Apresentação do Curso
O turismo é uma das maiores indústrias do mundo com uma contribuição económica global, direta e indireta. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT) durante as últimas seis décadas tem tido uma contínua expansão, convertendo-se num dos setores de maior crescimento no mundo. É já a maior atividade económica internacional e a que mais emprego cria. De acordo, com a World Travel & Tourism Council no seu relatório anual, existem quase 277 milhões de pessoas no mercado de trabalho - o que significa 1 em 11 postos de trabalho em todo o mundo. A previsão da WTTC para 2015 e 2025 é a de que o turismo proporcione um total de 72,9 milhões de novos postos de trabalho.
Desde o início do séc. XXI, o número de licenciados que trabalham nesta atividade duplicou. Contudo para alcançarmos a taxa de participação de empregados com curso superior, o turismo português necessita de mais de 60 mil licenciados, em particular, nas áreas do turismo.
A formação superior em turismo oferece uma oportunidade ímpar tendo conta as potencialidades que Portugal tem para oferecer àquele que nos visita.
Razões para frequentar este curso
- Curso acreditado pela Agência de Creditação e Avaliação do Ensino Superior (A3ES).
- Cerca de 90% das unidades curriculares do plano de estudos são consideradas internacionalmente como as mais importantes para a formação em turismo.
- Elevada percentagem dos docentes com experiência profissional relevante nos sectores público e privado do Turismo.
- Corpo docente maioritariamente com grau de doutor.
- Elevada percentagem de ex-alunos a desempenhar funções de alto nível tanto no sector público como privado e número significativo daqueles que criaram a sua própria empresa.
- Curso com grande experiência: é um dos mais antigos das Universidades Portuguesas.
Auto-Avaliação
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Licenciado | 6 Semestres | 180 ECTS
Direção do Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:
04 Economia
17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais
18 Português
Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 180 ECTS
Objetivos
O presente ciclo de estudos tem como objetivos a formação generalista no domínio do turismo mas com preocupação de propiciar conhecimentos profissionais, garantindo aos alunos um conhecimento geral da atividade turística.
. Proporcionar a compreensão da realidade cultural e sociológica em que o turismo se desenvolve.
. Garantir a inserção profissional e a mobilidade geográfica.
. Garantir aos alunos a capacidade para desenvolver ideias, conceitos e atitudes, do ponto de vista científico e cultural, abertura à inovação e mudança norteadas por preocupações de qualidade na prestação de serviços de turismo.
. Propiciar aos seus formandos um conjunto de conhecimentos de âmbito alargado e a aquisição de competências específicas para a conceção e execução das tarefas características da atividade turística.
. Formar profissionais com elevada qualidade técnica e científica nas diversas áreas disciplinares que lhe permitam responder de forma criativa às exigências da atividade.
Destinatários
Ter concluído 12º ano;
Ter nota superior a 95 pontos (escala 0-200), a uma das seguintes provas de ingresso:
04-Economia
17-Matemática Aplicada às Ciências Sociais
18-Português
Concurso de Ingresso:
Mudanças de curso;
Transferências;
Reingressos.
De acordo com a portaria 401/2007 de 5 de abril.
Concurso especial Maiores de 23 anos:
Candidatos que completem 23 anos até ao dia 31 de Dezembro, do ano que antecede a realização do exame para maiores de 23 anos e não sejam titulares da habilitação de acesso ao ensino superior.
Concurso especial para titulares de cursos superiores e titulares de um Diploma de Especialização Tecnológica:
(de acordo com o Decreto-Lei nº 393-B/99, de 2 de Outubro;
de acordo com a Portaria nº 854-A/99, de 4 de Outubro;
de acordo com Decreto-Lei nº 88/2006, de 23 de Maio).
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
Aos alunos é dada uma formação que lhes permite desenvolver as seguintes capacidades:
- Compreender o turismo, as suas características e a sua inserção na economia, na sociedade, no ambiente e na cultura;
- Promoção de competências em termos de integração profissional em organizações turísticas através de um sólido conhecimento das suas interdependências funcionais;
- Compreender a conceção e planeamento das atividades turísticas bem como a sua integração nos territórios em que se desenvolvem;
- Análise e avaliação bem como a utilização dos sistemas tecnológicos e TIC utilizadas nas organizações turísticas;
- Compreender e interpretar a realidade das atividades turísticas e o seu meio envolvente.
Estes objetivos são operacionalizados através da aprendizagem teórica e prática, e desenvolvimento de atividades extracurriculares diversas, tais como visitas de estudo, palestras por profissionais e empresários, estágios, conferências; e outros meios que garantam aos estudantes a capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos e sua relação direta com a realidade envolvente nomeadamente no que concerne ao contexto económico, social e cultural onde ocorre e se desenvolve a atividade dos diversos intervenientes no setor do Turismo.
Equipamentos e Instalações
O Ciclo de estudo dispõe das seguintes instalações de apoio às atividades letivas: Centro de Trabalho Tecnológico, Biblioteca e Salas de Estudos.
Todas as nossas salas estão igualmente equipadas com: Videoprojetor portátil, PC/Netbook portátil e retroprojetor.
Estudos Futuros
2º Ciclo (Mestrado) - Mestrado em Turismo.
- Variante 1 - O Mestrado na área de Gestão Estratégica de Empresas Turísticas visa preparar profissionais aptos a definir políticas empresariais numa atividade altamente competitiva e globalizada.
- Variante 2 - O Mestrado na área das Estratégias de Desenvolvimento Turístico visa preparar profissionais para enfrentar os novos paradigmas do desenvolvimento turístico.
Saídas Profissionais
- Técnicos superiores especializados em turismo;
- Técnicos superiores dos órgãos regionais do turismo, em particular das autarquias e entidades regionais de turismo e outras organizações turísticas de caráter regional, públicas e privadas;
- Animadores e organizadores de atividades de lazer e recreio;
- Gestores de produtos turísticos;
- Relações públicas de empresas, direta ou indiretamente ligadas ao turism;
- Quadros intermédios das empresas turísticas com capacidade para identificar os problemas e contribuírem para a sua solução.
Docentes Convidados
São vários os docentes convidados do mercado de trabalho e do mundo académico, que todos os semestres apresentam nas diferentes Unidades Curriculares, casos de estudo que retratam a atualidade do turismo, da hotelaria/alojamento local, dos eventos, dos transportes, da gastronomia, dos vinhos, entre outras.
Áreas Científicas
Gestão e administração | Marketing e publicidade | Ciências sociais e do comportamento