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Disciplina Psicologia Social

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular enquadra a psicologia social enquanto disciplina científica que procura a compreenção do comportamento do ser humano inserido no seu ambiente social, nos níveis de análise intra-individual e inter-individual, complementando-se com a Unidade Curricular de Psicologia dos Grupos, com níveis de análise intra-grupal e inter-grupal.

    Ao considerar a interação com outros como foco de análise, permite ainda compreender como a Psicologia se relaciona com outras ciências sociais como a Antropologia e a Sociologia, trazendo uma perspetiva única de compreensão dos processos psicológicos que medeiam a relação pessoa-contexto.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução:

    1.1 Surgimento da Psicologia Social enquanto disciplina científica

    1.2 Objeto, abordagens metodológicas e níveis de análise

    1.3 Relação pessoa-ambiente social: Princípios fundamentais

    1.4 Da cognição social à neurociência sócio-cognitiva

     

    2. Processos intra-individuais I: Atitudes

    2.1 Formação, estrutura e funções das atitudes

    2.2 Atitudes, valores e inconsistência atitude-comportamento

    2.3 Medidas de atitudes

    2.4 Mudança de atitudes, persuasão e heurísticas

     

    3. Processos intra-individuais II: Formação de impressões

    3.1 Abordagens da formação de impressões

    3.2 Teorias Implícitas de Personalidade

    3.3 Atribuição causal

     

    4. Processos inter-individuais I: O outro em nós

    4.1 Efeitos da presença de outros

    4.2 O esgotamento de recursos enquanto dilema social

    4.3 Identidade social e auto-categorização

     

    5. Processos inter-individuais II: A relação com o outro

    5.1 Relações próximas: Amizade, amor e inter regulação das emoções

    5.2 Relação interpessoal em ambiente digital

    5.3 Agressão e altruísmo

  • Objetivos

    Objetivos

    A UC tem por objetivo geral incrementar a compreensão dos processos psicológicos que explicam a relação entre os indivíduos e o seu ambiente social, sustentada em abordagens teóricas, métodos e técnicas específicas de investigação da Psicologia Social enquanto disciplina científica. No final do semestre, espera-se que os estudantes tenham adquirido as seguintes competências: 

    OA1 - Saber identificar os principais marcos históricos no surgimento e autonomização da Psicologia Social enquanto disciplina científica.

    OA2 - Saber identificar e descrever os principais modelos e abordagens teóricas e metodológicas da Psicologia Social.

    OA3 - Saber identificar e compreender os diferentes processos psicológicos que ocorrem dentro e entre níveis de análise explicativos da relação entre os indivíduos e o seu ambiente social.

    OA4 - Aplicar os modelos teóricos e conhecimentos científicos adquiridos pela Psicologia Social, na explicação de fenómenos e comportamentos individuais em ambiente social.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias usadas são: a exposição dos conteúdos, completada com discussão em aula; visionamento e análise de excertos de filmes e documentários; análise de artigos científicos; apoio tutorial aos trabalhos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Gaspar, R., & Garrido, M. V. (2016). Cognição Social. In Miguel Pereira Lopes, Patrícia Jardim da Palma & Albino Lopes (Eds.), Fundamentos de Psicologia (pp.193-240). Lisboa: MGM Edições.

    Smith, E.R., & Mackie, D.M. (2014). Social Psychology (4th ed.). New York: Worth Publishers.

    Vala, J., & Monteiro, M.B. (2017). Psicologia Social (10ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

INSCRIÇÃO AVULSO
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