-
Apresentação
Apresentação
Promover o desenvolvimento de conhecimentos e competências relativamente à multidimensionalidade dos métodos e das técnicas de avaliação psicológica e à adequação da sua
aplicação em diversos contextos práticos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT35-15407
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Avaliação psicológica
1.1. História e evolução da avaliação psicológica
1.2. O processo de avaliação psicológica: definições, conceitos e objetivos
2. Questões éticas e deontológicas em avaliação psicológica
3. A importância da avaliação multi-método
3.1. Observação
3.2. Entrevista
3.3. Auto e hetero avaliações
4. Avaliação psicológica: modelos teóricos
4.1. Avaliação da inteligência e das funções cognitivas
4.2. Avaliação da personalidade
4.3. Avaliação da psicopatologia
5. Especificidades da avaliação psicológica em diversos contextos
-
Objetivos
Objetivos
A UC tem os seguintes objetivos de aprendizagem:
OA1. Identificar e descrever os princípios-chave da avaliação psicológica
OA2. Comparar e categorizar criticamente as diferentes perspetivas teóricas no âmbito da avaliação psicológica
OA3. Aplicar competências de análise e avaliação das questões éticas envolvidas no processo de avaliação psicológica
OA4. Reconhecer, de forma integrada, as diferentes metodologias no âmbito da avaliação psicológica
OA5. Explorar o recurso a vários métodos e a diferentes fontes de informação em avaliação psicológica, permitindo a incorporação de conhecimentos e competências centrados na natureza multidimensional da avaliação psicológica
OA6. Aquisição e validação de conhecimentos teórico-práticos necessários à utilização planeada de instrumentos de avaliação psicológica
OA7. Compreensão e discriminação das especificidades da avaliação psicológica em diversos contextos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino serão utilizadas:
- Momentos expositivos, demonstrativos e interrogativos, com base em vários materiais de suporte, utilização de mapas concetuais
- Brainstorm e atividades em pequeno grupo em sala de aula, seguidas de discussão
- Visionamento de vídeos e treino de grelhas de observação
- Modelação e ensaio guiado de diferentes técnicas de entrevista, seguidos de discussão em pares e em grupo
- Proporcionar o contacto dos alunos com de materiais de avaliação psicológica
- Simulação da aplicação de instrumentos de avaliação psicológica
- Role-playing e atividades de discussão e feedback pelo docente e por pares.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cohen, R. J., Swerdlik, M. E. (2017). Psychological testing and assessment: An introduction to testsand measurement (9th ed.). New York: McGraw-Hill.
Goldfinger, K., & Pomerantz, A. M. (2013). Psychological assessment and report writing. London: Sage Publications.
Groth-Marnat, G., Wright, A. J. (2016). Handbook of psychological assessment (6th ed.). New York: John Wiley & Sons.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não