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Apresentação
Apresentação
Inteligência e Raciocínio ajuda a compreender a forma como os indivíduos se desenvolvem cognitivamente, nas dimensões Inteligência e Criatividade. Considerando a importância da adaptação selectiva aos diversos contextos de vida, pretende a UC alertar para uma visão mais compreensiva e eclética de inteligência, em que o sentido de eficiência e realização pessoal passa pela plasticidade e adequação das características próprias a certos papeis pessoais e profissionais. Pretende-se promover a visão de uma Inteligência eficaz, ultrapassando a hegemonia da Inteligência analítica, indo ao encontro das inteligências criativa, prática e emocional. Assim, a visão compreensiva de Inteligência emerge como útil aos psicólogos clínico, educacional, social ou organizacional que podem intervir no sentido de cada indivíduo poder realizar o seu máximo potencial, na adequação das características próprias dos seus contextos de vida.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT35-24976
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução
1. Mitos e teorias implícitas da criatividade e inteligência
2. Definições, visões históricas e epistemológicas
2. Modelos e perspectivas teóricas
- Criatividade
- Modelo dos 4 P’s
- Modelos da confluência
- Inteligência
2.1 Abordagens psicométricas
2.2 Abordagens cognitivistas
2.3 Teoria piagetiana
2.4 Múltiplas inteligências
2.5 Inteligência emocional
3. Determinantes da criatividade e inteligência
3.1 Neurobiologia
3.2 Personalidade, motivação, estilos cognitivos e de criar
3.3 Emoções
3.4 Família, escola, organizações, social
4. Relação inteligência-criatividade
4.1 Inteligência e criatividade: dependência vs independência
4.2 Criatividade nos modelos de sobredotação
5. Avaliação
5.1 Testes- avaliação do potencial criativo e inteligência
5.2 Escalas- estilos de criar e pensar; sinalização de aptidões
6. Debates actuais
6.1 Promoção da criatividade
6.2 Criatividade e psicopatologia, mindfulness, estados alterados de consciência
6.3 Criatividade e inteligência artificiais
- Criatividade
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Objetivos
Objetivos
1. Identificar conceitos-chave associados à criatividade e inteligência.
2. Desenvolver competências de análise crítica sobre as próprias teorias implícitas
3. Distinguir diferentes perspetivas históricas e epistemológicas e inferir sua influência nas concepções de inteligência e criatividade
4. Discriminar diferentes processos cognitivos envolvidos no pensamento inteligente e criativo
5. Avaliar as diferentes posições teóricas e opções metodológicas no estudo da inteligência e da criatividade
6. Diferenciar determinantes e correlatos da criatividade e inteligência, e seu percurso desenvolvimentista
7. Defender a importância e desenvolvimento do pensamento criativo nos contextos reais de vida: familiar, escolar, organizacional e sociocultural
8. Discutir criticamente as (des)vantagens das metodologias de avaliação e promoção da criatividade
9. Demonstrar competências de observação do pensamento criativo
10. Formular hipóteses sobre variáveis relevantes no desenvolvimento criativo pessoal
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino serão utilizadas: momentos expositivos seguidos do método interrogativo e dialética tese-antítese-síntese com base em vários materiais de suporte, visionamento de vídeos, pesquisa bibliográfica, actividades figurativas, grelhas de observação das inteligências e do pensamento criativo, actividades de pequeno grupo em sala de aula (e.g. dinâmicas para representação de conteúdos e de exploração de insights pessoais, actividades de role-play), feedback pelo docente e pelos pares.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Gardner, H. (1983). Frames of mind: The theory of multiple intelligences. Basic Books.
Ibérico Nogueira, S., Almeida, L., & Lima, T.S. (2017). TTT- Two Tracks of Thought: A structural model of the Test for Creative Thinking-Drawing Production (TCT-DP). Creative Research Journal, 29(2), 206-211.
Ibérico Nogueira, S., Almeida, L., Garcês, S., Pocinho, M., & Wechsler, S. (2015). The Style Troika Model (STM). A structural model of the thinking and creating styles scale. Journal of Creative Behavior, 0(0), 1-19.
Piaget, J. (1952). The origins of intelligence in children. International Universities Press.
Runco, M. A. (2007). Creativity: Theories and Themes: Research, Development, and Practice. Elsevier Academic Press.
Salovey, P., & Mayer, J. D. (1990). Emotional intelligence. Imagination, Cognition and Personality, 9(3), 185-211.
Sternberg, R. J. (2003). Wisdom, intelligence and creativity synthesized. UK: Cambridge University Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não