filmeu

Disciplina Seminário de Investigação e Intervenção em Serviço Social II

  • Apresentação

    Apresentação

    No quadro da formação em Serviço Social, e tendo como pano de fundo as alterações do Serviço Social
    na contemporaneidade, a UC pretende, num primeiro momento, aprofundar conhecimentos já adquiridos na
    formação, no que respeita à operacionalização da intervenção profissional. Com este propósito, o programa aborda
    orientações básicas de um método de intervenção a nível global, equacionando as principais fases desse método e
    dando relevo a técnicas de intervenção directa e indirecta.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.      Serviço social e fundamentos teóricos:

    a)      Perspectivas teóricas do/no serviço social

    b)     Tendências atuais no serviço social

    2.      Serviço social e identidade profissional

    a)      Saber profissional na interação com as populações

    b)     Atos profissionais

    3 - Modelos de Intervenção
    3.1 Principais teorias em SS: sistémicas, psicossociais e críticas
     Conceito de modelos de intervenção
     Principais variáveis a ter em conta na eleição de um modelo de intervenção


    3.2.Modelos de intervenção
    Os modelos sistémicos, ecológico e em rede
    Os modelos psicossociais
    O SS Critico, diferentes perspectivas e modelos

  • Objetivos

    Objetivos

    - Situar a pesquisa como estratégia privilegiada da relação teoria-prática como  fundamento de uma prática inovadora, crítica e criativa;

    - Desenvolver uma atitude investigativa  e de reflexão sobre os fenómenos e problemas sociais com se cruza nos espaços profissionais;

    - Desenvolver competências teóricas e operativas que permitam identificar domínios de indagação, questionamento e problematização conducentes à elaboração projectos de investigação e ação;

    - Usar os suportes teórico-metodológicos e procedimentos operativos na perspectiva qualitativa adequados a contextos organizacionais e situações específicas;

    - Identificar e/ou aprofundar modelos de intervenção em Serviço Social.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas assumirão caracteristicas diversificadas, de acordo com o momento da apresentação dos
    conteúdos, sendo apoiadas em bibliografia actualizada e material elaborado pelo professor. Haverá
    momentos de interação argumentativa, principalmente no final de cada tópico. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ADAMS, R. (2003). Social Work and Empowerment. Hampshire e New York: Palgrave Macmillan
    ADAMS, R. et al (2005). Social Work Future, Crossing Boundaries, Transforming Practice: Palgrave
    Macmillan
    CAPARRÓS, Mª J. (1998). Modelos de Trabajo Social, Alicante : Aguaclara
    DOMINELLI, L. (2007). Social Work, Theory And Practice for a Changing Profession. Cambrigde: Polity
    press.
    FLICK, U., (2005). Métodos Qualitativos na Investigação Cientifica, Lisboa: Monitor
    FOOK, J. (2003). Social Work, Critical Theory and Practice. London: Sage.
    IAMAMOTO, M. (2010). Serviço Social em tempo de capital fetiche, São Paulo: Cortez.
    PARTON N. e O'BYRNE, P. (2000). Construtive Social Work, towards a new practice: Palgrave
    Macmillan.
    ROBERTIS, C. de (1994). Le contrat en travail social : fondements éthiques et opérationnalité, Service
    Social: École
    de Service Social, Laval, Vol. 43 (3), pp. 139-152.
    VISCARRET G., J. (2007). Modelos y Metodos de Intervención en Trabajo Social. Madrid: Alianza
    Editora

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios