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Apresentação
Apresentação
Nesta unidade curricular (UC) pretende-se dar as bases biológicas diretamente envolvidas no comportamento, para que os estudantes entendam a sua relevância e aplicabilidade nos estudos de psicologia. Para tal serão dadas noções básicas de biologia celular e genética, para melhor analisar e compreender as bases da neurofisiologia e neurociências. Para depois analisar as interações no comportamento, ao nível do corpo humano, onde serão abordados em maior detalhe os sistemas nervoso e endócrino, com foco nas particularidades subjacentes ao funcionamento das células neuronais e mecanismos de transmissão sináptica. Todos os conteúdos programáticos são abordados numa perspetiva evolucionista, o que permitirá aos estudantes integrar melhor futuros conhecimentos nas áreas da etologia.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT35-24972
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Unidade 1: Bases Biológicas do Comportamento (Introdução)
- Conceitos básicos sobre evolução e seleção natural
- Nature versus Nature
- O sistema nervoso
- O sistema endócrino
- Biologia do comportamento social
Unidade 2: A célula - Unidade Básica de Vida
- Organização estrutural e funcional da célula eucariota
- Membranas biológicas e transferência de substâncias entre a célula e o meio
- Estrutura e função dos neurónios e células glia
- Atividade neuronal, sinapses e neurotransmissores
Unidade 3: Genética e Hereditariedade
- DNA, RNA e síntese proteica
- Ciclo celular: meiose e mitose
- Mecanismos de transmissão hereditária: genótipo, fenótipo e epigenética
- Genética mendeliana
- Doenças genéticas humanas mais comuns: implicações na área da psicologia
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Objetivos
Objetivos
Nesta UC ao dotar os estudantes com conhecimentos básicos biológicos e genéticos pretende-se que estes possam melhor compreender os processos psicológicos e que, em simultâneo, reflitam de forma crítica e informada, sobre questões importantes para a humanidade, como são as da bioética. Pretende-se, ainda, que os estudantes adquiram e sistematizem conhecimento sobre a organização estrutural e molecular da célula, bem como os mecanismos subjacentes ao seu normal funcionamento, com particular foco no sistema nervoso. Será igualmente relevante a aquisição de conceitos básicos de genética, com particular foco na hereditariedade.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Pretende-se que as aulas sejam o mais interativas possível pelo que o docente coloca as questões essenciais a que se pretende dar resposta e procura a colaboração dos estudantes. As aulas serão teórico e práticas, com uma modalidade de avaliação mista. Nas aulas práticas, de presença obrigatória, reforçam-se os conteúdos abordados nas aulas teóricas com observações experimentais e análise de casos práticos, consolidando-os com a realização de diferentes atividades.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Azevedo, C. & Sunkel, C.E. (2012). Biologia Celular e Molecular, 5ª ed. Lidel, Lisboa.
- Brandão, M. L. (2004). As bases biológicas do comportamento: introdução à neurociência. Editora Pedagógica e Universitária, São Paulo.
- Gilbert, S. F. & Barresi, M. J. F. (2016). Developmental Biology, 10th ed. Sinauer Associates, Inc., Massachusetts.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não