filmeu

Disciplina Neuropsicologia

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC visa abordar as bases neuronais do comportamento normativo e patológico.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. História das neurociências
    2. Objetivos e métodos da neuropsicologia
    3. Definição de conceitos em neuropsicologia
    4. Organização do cérebro
    4.1. Aspetos evolutivos e ontogénese
    4.2. Neuroanatomia funcional
    5. Principais funções corticais
    5.1. Especialização hemisférica e lateralidade
    6. Técnicas de exploração da função neuronal
    6.1. Técnicas eletrofisiológicas vs. técnicas de neuroimagem
    7. Patologia neurológica
    8. Principais síndromes neuropsicológicos
    9. Desenvolvimento cerebral e neuroplasticidade
    10. Lobos frontais: cognição, comportamento social e personalidade

     

  • Objetivos

    Objetivos

    A UC procura dotar os estudantes de conhecimentos fundamentais na relação entre funcionamento cerebral e comportamento humano. Os objetivos de aprendizagem específicos são: a) conhecer os conteúdos chave para a compreensão do funcionamento cerebral em termos de principais áreas cerebrais; b) identificar as principais técnicas utilizadas no estudo do cérebro e das funções cerebrais; c) compreender a forma como o desenvolvimento cerebral promove a aquisição de novas capacidades, ou como as lesões cerebrais afetam as funções neuropsicológicas existentes; d) reconhecer a importância dos lobos frontais para o comportamento humano. No final, os estudantes devem ser capazes de identificar as principais estruturas cerebrais corticais; relacioná-las com os processos cognitivos e que determinam o comportamento humano; identificar as consequências neuropsicológicas de lesão cerebral adquirida; e analisar criticamente a literatura na área, concretamente na interface entre biologia e a psicologia.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino são o método expositivo e demonstrativo. As aulas (tipologia teórico-prática) recorrem ao método expositivo e são dinamizadas com a apresentação de animações ilustrativas 3D. Os conteúdos teóricos são complementados com o recurso a exercícios práticos de resolução e discussão de casos, realização de pesquisa científica em bases de dados digitais e a análise crítica de artigos científicos, juntamente com a utilização do Laboratório de Psicologia Experimental para demonstração de processos eletrofisiológicos.
    A avaliação contínua contempla: teste escrito (50%) sobre os conteúdos programáticos; trabalho de grupo de relatório das atividades realizadas em aula (25%), com apresentação oral (25%). O Exame final tem a ponderação de 100%, incidindo nos conteúdos das aulas teóricas e práticas. A presença nas aulas é obrigatória. Espera-se que o desempenho nos diferentes momentos de avaliação garanta a aquisição de competências necessárias para a aprovação na UC.

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Andreassi, J.L. (2006). Psychophysiology: Human behaviour and physiological response. London: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers.
    Elias, L. & Saucier, D. (2018). Neuropsychology: Clinical and experimental foundations. Harlow: Person Education Limited.
    Eysenck, M.W. & Keane, M.T. (2015). Cognitive psychology: A student's handbook (7th Ed). NY: Psychology Press. 
    Kolb, B., Whishaw, I.Q. (2015). Fundamentals of human neuropsychology (7th Ed). Worth Publishers.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios