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Disciplina Modelos do Comportamento Humano

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem como missão que os alunos adquiram conhecimentos introdutórios da psicologia acerca de modelos fundamentais do comportamento humano, nomeadamente no que respeita às abordagens comportamentais. Estes modelos serão estudados e aprofundados em disciplinas e ciclos de estudo posteriores. Trata-se de uma UC essencial no 1ºCiclo de formação em Psicologia, uma vez que promove a aquisição e a consolidação de conteúdos teóricos e de investigação, que constituem a base de modelos de intervenção em diversas áreas da Psicologia, nomeadamente a Psicologia Cognitiva, da Personalidade, Clínica e Educacional.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Abordagem biopsicológica: pressupostos, métodos, contributos e limitações.
    2. Abordagem comportamental: pressupostos, métodos, contributos e limitações.
      1. Condicionamento clássico de Pavlov.
      2. Condicionamento operante de Skinner.
      3. Teoria da aprendizagem social de Bandura.
      4. Comportamentalismo cognitivo de Tolman.
    3. Abordagem psicodinâmica: pressupostos, métodos, contributos e limitações.
      1. Teoria psicanalítica de Freud.
      2. Teorias psicodinâmicas não Freudianas.
    4. Abordagem humanista: pressupostos, métodos, contributos e limitações.
      1. Teoria de Rogers.
      2. Teoria de Maslow.
      3. Psicologia Positiva
    5. Abordagem cognitiva: pressupostos, métodos, contributos e limitações.
      1. Modelos de processamento da informação.
    6. Abordagem socioconstrucionista: pressupostos, métodos, contributos e limitações.
      1. Teorias sistémicas e pragmática da comunicação humana
    7. Abordagem evolutiva: pressupostos, métodos, contributos e limitações.
  • Objetivos

    Objetivos

    Nesta unidade curricular, pretende-se apresentar aos estudantes as sete principais abordagens teóricas contemporâneas ao comportamento humano: biopsicológica, comportamental, psicodinâmica, humanista, cognitiva, socioconstrucionista e evolucionária. No final do semestre, os estudantes deverão estar aptos a:

    • diferenciar as diferentes abordagens no estudo do comportamento humano;
    • conhecer os pressupostos específicos e os contributos de cada abordagem;
    • identificar os métodos utilizados no âmbito de cada abordagem;
    • reconhecer as limitações de cada abordagem;
    • conhecer as principais teorias desenvolvidas no âmbito de cada abordagem.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    São utilizadas metodologias de ensino diversificadas, incluindo o método expositivo e a discussão crítica. A apresentação dos conteúdos teóricos é articulada com atividades práticas em aula que permitam a aplicação dos conhecimentos a exemplos, através de vídeos ou casos sobre aspectos específicos do quotidiano e do comportamento humano. Além disso, estão planeadas atividades de tutoria à realização do trabalho de avaliação dos estudantes.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Burr, V. (2015). Social constructionism (3.ª ed.). Hove: Routledge.

    Eysenck, M. W., & Brysbaert, M. (2018). Fundamentals of cognition (3.ª ed.). Oxon: Routledge.

    Glassman, W. E., & Hadad, M. (2013). Approaches to psychology (6.ª ed.). Berkshire: McGraw-Hill.

    Jarvis, M. (2000). Theoretical approaches in psychology. Londres: Routledge.

    Ormrod, J. E. (2016). Human learning. Boston: Pearson.

    Pinel, J. P. J., & Barnes, S. J. (2014). Introduction to biopsychology (9.ª ed.). Harlow: Pearson.

    Wallach, L., & Wallach, M. A. (2013). Seven views of mind. Nova Iorque: Psychology Press.

    Workman, L., & Reader, W. (2014). Evolutionary psychology: An introduction (3.ª ed.). Cambridge: Cambridge University Press.

INSCRIÇÃO AVULSO
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