filmeu

Disciplina Estatística II

  • Apresentação

    Apresentação

    Os conteúdos programáticos desta UC (unidade curricular) visam a aplicação de técnicas de análise de dados inferencial univariada e bivariada a problemas concretos no domínio da psicologia, e foram delineados tendo em conta o currículo do curso e o programa de estudos de outras UC.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. As bases da inferência estatística: introdução à Teoria da Probabilidade; 

    CP2. Estimação de parâmetros (pontual e intervalar) e testes de hipóteses;

    CP3. Distribuições amostrais; 

    CP4. Testes paramétricos e não paramétricos: pressupostos e condições de aplicação;

    CP5. Testes de hipóteses para uma população: Teste t de student para uma amostra, Teste dos sinais de Wilcoxon; 

    CP6. Coeficientes de correlação de Pearson e Spearman e teste de associação: Qui-quadrado de associação/independência e de ajustamento;

    CP7. Teste de hipóteses para duas populações: Teste t de student para amostras independentes, Teste t de student para amostras relacionadas, Teste de Mann-Whitney, Teste de Wilcoxon;

    CP8. Teste de hipóteses para três ou mais populações independentes e análise multivariada: Teste One-way ANOVA, Teste de Kruskall-Wallis; ANCOVA, MANOVA

    CP9. Teste de hipóteses para três ou mais populações dependentes: ANOVA com medidas repetidas, Teste de Friedman

    Nota. CP = conteúdos programáticos

  • Objetivos

    Objetivos

    A UC tem os seguintes objetivos de aprendizagem:

    OA1. Aplicar conceitos básicos da estatística inferencial ao estudo de uma, duas ou mais populações;

    OA2. Calcular e analisar estimativas pontuais e intervalares de parâmetros paramétricos e não paramétricos para uma população;

    OA3. Calcular e quantificar a relação ou associação entre duas variáveis;

    OA4. Calcular e analisar diferenças estimativas pontuais e intervalares de parâmetros paramétricos e não paramétricos entre duas populações

    OA5. Calcular e analisar estimativas pontuais e intervalares de parâmetros paramétricos e não paramétricos entre três ou mais populações

    OA6. Avaliar, escolher e aplicar os diferentes procedimentos estatísticos tendo em conta os objetivos de investigação;

    OA7. Utilizar de forma adequada e eficaz o software de análise estatística JASP®.

    Nota. AO = objetivos de aprendizagem

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologia de ensino-aprendizagem de natureza ativa através de transmissão dos conteúdos em contexto laboratorial, privilegiando-se a experimentação, o trabalho em cooperação bem como, sempre que possível, o envolvimento dos estudantes nos projetos de investigação em curso na unidade de I&D (HEI-Lab).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Coladarci, T., Cobb, C. D., Minium, E. W., & Clarke, R. C. (2011). Fundamentals of Statistical Reasoning in Education. Faculty and Staff Monograph Publications, 57. https://digitalcommons.library.umaine.edu/fac_monographs/57

    Coolican, H. (2018). Research Methods and Statistics in Psychology (7th Edition). Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315201009

    Field, A. P. (2018). Discovering statistics using IBM SPSS Statistics (5th Edition), Sage.

    Goss-Sampson, M. A. (2022). Statistical Analysis in JASP 0.16.1: A Guide for Students. (https://jasp-stats.org/wp-content/uploads/2022/04/Statistical-Analysis-in-JASP-A-Students-Guide-v16.pdf)

    Howitt, D., & Cramer, D. (2014). Introduction to statistics in psychology (6th Edition), Pearson.

    Navarro et al. (2019). Learning Statistics with JASP: A Tutorial for Psychology Students and Other Beginners.(https://tomfaulkenberry.github.io/JASPbook/index.html)

    Reinhart, A. (2015). Statistics done wrong: The woefully complete guide, No Starch Press

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios