-
Apresentação
Apresentação
A gestão dos destinos turísticos assume uma importância crescente, uma vez que o sucesso dos destinos depende da sua capacidade de proporcionar experiências de elevada qualidade aos visitantes e de gerir de forma equilibrada os impactos do turismo nas comunidades locais. Para competir eficazmente, os destinos devem maximizar o valor das experiências oferecidas, resultante da articulação entre atrações, amenities, acessibilidades, imagem e identidade territorial, enquadradas nos princípios da sustentabilidade. A complexidade dos destinos exige abordagens estratégicas baseadas na governação colaborativa, no envolvimento dos stakeholders e no uso de informação para apoio à decisão. As Organizações de Gestão de Destinos (DMO/OGD) assumem um papel central na definição e implementação das estratégias de desenvolvimento. Esta unidade curricular analisa os processos de gestão e governação dos destinos turísticos e os desafios associados à competitividade, sustentabilidade e inovação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT225-21646
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Compreensão do espaço geográfico e principais têndencias do turismo mundial 2. Destino turístico: conceito, evolução, elementos estruturantes e ciclo de vida. 3. Gestão e governação dos destinos: modelos, DMO/OGD, stakeholders, cooperação e redes. 4. Inteligência e inovação nos destinos: observatórios, dados, apoio à decisão e smart destinations. 5. Desenvolvimento estratégico: produtos turísticos, co-criação de experiências, diferenciação, identidade e branding dos destinos. 6. Competitividade e sustentabilidade: posicionamento estratégico, bem-estar dos residentes e introdução ao turismo regenerativo. 7. Desafios contemporâneos: overtourism, conflitos territoriais, crises, resiliência, desenvolvimento territorial e tendências emergentes.
-
Objetivos
Objetivos
Conhecer a definição de destino turístico e as suas diversas perspetivas; Compreender a importância das tendências e inovação na gestão dos destinos turísticos; Reconhecer a relevância dos stakeholders, da cooperação e das redes na gestão dos destinos turísticos; Compreender o papel das DMO Conhecer as implicações do ciclo de vida dos destinos turísticos; Reconhecer a importância da sustentabilidade para a gestão estratégica de destinos e produtos turísticos; Entender os desafios que o posicionamento e a competitividade dos destinos turísticos colocam à gestão.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Durante o decorrer das aulas teóricas, os alunos terão a possibilidade de contactar com o mundo real, através do contacto com os especialistas que desempenham funções em DMO, quer internacionais quer nacionais, por forma a serem desenvolvidas capacidades criativas e a capacidade de resolver problemas progressivamente mais complexos. Deste modo, serão realizados vários seminários temáticos e visitas de estudo. Será também aplicada a metodologia da Sala de Aula Invertida através de trabalhos em grupo para resolver problemas, estudos de casos e aprendizagem entre pares.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Buhalis, D., Leung, X. Y., Fan, D., Darcy, S., Chen, G., Xu, F., ... & Farmaki, A. (2023). Tourism 2030 and the contribution to the sustainable development goals: the tourism review viewpoint. Tourism Review, 78(2), 293-313. Eusébio, C., Carneiro, M. J., Rodrigues, V., Robaina, M., Madaleno, M., Gama, C., ... & Monteiro, A. (2022). Factors influencing the relevance of air quality in the attractiveness of a tourism destination: Differences between nature-based and urban destinations. Tourism Management Perspectives, 44, 101045. Goeldner, C. & Ritchie, J. (2012). Tourism: principles, practices, philosophies. John Wiley and Sons, Inc. Harrill, R. (2013). Fundamentals of destination management and marketing. Pennsylvania: A.H.&L.E.I. Xiang, Z., Tussyadiah, I., & Buhalis, D. (2015). Smart destinations: Foundations, analytics, and applications. Journal of Destination Marketing and Management, 4(3), 143-144.
-
Avaliação
Avaliação
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
a indicar
40%
Trabalho de Grupo e Apresentação
a indicar
40%
Avaliação Continua (Participação/Postura nas Aulas e Ficha de Avaliação intermédia)
a indicar
20%
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim





