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Disciplina Intervenção em Gerontologia Social

  • Apresentação

    Apresentação

    Face ao contexto que caracteriza a sociedade contemporanea, marcado pela evolução demográfica do envelhecimento da população, quer a nivel nacional, que europeu, quer mundial, e sendo o serviço social uma area profissional cuja ação decorre, com significativa expressão, na área das pessoas idosas,  esta Unidade Curricular assume uma  relevância muito significativa na preparação de novos profissionais. O estudo da gerontologia, como ciência, mas essencialmente como um caminho que procura dar respostas aos desafios atuais e também área complementar ao serviço social procurará nesta UC que os estudantes desenvolvam e adquiram competências especificas para uma intervenção qualificada com pessoas idosas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Emergência e construção do conhecimento gerontológico
    2. Abordagens conceptuais sobre a velhice e o envelhecimento (as diferentes idades, o idadismo e estereótipos sociais sobre a velhice, determinantes do envelhecimento, teorias e modelos do envelhecimento)
    3. Sistemas de proteção na velhice: o papel das instituições e da família no apoio aos idosos (as respostas sociais para idosos em Portugal, a família no cuidado ao idoso dependente)
    4. Saúde e bem-estar na velhice (a questão da qualidade de vida nos idosos, capacidade funcional, reabilitação e intervenção psicossocial em situação de dependência, autonomia, ambiente e assisted living)
    5. Construção de novas formas de sociabilidade no processo de envelhecimento e na velhice (Redes interpessoais, relações de apoio e de vizinhança, formas de participação e boas práticas)
    6. Contributos para a intervenção social com idosos
    7. Desenvolvimento da investigação em gerontologia
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular tem como principais objetivos:

    • Situar o conhecimento gerontológico tendo como referência as transformações demográficas mundiais;
    • Identificar e refletir sobre as principais abordagens teórico-concetuais relativas ao processo de envelhecimento na atualidade;
    • Conhecer e saber problematizar sobre as principais questões relativas à condição da pessoa idosa;
    • Ponderar a intervenção gerontológica tendo em conta a metodologia do planeamento, a elaboração de diagnósticos, a dinamização de processos ativos e participativos das pessoas idosas para potenciar a cidadania em idosos em projetos nacionais e locais.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Bastos, A.; Faria, C.; Gonçalves, D.; Lourenco, H. (2015). Envelhecimento ao longo da vida e prática gerontológica: algures entre o pronto-a-vestir e o fato à medida?in Revista Exedra, pp.10-28.
    • Câmara, S. B. (2019). "A institucionalização da gerontologia nos EUA e em Portugal". In Geriatria e Gerontologia no século XXI. SPGG.
    • Canhão, H., Gil, P., Barros, P.,Branco, J. (2022).Desafios do Envelhecimento para Saúde, a Economia e a Sociedade. Editora Principia 
    • Fernández-Ballesteros, R. (2004). Gerontologia Social. Ediciones Piramide
    • Freitas, E. V. de et al. (2013). Tratado de geriatria e gerontologia. Guanabara Koogan, 3.ed.
    • Moreira, M. (2020). Como Envelhecem os Portugueses — Envelhecimento, Saúde, Idadismo. Fundação Francisco Manuel dos Santos
    • Paúl, C; Ribeiro, O. (2011). Manual de gerontologia. Ed. Lidel.
    • Pinto,C.P. & Pinto, H.R. (2021). Envelhecimento: Dimensões e Contextos.Universidade Católica Editora

     

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