filmeu

Disciplina Gestão de Pessoas e Equipas

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular tem a finalidade que os alunos consigam obter as seguintes competências: Compreender a importância da Gestão de Pessoas no contexto do turismo; Entender as práticas de Recursos Humanos; Definir e aprofundar os principais conceitos de liderança, motivação e comportamento de grupo e equipas bem como saber explicar como se articulam entre si.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 Introdução à gestão de pessoas nas organizações turísticas 1.1 Conceito e objetivos dos Recursos Humanos 1.2 Importância da Gestão de Recursos Humanos 1.3 Competências para o trabalho: Hard skills vs soft skills 1.4 Comunicação, Atitudes, Inteligência Emocional.

    2 Técnicas de recursos humanos nas organizações turísticas 2.1 Análise e qualificação de funções 2.2 Recrutamento e seleção 2.3 Integração e socialização 2.4 Sistema de recompensas 2.5 Avaliação do desempenho 2.6 Desenvolvimento e gestão de competências 

    3 Comportamento do indivíduo e grupos 3.1 Liderança 3.2 Motivação 3.3 Comportamento de grupo e equipas

  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular tem como objetivo principal a criação de saber e competências com vista a possibilitar o desenvolvimento de climas de trabalho propícios à melhoria da competitividade da atividade empresarial e à valorização dos colaboradores nela inseridos. Especificamente pretende-se tirar partido dos aspetos internos e externos que condicionam o comportamento humano no âmbito empresarial do turismo.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas serão teórico-práticas, sendo utilizada uma metodologia expositiva e reflexiva para a apresentação e discussão dos conteúdos, apoiada posteriormente numa metodologia de trabalho e na aplicação dos conceitos adquiridos em análise de casos com o objetivo de interpretar, filtrar informação, ter sentido crítico e criatividade. Os alunos irão discutir em sala de aula os temas abordados e realizar trabalhos em grupo e individuais. A metodologia eleita pretende ainda estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas, desenvolvendo as suas capacidades críticas e as suas aptidões para um profícuo estudo autónomo. Pretende-se proporcionar cenários de aprendizagem diferenciados, nomeadamente através da realização de trabalhos que mobilizem conhecimentos de diferentes unidades curriculares ou cooperação intrainstitucional e com as organizações.

    Avaliação Contínua: comportamento e participação (20% da nota final), trabalho individual e apresentação (30%) e o teste individual (50%).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Baum, T. (2006). Human Resource Management for Tourism, Hospitality and Leisure. London: Thomson Learning.
    • Carvalho, L. C., Bernardo, M. R. M., Sousa, I. D. & Negas, M. C. (2021). Gestão das organizações. Uma abordagem integrada e prospetiva. Lisboa: Edições Sílabo.
    • Silva, V. P. G. & Reis, F. L. (2021). Capital humano. Temas para uma boa gestão das organizações. Lisboa: Edições Sílabo.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios