-
Apresentação
Apresentação
Visa proporcionar aos alunos conteúdos programáticos para um saber especializado numa área do conhecimento atual, com elevada pertinência social e que releva o papel do assistente social nos diversos contextos no Sistema Nacional de Saúde. Proporciona um conjunto de conhecimentos teóricos, assim como competências específicas para elaborar um plano de intervenção adequado e integrado em saúde.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT119-16604
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos 1. Conceito Saúde/ Doença 2. OMS e a Saúde no Mundo 3 Enquadramento histórico do Serviço Social na Área da Saúde 4 Serviço Social nos cuidados de saúde primários 5. Serviço Social em contexto hospitalar 6. Serviço Social e a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados 7. Serviço Social de Saúde e o planeamento da alta para a comunidade 6. Serviço Social e cuidados paliativos 6.1. Intervenção Social em fim de vida 7. Serviço Social na Área da Saúde: Modelos de intervenção e práticas 7.1. Diagnóstico Social e Avaliação Social na área da saúde
-
Objetivos
Objetivos
O principal objetivo da UC é a criação de competências no domínio da intervenção social na área da saúde. Pretende-se que o aluno aprofunde os seus conhecimentos sobre o processo de trabalho do Assistente social na área da Saúde. O aluno deve ficar a conhecer e saber abordar sobre as diferentes problemáticas na pessoa doente sempre contextualizando cada caso psicológica e socialmente e visando a reabilitação e integração da pessoa. O aluno deve conseguir fazer uma abordagem da pessoa doente em final de vida e da sua família/cuidadores. Pretende-se que questione os seus conhecimentos sobre a filosofia de cuidar e a intervenção social face à mesma e discuta as situações mais frequentes em doentes.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Adota-se uma metodologia de ensino centrada no aluno e para a reflexão e a aquisição de argumentações em torno das teorias e prática do Serviço Social na área da Saúde. A avaliação incide na realização de determinados trabalhos pelos alunos e 1 exercício escrito individual em sala de aula, apresentações orais e discussões e participação na dinâmica de aprendizagem em sala de aula.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Carvalho, Maria Irene (2012). Serviço Social na Saúde. Lisboa: Lider, Pactor Carvalho, Maria Irene (2016). Ética aplicada ao Serviço Social. Lisboa: Lider, Pactor Gonçalves, José (2009). Ética no fim da vida. Coisas de Ler Relatório Mundial de Envelhecimento e Saúde (2015), Organização Mundial de Saúde, Genebra, Suíça. Silva, Luisa (2001). Intervenção Psico social. Lisboa: Universidade Aberta.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não