filmeu

Disciplina Fundamentos Biológicos do Comportamento

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta unidade curricular (UC) pretende-se dar as bases biológicas diretamente envolvidas no comportamento, para que os estudantes entendam a sua relevância e aplicabilidade nos estudos de psicologia. Para tal serão dadas noções básicas de biologia celular e genética, para melhor analisar e compreender as bases da neurofisiologia e neurociências. Para depois analisar as interações no comportamento, ao nível do corpo humano, onde serão abordados em maior detalhe os sistemas nervoso e endócrino, com foco nas particularidades subjacentes ao funcionamento das células neuronais e mecanismos de transmissão sináptica. Todos os conteúdos programáticos são abordados numa perspetiva evolucionista, o que permitirá aos estudantes integrar melhor futuros conhecimentos nas áreas da etologia.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Unidade 1: Bases Biológicas do Comportamento (Introdução)

    • Conceitos básicos sobre evolução e seleção natural
    • Nature versus Nature
    • O sistema nervoso
    • O sistema endócrino
    • Biologia do comportamento social

    Unidade 2: A célula - Unidade Básica de Vida

    • Organização estrutural e funcional da célula eucariota
    • Membranas biológicas e transferência de substâncias entre a célula e o meio
    • Estrutura e função dos neurónios e células glia
    • Atividade neuronal, sinapses e neurotransmissores

    Unidade 3: Genética e Hereditariedade

    • DNA, RNA e síntese proteica
    • Ciclo celular: meiose e mitose
    • Mecanismos de transmissão hereditária: genótipo, fenótipo e epigenética
    • Genética mendeliana
    • Doenças genéticas humanas mais comuns: implicações na área da psicologia
  • Objetivos

    Objetivos

    Nesta UC ao dotar os estudantes com conhecimentos básicos biológicos e genéticos pretende-se que estes possam melhor compreender os processos psicológicos e que, em simultâneo, reflitam de forma crítica e informada, sobre questões importantes para a humanidade, como são as da bioética. Pretende-se, ainda, que os estudantes adquiram e sistematizem conhecimento sobre a organização estrutural e molecular da célula, bem como os mecanismos subjacentes ao seu normal funcionamento, com particular foco no sistema nervoso. Será igualmente relevante a aquisição de conceitos básicos de genética, com particular foco na hereditariedade.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Pretende-se que as aulas sejam o mais interativas possível pelo que o docente coloca as questões essenciais a que se pretende dar resposta e procura a colaboração dos estudantes. As aulas serão teórico e práticas, com uma modalidade de avaliação mista. Nas aulas práticas, de presença obrigatória, reforçam-se os conteúdos abordados nas aulas teóricas com observações experimentais e análise de casos práticos, consolidando-os com a realização de diferentes atividades.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Azevedo, C. & Sunkel, C.E. (2012). Biologia Celular e Molecular, 5ª ed. Lidel, Lisboa.
    • Brandão, M. L. (2004). As bases biológicas do comportamento: introdução à neurociência. Editora Pedagógica e Universitária, São Paulo.
    • Gilbert, S. F. & Barresi, M. J. F. (2016). Developmental Biology, 10th ed. Sinauer Associates, Inc., Massachusetts.
INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios