-
Apresentação
Apresentação
Esta UC visa abordar as bases neuronais do comportamento normativo e patológico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT35-8481
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. História das neurociências 2. Objetivos e métodos da neuropsicologia 3. Definição de conceitos em neuropsicologia 4. Organização do cérebro 4.1. Aspetos evolutivos e ontogénese 4.2. Neuroanatomia funcional 5. Principais funções corticais 5.1. Especialização hemisférica e lateralidade 6. Técnicas de exploração da função neuronal 6.1. Técnicas eletrofisiológicas vs. técnicas de neuroimagem 7. Patologia neurológica 8. Principais síndromes neuropsicológicos 9. Desenvolvimento cerebral e neuroplasticidade 10. Lobos frontais: cognição, comportamento social e personalidade
-
Objetivos
Objetivos
A UC procura dotar os estudantes de conhecimentos fundamentais na relação entre funcionamento cerebral e comportamento humano. Os objetivos de aprendizagem específicos são: a) conhecer os conteúdos chave para a compreensão do funcionamento cerebral em termos de principais áreas cerebrais; b) identificar as principais técnicas utilizadas no estudo do cérebro e das funções cerebrais; c) compreender a forma como o desenvolvimento cerebral promove a aquisição de novas capacidades, ou como as lesões cerebrais afetam as funções neuropsicológicas existentes; d) reconhecer a importância dos lobos frontais para o comportamento humano. No final, os estudantes devem ser capazes de identificar as principais estruturas cerebrais corticais; relacioná-las com os processos cognitivos e que determinam o comportamento humano; identificar as consequências neuropsicológicas de lesão cerebral adquirida; e analisar criticamente a literatura na área, concretamente na interface entre biologia e a psicologia.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino são o método expositivo e demonstrativo. As aulas (tipologia teórico-prática) recorrem ao método expositivo e são dinamizadas com a apresentação de animações ilustrativas 3D. Os conteúdos teóricos são complementados com o recurso a exercícios práticos de resolução e discussão de casos, realização de pesquisa científica em bases de dados digitais e a análise crítica de artigos científicos, juntamente com a demonstração de processos eletrofisiológicos com recurso a realidade virtual. A avaliação contínua contempla: 2 testes escritos (60%) sobre os conteúdos programáticos; trabalho de grupo de relatório das atividades realizadas em aula (20%), com apresentação oral (20%). O Exame final tem a ponderação de 100%, incidindo nos conteúdos das aulas teóricas e práticas. A presença nas aulas é obrigatória. Espera-se que o desempenho nos diferentes momentos de avaliação garanta a aquisição de competências necessárias para a aprovação na UC.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Andreassi, J.L. (2006). Psychophysiology: Human behaviour and physiological response. London: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers. Elias, L. & Saucier, D. (2018). Neuropsychology: Clinical and experimental foundations. Harlow: Person Education Limited. Eysenck, M.W. & Keane, M.T. (2015). Cognitive psychology: A student's handbook (7th Ed). NY: Psychology Press. Kolb, B., Whishaw, I.Q. (2015). Fundamentals of human neuropsychology (7th Ed). Worth Publishers.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não