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Apresentação
Apresentação
Os conteúdos programáticos desta UC (unidade curricular) visam a aplicação de técnicas de análise de dados inferencial univariada e bivariada a problemas concretos no domínio da psicologia, e foram delineados tendo em conta o currículo do curso e o programa de estudos de outras UC.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT35-986
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. As bases da inferência estatística: introdução à Teoria da Probabilidade;
CP2. Estimação de parâmetros (pontual e intervalar) e testes de hipóteses;
CP3. Distribuições amostrais;
CP4. Testes paramétricos e não paramétricos: pressupostos e condições de aplicação;
CP5. Testes de hipóteses para uma população: Teste t de student para uma amostra, Teste dos sinais de Wilcoxon;
CP6. Coeficientes de correlação de Pearson e Spearman e teste de associação: Qui-quadrado de associação/independência e de ajustamento;
CP7. Teste de hipóteses para duas populações: Teste t de student para amostras independentes, Teste t de student para amostras relacionadas, Teste de Mann-Whitney, Teste de Wilcoxon;
CP8. Teste de hipóteses para três ou mais populações independentes e análise multivariada: Teste One-way ANOVA, Teste de Kruskall-Wallis; ANCOVA, MANOVA
CP9. Teste de hipóteses para três ou mais populações dependentes: ANOVA com medidas repetidas, Teste de Friedman
Nota. CP = conteúdos programáticos
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Objetivos
Objetivos
A UC tem os seguintes objetivos de aprendizagem:
OA1. Aplicar conceitos básicos da estatística inferencial ao estudo de uma, duas ou mais populações;
OA2. Calcular e analisar estimativas pontuais e intervalares de parâmetros paramétricos e não paramétricos para uma população;
OA3. Calcular e quantificar a relação ou associação entre duas variáveis;
OA4. Calcular e analisar diferenças estimativas pontuais e intervalares de parâmetros paramétricos e não paramétricos entre duas populações
OA5. Calcular e analisar estimativas pontuais e intervalares de parâmetros paramétricos e não paramétricos entre três ou mais populações
OA6. Avaliar, escolher e aplicar os diferentes procedimentos estatísticos tendo em conta os objetivos de investigação;
OA7. Utilizar de forma adequada e eficaz o software de análise estatística JASP®.
Nota. AO = objetivos de aprendizagem
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologia de ensino-aprendizagem de natureza ativa através de transmissão dos conteúdos em contexto laboratorial, privilegiando-se a experimentação, o trabalho em cooperação bem como, sempre que possível, o envolvimento dos estudantes nos projetos de investigação em curso na unidade de I&D (HEI-Lab).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Coladarci, T., Cobb, C. D., Minium, E. W., & Clarke, R. C. (2011). Fundamentals of Statistical Reasoning in Education. Faculty and Staff Monograph Publications, 57. https://digitalcommons.library.umaine.edu/fac_monographs/57
Coolican, H. (2018). Research Methods and Statistics in Psychology (7th Edition). Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315201009
Field, A. P. (2018). Discovering statistics using IBM SPSS Statistics (5th Edition), Sage.
Goss-Sampson, M. A. (2022). Statistical Analysis in JASP 0.16.1: A Guide for Students. (https://jasp-stats.org/wp-content/uploads/2022/04/Statistical-Analysis-in-JASP-A-Students-Guide-v16.pdf)
Howitt, D., & Cramer, D. (2014). Introduction to statistics in psychology (6th Edition), Pearson.
Navarro et al. (2019). Learning Statistics with JASP: A Tutorial for Psychology Students and Other Beginners.(https://tomfaulkenberry.github.io/JASPbook/index.html)
Reinhart, A. (2015). Statistics done wrong: The woefully complete guide, No Starch Press
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não