filmeu

Disciplina Fundamentos de Investigação em Psicologia

  • Apresentação

    Apresentação

    A obtenção de conhecimento em Psicologia faz-se através do método científico. Assim, pretende-se que esta unidade curricular constitua uma introdução ao pensamento científico geral e ao processo de investigação nesta disciplina específica. Tratando-se de um processo transversal às várias subáreas da Psicologia, é relevante que os estudantes estejam familiarizados com ele desde o início da sua formação universitária.  Adicionalmente, o conhecimento do método científico potencia, nos estudantes, a capacidade de análise crítica de afirmações científicas e a identificação de afirmações pseudocientíficas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O estatuto científico da Psicologia

    1.1. meios de obtenção do conhecimento;

    1.2. distinção entre ciência e pseudociência;

    1.3. a Psicologia como ciência e o seu objeto de estudo;

    1.4. tipos de metodologias de investigação;

    1.5. objetivos da investigação em Psicologia; 

    1.6. Psicologia básica e Psicologia aplicada.

    2. Investigação em Psicologia

    2.1. tipos de perguntas de investigação e de hipóteses;

    2.2. tipos de variáveis: independentes, dependentes, mediadoras e moderadoras; 

    2.3. tipos de afirmações científicas e respetiva validade: de construto, externa e interna; 

    2.4. investigação observacional (descritiva, correlacional) e investigação experimental

    2.5. conduta ética na investigação em Psicologia.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo geral da unidade currcular é sensibilizar os estudantes para a Psicologia enquanto ciência do comportamento e dos processos cognitivos humanos, dotando os estudantes de competências básicas no âmbito da investigação nesta área temática. No final do semestre, os estudantes deverão estar aptos a: 

    OA1 - discutir de forma informada os méritos da investigação científica, nomeadamente distinguindo ciência de pseudociência

    OA2 - reconhecer a relevância da investigação em Psicologia, identificando o seu objeto de estudo e objetivos

    OA3 - distinguir e formular diferentes tipos de perguntas de investigação e de hipóteses; 

    OA4 - distinguir diferentes tipos de variáveis; 

    OA5 - enumerar e comparar os métodos de amostragem;

    OA6 - avaliar as afirmações científicas ao nível da validade de construto, externa e interna; 

    OA7 - adquirir competências básicas de planeamento de estudos experimentais e descritivos; 

    OA8 - conhecer os princípios éticos básicos que regem a investigação em Psicologia.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    São diversas as metodologia de ensino utilizadas nesta Unidade Curricular. Dado o caráter introdutório desta UC, a metodologia de ensino para a apresentação dos conteúdos é expositiva suportada pela utlização de diapositivos. A participação dos estudantes nas aulas é promovida através de metodologias de ensino interrogativas que promovem igualmente o diálogo e debate entre estudantes.  A metodologia ativa encontra-se refletida no desenvolvimento de exercícios de aplicação, possibilitando a aquisição dos conhecimentos básicos inerentes à utilização de diferentes metodologias científicas em Psicologia. A metodologia hibrida está presente no recurso ao moodle para a distribuição de materiais, bem como a promoção de tarefas de pesquisa online que se constituem como atividades em que a tecnologia é utilizada na aquisição de conhecimentos.  Além disso, estão planeadas atividades de tutoria à realização do trabalho de avaliação dos estudantes.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Howitt, D., & Cramer, D. (2017). Research methods in psychology (5.ª ed.). Harlow: Pearson.

    Stanovich, K. E. (2018). How to think straight about psychology (11.ª ed.). Harlow: Pearson.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios