filmeu

Disciplina Laboratório de Investigação Experimental

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Laboratório de Investigação Experimental (LIE) é uma área de relevo na formação de futuros
    profissionais da psicologia porque promove diferentes competências académicas, a capacidade de
    pensar de formas alternativas (pensamento crítico) e de responder a questões levantadas pela prática
    profissional, em diversos domínios da Psicologia. Nesta UC os alunos terão a possibilidade de planear
    uma investigação. Pretende-se dotar os alunos de competências académicas e pró-sociais no exercício
    da sua futura profissão, com aplicações diretas. De igual forma, os conhecimentos adquiridos em LIE
    serão úteis nos segundos ciclos para interligação de outras UCs, incluindo, a realização das suas
    dissertações.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. A investigação experimental em Psicologia: 1.1 Psicologia experimental e o método científico; 1.2 Elaboração de hipóteses; 1.3  Tipos de hipóteses; 1.4 Método Experimental e o teste de hipóteses causais; 1.5 Estudos experimentais: manipular, controlar e comparar; 

    2. Procedimentos e regras na prática experimental (Questões éticas e cuidados na investigac¿a¿o em psicologia experimental);

    3. Planeamento da investigação: 3.1  Das perguntas às hipóteses e variáveis, processo de amostragem e consentimento informado; 3.2  Tipos de design experimental; 3.3  Recolha de dados em contexto laboratorial, procedimentos, equipamentos e preparação de materiais; 3.4  Medidas comportamentais, cognitivas e psicofisiológicas; 3.5  Planeamento da análise estatistica de dados;

    4. Aplicação prática dos conceitos ao planeamento das várias etapas de um estudo experimental novo, feito em grupo, a partir de um tema de investigação experimental apresentado.

       

  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo geral da UC e¿ a promoc¿a¿o e treino de compete¿ncias de investigac¿a¿o relevantes para a pra¿tica experimental em Psicologia, privilegiando o me¿todo cienti¿fico.

    Os objetivos especi¿ficos sa¿o:

    • Fazer uma contextualizac¿a¿o sobre a investigac¿a¿o cienti¿fica em Psicologia, dando exemplos de estudos cla¿ssicos e atuais, aprimorando conhecimentos e compete¿ncias adquiridas noutras Ucs (Objetivo 1);
    • Permitir a compreensa¿o da natureza especi¿fica da investigac¿a¿o experimental, enquanto a¿rea dedicada ao teste de hipo¿teses e manipulac¿a¿o e controlo de varia¿veis em contexto laboratorial ou controlado (Objetivo 2);
    • Promover a capacidade de planificac¿a¿o, implementac¿a¿o, compreensa¿o e interpretac¿a¿o de resultados de trabalhos de investigac¿a¿o experimental em Psicologia (Objetivo 3);
    • Promover a autonomia e capacidade cri¿tica no pensamento cienti¿fico e no desenho de estudos experimentais (Objetivo 4);
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas têm um carácter prático, onde serão realizadas várias atividades (e.g., análise de artigos cientificos, planeamento de etapas da investigação, geração de perguntas e hipóteses, concepção de designs  experimentais, visita ao laboratório e participação num estudo em curso). Os alunos poderão escolher entre avaliação continua que contempla um teste escrito (40%) e um trabalho de grupo que envolve o planeamento das várias etapas de uma investigação experimental e a sua apresentação oral (40%). A avaliação contínua inclui ainda a participação individual (15%) e a uma tarefa em colaboração com o laboratório (5%). A avaliação final consiste na realização de um exame (100%) que contempla todos os conteudos abordados, teóricos e práticos. A presença nas aulas é obrigatória. Espera-se que os diferentes momentos de avaliação garantam a aquisição de competencias necessarias para a aprovação na UC.Como média final, o aluno deverá ter a classificação mínima de 10 valores para ser aprovado.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Brough, P. (Ed.). (2019). Advanced Research Methods for Applied Psychology: Design, analysis and reporting.Routledge.

    • Howitt, D., & Cramer, D. (2020). Research Methods in Psychology (6th ed.). Pearson.

    • Ruane, J. M. (2005). Essentials of research methods: A guide to social science research. Blackwell Publishing.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios