-
Apresentação
Apresentação
O estudo das políticas sociais (PS) é essencial na formação em Serviço Social. Esta UC, dando continuidade à Política Social I, aprofunda a compreensão das PS como processos e resultados de relações sociais complexas, expressas em ações e inações que visam redistribuição, gestão de riscos e inclusão social. Analisa-se o contexto de emergência do neoliberalismo, a crise do Estado Social e os impactos na configuração das políticas sob a atual hegemonia neoliberal. Reconhecendo a análise das PS como ferramenta central para os/as assistentes sociais, são apresentados modelos analíticos, com destaque para o ciclo de políticas (policy cycle). Por fim, abordam-se as políticas setoriais – proteção social (segurança social e terceiro setor), saúde, justiça, educação e poder local –, evidenciando as competências profissionais na regulação dos problemas sociais, na redução das desigualdades e na concretização dos direitos e da justiça social.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT119-13468
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Crise do Estado Social e Reconfiguração das Políticas Sociais 1.1. Emergência do neoliberalismo e crise do Estado Social 1.2. Impactos nas políticas públicas: seletividade, focalização, mercadorização e retração de direitos. II. Análise das Políticas Sociais 2.1. Principais modelos de análise de políticas públicas 2.2. O modelo do ciclo das políticas (policy cycle), suas etapas, limites e potencialidades para o Serviço Social. III. Políticas Sociais Setoriais em Portugal e Intervenção do/a Assistente Social 3.1. PS e intervenção social na Proteção social (segurança social e terceiro setor) 3.2. PS e intervenção social na saúde 3.3. PS e intervenção social na justiça 3.4. PS e intervenção social na educação e formação profissional 3.5. PS e intervenção social no poder local
-
Objetivos
Objetivos
1. Compreender o contexto de crise do Estado Social e os seus impactos na configuração atual das políticas públicas 2. Analisar criticamente os efeitos do neoliberalismo nas políticas sociais, na proteção social, gestão dos riscos e produção de desigualdades 3. Conhecer modelos de análise das políticas públicas, com enfoque no modelo do processo por fases (policy cycle) e a sua utilidade para o SS 4. Desenvolver a capacidade crítica e reflexiva para a leitura dos contextos sociopolíticos em que se inscrevem as políticas sociais. 5. Conhecer e analisar as principais políticas sociais setoriais nas quais intervêm os/as assistentes sociais (proteção social, saúde, educação, justiça e poder local). 6. Apreender papéis, competências e desafios do/a assistente social nessas políticas. 7. Potenciar a análise crítica das políticas sociais, reconhecendo os seus limites, contradições e potencialidades como instrumentos de efetivação de direitos e de promoção da justiça social.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular recorre a metodologias inovadoras que combinam exposição teórica com estratégias ativas e participativas, promovendo aprendizagens críticas e contextualizadas. As aulas expositivas, com recurso a suportes visuais e debate orientado, asseguram a compreensão dos conceitos fundamentais. Os trabalhos de grupo incentivam a colaboração, a análise de casos e a construção coletiva de conhecimento. As aulas abertas com profissionais convidados aproximam os/as estudantes da realidade prática, favorecendo a articulação entre teoria e prática. O recurso ao role play permite simular situações de intervenção profissional, desenvolvendo competências comunicacionais, éticas e analíticas. Esta diversidade metodológica visa estimular a autonomia, o pensamento crítico e o envolvimento ativo dos/as estudantes no processo de ensino-aprendizagem.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Albuquerque;Luz(2016)Políticas Sociais em Tempos de Crise Pactor Carvalho, M(2018)Serviço Social em Educação Pactor Carvalho,M(2022)Práticas de Intervenção do S S na Saúde Ferreira, J(2011)Serviço Social e Modelos de Bem-estar para a infância Quid Juris Fischer, AM(2020)The Dark Sides of Social Policy. Development and Change 51 , 371-397 Spolander,G et al(2014)The implications of neoliberalism for social work. International Social Work 57 Hemerijck, A(2012)Changing Welfare States OxfordUP Hespanha, P etaal(2013)O estado socisl, crise e reformas. CES Ioakimidis,V(2021)Trabajo social en el contexto neoliberal global. Propuestas Críticas en Trabajo Social 1 28-42 Marques,J(2008)A reconfiguração do Estado-Providência. Gestão E Desenvolvimento15-16,105-119 Marques(2022)A análise do ciclo das políticas. T emas Sociais 2 31-53 Menezes,M(2002)Serviço Social Autárquico e Cidadania Quarteto Taylor-Gooby,P(2005)New risks, new welfare, The Transformation of the European Welfare State OxfordPP
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não