-
Apresentação
Apresentação
A diversidade cultural e o contato entre pessoas de várias culturas são traços fundamentais do nosso tempo. Falar em diversidade remete-nos para o que é diferente. Diz respeito à variedade de ideias, formas de estar e sentir, características peculiares e próprias de determinada pessoa, grupo e comunidade. O reconhecimento da diversidade e das suas especificidades é essencial, no sentido em que permite um contacto, uma interacção que leva à compreensão e, consequentemente ao diálogo e a um trabalho mais eficaz. E é essencial este contacto, pois permite desmistificar preconceitos existentes, causas do desconhecimento que temos relativamente ao que é diferente. O que não conhecemos torna-se estranho e tornando-se estranho, tende a gerar distanciamento.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT119-16426
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Cultura e identidade cultural Multiculturalidade e interculturalidade Práticas do Serviço Social em contextos interculturais Serviço Social e diversidade cultural Comunicação intercultural Competência cultural
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que o aluno desenvolva ao longo desta Unidade Curricular as seguintes Competências: Capacidade de reflectir sobre a aprendizagem intercultural, enquanto processo transformativo das nossas próprias práticas, Capacidade de reflectir sobre a abordagem à diferença: o outro como ponto de referência; Capacidade de compreender a Interculturalidade e a aprendizagem intercultural; Capacidade de compreensão das culturas e identidades nas sociedades modernas; Capacidade de adquirir atitudes mais adaptadas ao contexto da diversidade cultural; Capacidade de comunicação entre pessoas e grupos socioculturais diferentes; Capacidade de adquirir estratégias de promoção da interculturalidade.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas assumirão caracteristicas diversificadas, de acordo com o momento da apresentação dos conteúdos, sendo apoiadas em bibliografia actualizada e material elaborado pelo professor. Haverá momentos de interação argumentativa, principalmente no final de cada tópico.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alsina, Miguel Rodrigo (2000). Identitats i Comunicació Intercultural. Barcelona. Edicions 3 i 4. Bracons, Hélia (2018). Interculturalidade. Elementos para uma melhor compreensão. Lisboa. Edições Universitárias Lusófonas Cuche, D. (2003). A Noção de Cultura nas Ciências Sociais. 3ª edição. Lisboa: Fim de Século. Ewalt, Patricia L. (1996). Multicultural issues in social work. NASW Press Harrison, Dianne F. (1992). Cultural Diversity and Social Work Practice. Charles C. Thomas Publisher.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim