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Disciplina Sexualidade Humana

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos uma compreensão profunda e abrangente da sexualidade humana e saúde sexual, integrando uma abordagem multidisciplinar que abrange aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais. Os alunos serão capacitados para aplicar esse conhecimento em contextos diversos, promovendo a saúde sexual e o respeito pelos direitos sexuais.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Introdução ao Estudo da Sexualidade CP2. Perspetivas Teóricas sobre Sexualidade CP3. Anatomia e Resposta sexuais CP4. Desenvolvimento Psicossexual ao longo do percurso de vida CP5. Conceção, gravidez, IVG, Contraceção CP6. Infeções sexualmente transmissíveis CP7. Atração, amor e orientação relacional CP8. Sexualidade e géneros  CP9. Identidades sexuais e diversidade CP10. Problemas Sexuais CP11. Saúde sexual e doença CP12. Ética, Cultura, Religião e Intersecionalidade em sexualidade CP13. Consentimento e violência sexual  
  • Objetivos

    Objetivos

    O1. Conhecer e integrar conceitos relevantes em sexualidade humana, tal como os direitos sexuais; O2. Aprender a aplicar a abordagem multidisciplinar e a compreensão biopsicosociocultural à sexualidade, como modelo compreensivo da complexidade e transversalidade da sexualidade humana; O3. Conhecer e aprender a relacionar os principais marcos desenvolvimentais em sexualidade; O4. Compreender as diferentes componentes da saúde sexual e a interseção com a doença; O5. Identificar e compreender diferentes orientações, vivências de género, identidades sexuais e diversidade de experiências sexuais (ex. neurodesenvolvimento); O6. Reconhecer os principais problemas sexuais; O7. Compreender e identificar o consentimento sexual e a agressão sexual.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

      Diferentes metodologias serão usadas, incluindo actividades em pequenos grupos, discussão em grande grupo, apresentação de estudos de caso, exercícios de debate, avaliação diagnóstica de conhecimentos, preparação de materiais, etc. A avaliação é contínua em regime presencial (presença em 75% das aulas laboratoriais) e será composta por um teste escrito (40%) e um trabalho de grupo, com realização de video psicoeducativo e discussão oral (60%). O trabalho de grupo deverá contemplar a integração da revisão com a preparação de um tema, pesquisa e elaboração de materiais informativos e discussão e reflexão oral. A classificação de cada uma das componentes da avaliação contínua tem de reflectir a aquisição de conhecimentos mínimos. Os estudantes sem aproveitamento na avaliação contínua (10 valores) terão acesso ao Exame Final Escrito (ponderação de 100%).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

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