filmeu

Disciplina Estatística I

  • Apresentação

    Apresentação

    Os conteúdos programáticos desta UC (unidade curricular) visam conferir aos estudantes conhecimentos e competências básicas em estatística e análise de dados aplicada às Ciências Sociais, nomeadamente, no que respeita à análise descritiva de dados e à aplicação de técnicas e procedimentos de análise inferencial, redação e apresentação de resultados considerando problemas concretos no domínio da Psicologia.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. A estatística aplicada à investigação em Psicologia;

    CP2. Conceitos básicos: variáveis, tipos de variáveis e níveis de medida;

    CP3. Estatística descritiva;

    CP4. Amostragem e tipos de amostras;

    CP5. JASP: software para análise de dados estatísticos: Construção e organização de bases de dados, Edição e transformação de dados;

    CP6. Estatística descritiva univariada: Distribuição de frequências: tabelas e gráficos, Medidas de tendência central, não central e distribuição;

    CP7. Representação gráfica de resultados segundo normas APA;

    CP8. As bases da inferência estatística: introdução à Teoria da Probabilidade; 

    CP9. Estimação de parâmetros (pontual e intervalar) e testes de hipóteses;

    CP10. Distribuições amostrais; 

    CP11. Testes paramétricos e não paramétricos: pressupostos e condições de aplicação;

    CP12. Testes de hipóteses: one sample t-test; Signed rank test: two independent sample t-test: Mann-Whitney U

    CP13. Coeficientes de correlação

     

     

  • Objetivos

    Objetivos

    A UC tem os seguintes objetivos de aprendizagem:

     

    OA1. Identificar variáveis tendo em consideração a sua natureza, tipo e nível de medida;

    OA2. Definir uma população de estudo e planear a obtenção de uma amostra;

    OA3. Apresentar de forma clara dados estatísticos de natureza descritiva;

    OA4. Calcular indicadores de forma a agregar informação contida nos dados;

    OA5. Aplicar conceitos básicos da estatística inferencial ao estudo para uma população;

    OA6. Calcular e analisar estimativas pontuais e intervalares de parâmetros paramétricos e não paramétricos para uma população;

    OA7. Calcular e quantificar a relação ou associação entre duas variáveis;

    OA8. Avaliar, escolher e aplicar os diferentes procedimentos estatísticos tendo em conta os objetivos de investigação;

    OA9. Utilizar de forma adequada e eficaz o software de análise estatística JASP®.

     

    Nota. OA = objetivos de aprendizagem

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologia de ensino-aprendizagem de natureza ativa através de transmissão dos conteúdos em contexto laboratorial, privilegiando-se a experimentação, o trabalho em cooperação bem como, sempre que possível, o envolvimento dos estudantes nos projetos de investigação em curso na unidade de Investigação e Desenvolvimento (HEI-Lab).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Coolican, H. (2018). Research Methods and Statistics in Psychology (7th Edition). Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315201009

    Field, A. P. (2018). Discovering statistics using IBM SPSS Statistics (5th Edition), Sage.

    Goss-Sampson, M. A. (2022). Statistical Analysis in JASP 0.16.1: A Guide for Students. (https://jasp-stats.org/wp-content/uploads/2022/04/Statistical-Analysis-in-JASP-A-Students-Guide-v16.pdf)

    Howitt, D., & Cramer, D. (2014). Introduction to statistics in psychology (6th Edition), Pearson.

    Marôco, J. (2014). Análise estatística com o SPSS Statistics (6ª ed.). ReportNumber. ISBN: 978-989-96763-4-3

    Navarro et al. (2019). Learning Statistics with JASP: A Tutorial for Psychology Students and Other Beginners.(https://tomfaulkenberry.github.io/JASPbook/index.html)

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios