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Disciplina Processos Cognitivos IV - Criatividade e Inteligência

  • Apresentação

    Apresentação

    Inteligência e Raciocínio ajuda a compreender a forma como os indivíduos se desenvolvem cognitivamente, nas dimensões Inteligência e Criatividade. Considerando a importância da adaptação selectiva aos diversos contextos de vida, pretende a UC alertar para uma visão mais compreensiva e eclética de inteligência, em que o sentido de eficiência e realização pessoal passa pela plasticidade e adequação das características próprias a certos papeis pessoais e profissionais. Pretende-se promover a visão de uma Inteligência eficaz, ultrapassando a hegemonia da Inteligência analítica, indo ao encontro das inteligências criativa, prática e emocional. Assim, a visão compreensiva de Inteligência emerge como útil aos psicólogos clínico, educacional, social ou organizacional que podem intervir no sentido de cada indivíduo poder realizar o seu máximo potencial, na adequação das características próprias dos seus contextos de vida.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução

    1. Mitos e teorias implícitas da criatividade e inteligência

    2. Definições, visões históricas e epistemológicas

    2. Modelos e perspectivas teóricas 

    1. Criatividade 
      1. Modelo dos 4 P’s
      2. Modelos da confluência
    2. Inteligência

    2.1 Abordagens psicométricas

    2.2 Abordagens cognitivistas

    2.3 Teoria piagetiana

    2.4 Múltiplas inteligências

    2.5 Inteligência emocional

    3. Determinantes da criatividade e inteligência

    3.1 Neurobiologia

    3.2 Personalidade, motivação, estilos cognitivos e de criar

    3.3 Emoções

    3.4 Família, escola, organizações, social 

    4. Relação inteligência-criatividade

    4.1 Inteligência e criatividade: dependência vs independência

    4.2 Criatividade nos modelos de sobredotação

    5. Avaliação 

    5.1 Testes- avaliação do potencial criativo e inteligência

    5.2 Escalas- estilos de criar e pensar; sinalização de aptidões

    6. Debates actuais 

    6.1 Promoção da criatividade

    6.2 Criatividade e psicopatologia, mindfulness, estados alterados de consciência

    6.3 Criatividade e inteligência artificiais

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Identificar conceitos-chave associados à criatividade e inteligência.

    2. Desenvolver competências de análise crítica sobre as próprias teorias implícitas 

    3. Distinguir diferentes perspetivas históricas e epistemológicas e inferir sua influência nas concepções de inteligência e criatividade

    4. Discriminar diferentes processos cognitivos envolvidos no pensamento inteligente e criativo

    5. Avaliar as diferentes posições teóricas e opções metodológicas no estudo da inteligência e da criatividade

    6. Diferenciar determinantes e correlatos da criatividade e inteligência, e seu percurso desenvolvimentista

    7. Defender a importância e desenvolvimento do pensamento criativo nos contextos reais de vida: familiar, escolar, organizacional e sociocultural

    8. Discutir criticamente as (des)vantagens das metodologias de avaliação e promoção da criatividade

    9. Demonstrar competências de observação do pensamento criativo

    10. Formular hipóteses sobre variáveis relevantes no desenvolvimento criativo pessoal

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino serão utilizadas: momentos expositivos seguidos do método interrogativo e dialética tese-antítese-síntese com base em vários materiais de suporte, visionamento de vídeos, pesquisa bibliográfica, actividades figurativas, grelhas de observação das inteligências e do pensamento criativo, actividades de pequeno grupo em sala de aula (e.g. dinâmicas para representação de conteúdos e de exploração de insights pessoais, actividades de role-play), feedback pelo docente e pelos pares.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Gardner, H. (1983). Frames of mind: The theory of multiple intelligences. Basic Books.

    Ibérico Nogueira, S., Almeida, L., & Lima, T.S. (2017). TTT- Two Tracks of Thought: A structural model of the Test for Creative Thinking-Drawing Production (TCT-DP). Creative Research Journal, 29(2), 206-211.

    Ibérico Nogueira, S., Almeida, L., Garcês, S., Pocinho, M., & Wechsler, S. (2015). The Style Troika Model (STM). A structural model of the thinking and creating styles scale. Journal of Creative Behavior, 0(0), 1-19.

    Piaget, J. (1952). The origins of intelligence in children. International Universities Press.

    Runco, M. A. (2007). Creativity: Theories and Themes: Research, Development, and Practice. Elsevier Academic Press.

    Salovey, P., & Mayer, J. D. (1990). Emotional intelligence. Imagination, Cognition and Personality, 9(3), 185-211.

    Sternberg, R. J. (2003). Wisdom, intelligence and creativity synthesized. UK: Cambridge University Press.

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