-
Apresentação
Apresentação
Esta UC tem como missão que os alunos adquiram conhecimentos introdutórios da psicologia acerca de modelos fundamentais do comportamento humano, nomeadamente no que respeita às abordagens comportamentais. Estes modelos serão estudados e aprofundados em disciplinas e ciclos de estudo posteriores. Trata-se de uma UC essencial no 1ºCiclo de formação em Psicologia, uma vez que promove a aquisição e a consolidação de conteúdos teóricos e de investigação, que constituem a base de modelos de intervenção em diversas áreas da Psicologia, nomeadamente a Psicologia Cognitiva, da Personalidade, Clínica e Educacional.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT35-24973
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Abordagem biopsicológica: pressupostos, métodos, contributos e limitações. Abordagem comportamental: pressupostos, métodos, contributos e limitações. Condicionamento clássico de Pavlov. Condicionamento operante de Skinner. Teoria da aprendizagem social de Bandura. Comportamentalismo cognitivo de Tolman. Abordagem psicodinâmica: pressupostos, métodos, contributos e limitações. Teoria psicanalítica de Freud. Teorias psicodinâmicas não Freudianas. Abordagem humanista: pressupostos, métodos, contributos e limitações. Teoria de Rogers. Teoria de Maslow. Psicologia Positiva Abordagem cognitiva: pressupostos, métodos, contributos e limitações. Modelos de processamento da informação. Abordagem socioconstrucionista: pressupostos, métodos, contributos e limitações. Teorias sistémicas e pragmática da comunicação humana Abordagem evolutiva: pressupostos, métodos, contributos e limitações.
-
Objetivos
Objetivos
Nesta unidade curricular, pretende-se apresentar aos estudantes as sete principais abordagens teóricas contemporâneas ao comportamento humano: biopsicológica, comportamental, psicodinâmica, humanista, cognitiva, socioconstrucionista e evolutiva. No final do semestre, os estudantes deverão estar aptos a: reconhecer a pertinência da existência de diferentes abordagens ao estudo do comportamento humano, e a noção de complementaridade; diferenciar as diferentes abordagens ao estudo do comportamento humano; conhecer os pressupostos específicos e os contributos de cada abordagem; identificar os métodos utilizados no âmbito de cada abordagem; reconhecer as potencialidades e limitações de cada abordagem; conhecer as principais teorias desenvolvidas no âmbito de cada abordagem. aplicar as diferentes abordagens à análise de situações de comportamento humano
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
São utilizadas metodologias de ensino diversificadas, incluindo o método expositivo e a discussão crítica. A apresentação dos conteúdos teóricos é articulada com atividades práticas em aula que permitam a aplicação dos conhecimentos a exemplos, através de vídeos ou casos sobre aspectos específicos do quotidiano e do comportamento humano. Além disso, está planeada atividade de preparação dos estudantes para a atividade de avaliação prática.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Glassman, W. E., & Hadad, M. (2013). Approaches to psychology (6.ª ed.). McGraw-Hill. Jarvis, M. (2000). Theoretical approaches in psychology. Routledge. Ormrod, J. E. (2016). Human learning. Pearson. Pinel, J. P. J., & Barnes, S. J. (2014). Introduction to biopsychology (9.ª ed.). Pearson. Workman, L., & Reader, W. (2014). Evolutionary psychology: An introduction (3.ª ed.). Cambridge University Press.
-
Avaliação
Avaliação
A presença nas aulas práticas é obrigatória. A metodologia de avaliação integra as modalidades contínua e final. A avaliação contínua inclui dois testes escritos (30% + 30%), e um trabalho (40%) com uma tarefa escrita, individual, e uma tarefa oral, de grupo, totalizando uma nota única. Não é possivel realizar a componente oral sem ter realizado a escrita, correspondendo, neste caso, a uma nota de zero. Como média final, o estudante deverá obter a classificação mínima de 10 valores. A avaliação final consiste na realização de uma prova individual escrita (100%) com componente teórica e prática.
Attendance at practical classes is mandatory. The evaluation methodology integrates continuous and final modalities. Continuous assessment includes two written tests (30% + 30%), and an work assignment (40%) with a written task, individual, and an oral task, in group, having a total final score. As a final average, the student must obtain a minimum classification of 10 values. The final assessment consists of an individual written test (100%) with theoretical and practical contents.
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação 1
Data a definir
30%
Teste de avaliação 2
Data a definir
30%
Trabalho
Data a definir
40%
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




