Avaliação psicológica: modelos teóricos

    4.1. Avaliação da inteligência e das funções cognitivas

    4.2. Avaliação da personalidade

    4.3. Avaliação da psicopatologia

    5. Especificidades da avaliação psicológica em diversos contextos

  • Objetivos

    Objetivos

    A UC tem os seguintes objetivos de aprendizagem:

    OA1. Identificar e descrever os princípios-chave da avaliação psicológica

    OA2. Comparar e categorizar criticamente as diferentes perspetivas teóricas no âmbito da avaliação psicológica

    OA3. Aplicar competências de análise e avaliação das questões éticas envolvidas no processo de avaliação psicológica

    OA4. Reconhecer, de forma integrada, as diferentes metodologias no âmbito da avaliação psicológica

    OA5. Explorar o recurso a vários métodos e a diferentes fontes de informação em avaliação psicológica, permitindo a incorporação de conhecimentos e competências centrados na natureza multidimensional da avaliação psicológica

    OA6. Aquisição e validação de conhecimentos teórico-práticos necessários à utilização planeada de instrumentos de avaliação psicológica

    OA7. Compreensão e discriminação das especificidades da avaliação psicológica em diversos contextos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino serão utilizadas:

    - Momentos expositivos, demonstrativos e interrogativos, com base em vários materiais de suporte, utilização de mapas concetuais

    - Brainstorm e atividades em pequeno grupo em sala de aula, seguidas de discussão

    - Visionamento de vídeos e treino de grelhas de observação

    - Modelação e ensaio guiado de diferentes técnicas de entrevista, seguidos de discussão em pares e em grupo

    - Proporcionar o contacto dos alunos com de materiais de avaliação psicológica

    - Simulação da aplicação de instrumentos de avaliação psicológica

    - Role-playing e atividades de discussão e feedback pelo docente e por pares.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cohen, R. J., Swerdlik, M. E. (2017). Psychological testing and assessment: An introduction to testsand measurement (9th ed.). New York: McGraw-Hill.
    Goldfinger, K., & Pomerantz, A. M. (2013). Psychological assessment and report writing. London: Sage Publications.
    Groth-Marnat, G., Wright, A. J. (2016). Handbook of psychological assessment (6th ed.). New York: John Wiley & Sons.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios