-
Apresentação
Apresentação
Face ao contexto que caracteriza a sociedade contemporanea, marcado pela evolução demográfica do envelhecimento da população, quer a nivel nacional, que europeu, quer mundial, e sendo o serviço social uma area profissional cuja ação decorre, com significativa expressão, na área das pessoas idosas, esta Unidade Curricular assume uma relevância muito significativa na preparação de novos profissionais. O estudo da gerontologia, como ciência, mas essencialmente como um caminho que procura dar respostas aos desafios atuais e também área complementar ao serviço social procurará nesta UC que os estudantes desenvolvam e adquiram competências especificas para uma intervenção qualificada com pessoas idosas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT119-22372
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
- Emergência e construção do conhecimento gerontológico
- Abordagens conceptuais sobre a velhice e o envelhecimento (as diferentes idades, o idadismo e estereótipos sociais sobre a velhice, determinantes do envelhecimento, teorias e modelos do envelhecimento)
- Sistemas de proteção na velhice: o papel das instituições e da família no apoio aos idosos (as respostas sociais para idosos em Portugal, a família no cuidado ao idoso dependente)
- Saúde e bem-estar na velhice (a questão da qualidade de vida nos idosos, capacidade funcional, reabilitação e intervenção psicossocial em situação de dependência, autonomia, ambiente e assisted living)
- Construção de novas formas de sociabilidade no processo de envelhecimento e na velhice (Redes interpessoais, relações de apoio e de vizinhança, formas de participação e boas práticas)
- Contributos para a intervenção social com idosos
- Desenvolvimento da investigação em gerontologia
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular tem como principais objetivos:
- Situar o conhecimento gerontológico tendo como referência as transformações demográficas mundiais;
- Identificar e refletir sobre as principais abordagens teórico-concetuais relativas ao processo de envelhecimento na atualidade;
- Conhecer e saber problematizar sobre as principais questões relativas à condição da pessoa idosa;
- Ponderar a intervenção gerontológica tendo em conta a metodologia do planeamento, a elaboração de diagnósticos, a dinamização de processos ativos e participativos das pessoas idosas para potenciar a cidadania em idosos em projetos nacionais e locais.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Bastos, A.; Faria, C.; Gonçalves, D.; Lourenco, H. (2015). Envelhecimento ao longo da vida e prática gerontológica: algures entre o pronto-a-vestir e o fato à medida?in Revista Exedra, pp.10-28.
- Câmara, S. B. (2019). "A institucionalização da gerontologia nos EUA e em Portugal". In Geriatria e Gerontologia no século XXI. SPGG.
- Canhão, H., Gil, P., Barros, P.,Branco, J. (2022).Desafios do Envelhecimento para Saúde, a Economia e a Sociedade. Editora Principia
- Fernández-Ballesteros, R. (2004). Gerontologia Social. Ediciones Piramide
- Freitas, E. V. de et al. (2013). Tratado de geriatria e gerontologia. Guanabara Koogan, 3.ed.
- Moreira, M. (2020). Como Envelhecem os Portugueses — Envelhecimento, Saúde, Idadismo. Fundação Francisco Manuel dos Santos
- Paúl, C; Ribeiro, O. (2011). Manual de gerontologia. Ed. Lidel.
- Pinto,C.P. & Pinto, H.R. (2021). Envelhecimento: Dimensões e Contextos.Universidade Católica Editora
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não