-
Apresentação
Apresentação
Esta UC fornece conhecimento científico nas áreas da Emoção, Julgamento e Tomada de Decisão, numa abordagem interdisciplinar, sobre os diversos aspetos que permitem uma compreensão mais profunda do impacto destas variáveis no comportamento humano
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT35-24975
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Introdução ao estudo das Emoções
- Contextualização histórica
- O conceito de emoção
- Abordagens discretas e dimensionais para a caracterização das emoções
1.4. Emoções primárias e secundárias
- A Multidimensionalidade da resposta emocional (componentes cognitivos/subjetivos, fisiológicos e comportamentais.)
- Modelos para o comportamento emocional. Teorias periferalistas, Teorias comportamentalistas, Teorias cognitivas.
- Quantificação da resposta emocional
- Paradigmas e manipulações experimentais
- A relação entre emoção e cognição
4.1 A relação entre a emoção, julgamento e tomada de decisão
4.2 Teorias dualistas do processamento de informação
4.3 O processamento dualista em tomada de decisões e julgamentos
4.4. Papel das heurísticas no processamento de informação
4.5. A teoria do marcador somático de António Damásio
- Introdução ao estudo das Emoções
-
Objetivos
Objetivos
Fornecer formação básica no domínio do conhecimento científico nas áreas da Emoção e Cognição, numa abordagem interdisciplinar, sobre os diversos aspetos que permitem uma compreensão mais profunda do impacto destas variáveis no comportamento humano; promover uma formação de base sólida, de cariz teórico, técnico e metodológico nas áreas das Ciências Cognitivas e Afetivas. Pretende-se igualmente que os estudantes possam adquirir competências relativas à análise crítica das várias teorias das emoções; descrição dos tipos e funções das emoções e dos fatores que se intersetam (biológicos, psicológicos e sociais), bem como a relação entre a emoção e os processos cognitivos; especialmente no julgamento e tomada de decisão, e identificação das principais formas de quantificação da resposta emocional, bem como utilizar os quadros teóricos para analisar problemáticas do quotidiano, em diversos contextos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teóricas com recurso ao método expositivo e demonstrativo.
Aulas de cariz laboratorial com demonstrações de paradigmas de indução de emoções e registo e quantificação da resposta emocional, tutorias e auto-monitorização.
Para avaliação da UC os estudantes podem optar por:
- Avaliação contínua, que nesta unidade curricular se compõe de: 1) teste escrito (60%);
2) trabalho escrito em grupo, formatado de acordo com as normas da APA para artigo científico (25%) e; 3) apresentação oral do trabalho escrito, em grupo (15%).
- Avaliação Final – exame final escrito (100%)
A presença nas aulas é obrigatória. Espera-se que o desempenho nos diferentes momentos de avaliação garanta a aquisição de competências necessárias para a aprovação na UC. Para aprovação em avaliação contínua é necessária a obtenção de média final igual ou superior a 10 valores.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Belzung, C. (2010). Biologia das Emoções. Lisboa: Instituto Piaget.
Damásio, A. (2013). Ao encontro de Espinosa: as emoções sociais e a neurologia do sentir.
Lisboa: Temas e Debates.
Robinson, M., Watkins, E, & Harmon-Jones, E. (2013). Handbook of Cognition and Emotion. NY, Guilford Press
Fox, E. (2008). Emotion Science: Cognitive and Neuroscientific Approaches to Understanding
Human Emotions. Palgrave Macmillan.
Garcia-Marques, T. (2001). A dimensão afectiva: distinguindo afecto, emoção, estado de espírito e sentimento. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, 6(2), 253-268.
Vikan A. (2017). A Fast Road to the Study of Emotions. New York : Springer International Publishing AG
Mauss, I. & Robinson, M. (2009). Measures of emotion: A review. Cognition & Emotion, 23(2), 209–237.
Rosa, Esteves & Arriaga (2012). Ver ou não ver, eis a questão. A relação entre atenção visual selectiva e emoção. In-mind, 3(1-4), 14-24.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não