-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular cruza dois elementos essenciais para a formação dos licenciados em turismo: métodos de investigação quantitativos e qualitativos. Permite aos alunos um primeiro contacto com o método científico e a análise de dados com recurso a ferramentas estatísticas e também à análise qualitativa.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT225-7429
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Estatistica e Metodos de Investigacao – Overview of Course
- Métodos de investigação em turismo: introdução aos métodos quantitativos
- Métodos de investigação em turismo: introdução aos métodos qualitativos
- Métodos específicos de investigação: Estudos de caso; etnografia e observação participante
- Métodos específicos de investigação: histórias de vida; action-research (IdeaLabs); ePortfolios; design-thinking research metthods
- Desenho de projetos de investigação.
- Fontes de informação: Documentação; Observação
- Eticas de investigação
-
Objetivos
Objetivos
Os alunos que concluírem com sucesso o curso serão capazes de:
• LO1. Para entender para que pesquisa pode ser usada e quais métodos estão disponíveis, dependendo da questão de pesquisa específica.
• LO2. Desenvolver habilidades de pesquisa empírica com base em métodos e técnicas qualitativas e quantitativas.
• LO3. Criar um questionário e interpretar os resultados.
• LO4. Conhecer os principais conceitos de estatística descritiva e como analisar uma variável estatística; Saber analisar as relações e associações entre variáveis;
• LO5. Realizar entrevistas simples e fazer uma análise temática dos dados da entrevista
• LO6. Compreender os vários tipos de conhecimento existentes e a importância da ética na investigação
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão utilizadas ferramentas de pedagogia digital como Padlet e Menti e Escape rooms e métodos de aprendizagem baseados em projetos serão aplicados às atividades avaliadas. A reflexão e a discussão dos alunos serão estimuladas usando várias técnicas pedagógicas inovadoras, como o aprendizado em equipe. O Trello será aplicado ao trabalho em grupo de alunos para incentivá-los a gerenciar seus projetos usando ferramentas digitais e a se envolverem no aprendizado ativo e na metodologia scrum.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Anderson, David Ray; Sweeney, Dennis J. e Williams, Thomas A. (2007). Estatística aplicada à administração e economia,2ªed. London: Thomson Learning
Bhattacherjee, A., (2012). Social Science Research: Principles, Methods, and Practices. Textbooks Collection. 3.
Denscombe, M. (2007). The Good Research Guide. Open University Press: Berks., UK.
Fortin, M-F (2006), Fundamentos e Etapas do Processo de Investigação, Lisboa: Lusodidacta
Reis, Elizabeth (2008). Estatística Descritiva, 7ª ed, Lisboa: Edições Sílabo.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não