-
Apresentação
Apresentação
A UC de Laboratório de Investigação Experimental (LIE) é uma área de relevo na formação de futuros
profissionais da psicologia porque promove diferentes competências académicas, a capacidade de
pensar de formas alternativas (pensamento crítico) e de responder a questões levantadas pela prática
profissional, em diversos domínios da Psicologia. Nesta UC os alunos terão a possibilidade de planear
uma investigação. Pretende-se dotar os alunos de competências académicas e pró-sociais no exercício
da sua futura profissão, com aplicações diretas. De igual forma, os conhecimentos adquiridos em LIE
serão úteis nos segundos ciclos para interligação de outras UCs, incluindo, a realização das suas
dissertações.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT35-24977
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
-
A investigação experimental em Psicologia: 1.1 Psicologia experimental e o método científico; 1.2 Elaboração de hipóteses; 1.3 Tipos de hipóteses; 1.4 Método Experimental e o teste de hipóteses causais; 1.5 Estudos experimentais: manipular, controlar e comparar;
-
Procedimentos e regras na prática experimental (Questões éticas e cuidados na investigac¿a¿o em psicologia experimental);
-
Planeamento da investigação: 3.1 Das perguntas às hipóteses e variáveis, processo de amostragem e consentimento informado; 3.2 Tipos de design experimental; 3.3 Recolha de dados em contexto laboratorial, procedimentos, equipamentos e preparação de materiais; 3.4 Medidas comportamentais, cognitivas e psicofisiológicas; 3.5 Planeamento da análise estatistica de dados;
-
Aplicação prática dos conceitos ao planeamento das várias etapas de um estudo experimental novo, feito em grupo, a partir de um tema de investigação experimental apresentado.
-
-
Objetivos
Objetivos
O objetivo geral da UC e¿ a promoc¿a¿o e treino de compete¿ncias de investigac¿a¿o relevantes para a pra¿tica experimental em Psicologia, privilegiando o me¿todo cienti¿fico.
Os objetivos especi¿ficos sa¿o:
- Fazer uma contextualizac¿a¿o sobre a investigac¿a¿o cienti¿fica em Psicologia, dando exemplos de estudos cla¿ssicos e atuais, aprimorando conhecimentos e compete¿ncias adquiridas noutras Ucs (Objetivo 1);
- Permitir a compreensa¿o da natureza especi¿fica da investigac¿a¿o experimental, enquanto a¿rea dedicada ao teste de hipo¿teses e manipulac¿a¿o e controlo de varia¿veis em contexto laboratorial ou controlado (Objetivo 2);
- Promover a capacidade de planificac¿a¿o, implementac¿a¿o, compreensa¿o e interpretac¿a¿o de resultados de trabalhos de investigac¿a¿o experimental em Psicologia (Objetivo 3);
- Promover a autonomia e capacidade cri¿tica no pensamento cienti¿fico e no desenho de estudos experimentais (Objetivo 4);
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas têm um carácter prático, onde serão realizadas várias atividades (e.g., análise de artigos cientificos, planeamento de etapas da investigação, geração de perguntas e hipóteses, concepção de designs experimentais, visita ao laboratório e participação num estudo em curso). Os alunos poderão escolher entre avaliação continua que contempla um teste escrito (40%) e um trabalho de grupo que envolve o planeamento das várias etapas de uma investigação experimental e a sua apresentação oral (40%). A avaliação contínua inclui ainda a participação individual (15%) e a uma tarefa em colaboração com o laboratório (5%). A avaliação final consiste na realização de um exame (100%) que contempla todos os conteudos abordados, teóricos e práticos. A presença nas aulas é obrigatória. Espera-se que os diferentes momentos de avaliação garantam a aquisição de competencias necessarias para a aprovação na UC.Como média final, o aluno deverá ter a classificação mínima de 10 valores para ser aprovado.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
-
Brough, P. (Ed.). (2019). Advanced Research Methods for Applied Psychology: Design, analysis and reporting.Routledge.
-
Howitt, D., & Cramer, D. (2020). Research Methods in Psychology (6th ed.). Pearson.
-
Ruane, J. M. (2005). Essentials of research methods: A guide to social science research. Blackwell Publishing.
-
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não