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Disciplina Intervenção na Área da Saúde

  • Apresentação

    Apresentação

    Visa proporcionar aos alunos conteúdos programáticos para um saber especializado numa área do

    conhecimento atual, com elevada pertinência social e que releva o papel do assistente social nos

    diversos contextos no Sistema Nacional de Saúde. Proporciona um conjunto de conhecimentos teóricos,

    assim como competências específicas para elaborar um plano de intervenção adequado e integrado em

    saúde.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Conceito Saúde/ Doença

    2. OMS e a Saúde no Mundo

    3 Enquadramento histórico do Serviço Social na Área da Saúde

    4 Serviço Social nos cuidados de saúde primários

    5. Serviço Social em contexto hospitalar

    6. Serviço Social e a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados

    7. Serviço Social de Saúde e o planeamento da alta para a comunidade

    6. Serviço Social e cuidados paliativos

    6.1. Intervenção Social em fim de vida

    7. Serviço Social na Área da Saúde: Modelos de intervenção e práticas

    7.1. Diagnóstico Social e Avaliação Social na área da saúde

  • Objetivos

    Objetivos

    O principal objetivo da UC é a criação de competências no domínio da intervenção social na área da

    saúde.

    Pretende-se que o aluno aprofunde os seus conhecimentos sobre o processo de trabalho do Assistente

    social na área da Saúde.

    O aluno deve ficar a conhecer e saber abordar sobre as diferentes problemáticas na pessoa doente

    sempre contextualizando cada caso psicológica e socialmente e visando a reabilitação e integração da

    pessoa.

    O aluno deve conseguir fazer uma abordagem da pessoa doente em final de vida e da sua

    família/cuidadores.

    Pretende-se que questione os seus conhecimentos sobre a filosofia de cuidar e a intervenção social face

    à mesma e discuta as situações mais frequentes em doentes.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Adota-se uma metodologia de ensino centrada no aluno e para a reflexão e a aquisição de

    argumentações em torno das teorias e prática do Serviço Social na área da Saúde.

    A avaliação incide na realização de determinados trabalhos pelos alunos e 1 exercício escrito individual

    em sala de aula, apresentações orais e discussões e participação na dinâmica de aprendizagem em sala

    de aula.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Carvalho, Maria Irene (2012). Serviço Social na Saúde. Lisboa: Lider, Pactor

    Carvalho, Maria Irene (2016). Ética aplicada ao Serviço Social. Lisboa: Lider, Pactor

    Gonçalves, José (2009). Ética no fim da vida. Coisas de Ler

    Relatório Mundial de Envelhecimento e Saúde (2015), Organização Mundial de Saúde, Genebra, Suíça.

    Silva, Luisa (2001). Intervenção Psico social. Lisboa: Universidade Aberta.

     

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