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Disciplina Psicologia Clínica e da Saúde

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Psicologia Clínica e da Saúde permite fazer uma abordagem aos principais modelos e contextos de intervenção quer em Psicologia Clínica quer em Psicologia da Saúde, permitindo aos estudantes, numa fase final do ciclo de estudos, familiarizar-se com os possíveis contextos de atuação nesta área específica da psicologia.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Psicologia Clínica

    1.1. Definição

    1.2. Prática baseada na evidência empírica

    1.3. Principais modelos teóricos em Psicologia Clínica: Abordagem dinâmica; Cognitivo-Comportamentais; Sistemica; Humanista e Integrativa

    1.4. Componentes fundamentais:

    1.4.1. Avaliação e entrevista clínica; Intervenção

    1.4.2. Contextos de aplicação

     

    2. Psicologia da Saúde

    2.1. Definição

    2.2. Contextos de aplicação

    2.3. Modelos em Saúde: biomédico, biopsicossocial e holístico

    2.3. Competência e prática profissional

    2.4. Contextos de atuação (Hospitais, USF, IPSS, unidades especializadas, prevenção)

  • Objetivos

    Objetivos

    Os objectivos da UC têm relação directa com as competências e aptidões a desenvolver pelos estudantes, nomeadamente:

    OA1 - Conhecer o âmbito, fundamentos teóricos e competências em Psicologia Clínica;

    OA2 - Compreender e analisar os principais modelos teóricos, bem como os processos que orientam a intervenção em Psicologia Clínica.

    OA3 - Escolher diferentes modelos de acordo com contextos específicos de actuação da Psicologia Clínica.

    OA4 - Caracterizar os principais modelos teóricos utilizados em Psicologia da Saúde;

    OA5 - Aplicar os princípios de atuação da Psicologia da Saúde a contextos específicos;

    OA6 - Analisar o modelo biopsicossocial e principais conceitos associados à Psicologia da Saúde;

    OA7 - Aplicar a diferentes contextos as abordagens de prevenção da doença e promoção da saúde, noção de estilos de vida, qualidade de vida, bem-estar e comportamentos para a saúde.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    São diversas as metodologias de ensino utilizadas nesta Unidade Curricular. Dado o carater desta UC, a metodologia de ensino para a apresentação dos conteúdos é expositiva suportada pela utilização de diapositivos. A participação dos estudantes nas aulas é promovida através de metodologias de ensino interrogativas que promovem igualmente o diálogo e debate entre estudantes. A metodologia ativa encontra-se refletida no desenvolvimento de exercícios de aplicação, possibilitando a aquisição dos conhecimentos básicos inerentes à Psicologia Clínica e da Saúde. A metodologia híbrida está presente no recurso ao moodle para a distribuição de materiais, bem como a promoção de tarefas de pesquisa online que se constituem como atividades em que a tecnologia é utilizada na aquisição de conhecimentos. Além disso, estão planeadas atividades de tutoria para a realização do trabalho de avaliação dos estudantes.

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    American Psychological Association - APA (2004). Handbook of clinical and health psychology.

    Washington: APA.

    Barlow, D.H. (Ed.) (2011). The Oxford Handbook of Clinical Psychology: Updated Edition. N.Y.: Oxford University Press.

    Baum, A.; Revenson, T.A. & Singer, J. (2012). Handbook of Health Psychology: Second Edition. Taylor and Francis Group. New York.

    Bennett, P. (2002). Introdução Clinica a Psicologia da Saude. Manuais Universitérios. Lisboa. Climepsi.

     

     

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