filmeu

Disciplina Métodos de Investigação Científica

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular cruza dois elementos essenciais para a formação dos licenciados em turismo: métodos de investigação quantitativos e qualitativos. Permite aos alunos um primeiro contacto com o método científico e a análise de dados com recurso a ferramentas estatísticas e também à análise qualitativa.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Estatistica e Metodos de Investigacao – Overview of Course
    2.  Métodos de investigação em turismo: introdução aos métodos quantitativos
    3. Métodos de investigação em turismo: introdução aos métodos qualitativos
    4. Métodos específicos de investigação: Estudos de caso; etnografia e observação participante
    5. Métodos específicos de investigação: histórias de vida; action-research (IdeaLabs); ePortfolios; design-thinking research metthods
    6. Desenho de projetos de investigação.
    7. Fontes de informação: Documentação; Observação
    8. Eticas de investigação
  • Objetivos

    Objetivos

    Os alunos que concluírem com sucesso o curso serão capazes de:
    • LO1. Para entender para que pesquisa pode ser usada e quais métodos estão disponíveis, dependendo da questão de pesquisa específica.
    • LO2. Desenvolver habilidades de pesquisa empírica com base em métodos e técnicas qualitativas e quantitativas.
    • LO3. Criar um questionário e interpretar os resultados.
    • LO4. Conhecer os principais conceitos de estatística descritiva e como analisar uma variável estatística; Saber analisar as relações e associações entre variáveis;
    • LO5. Realizar entrevistas simples e fazer uma análise temática dos dados da entrevista
    • LO6. Compreender os vários tipos de conhecimento existentes e a importância da ética na investigação

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão utilizadas ferramentas de pedagogia digital como Padlet e Menti e Escape rooms e métodos de aprendizagem baseados em projetos serão aplicados às atividades avaliadas. A reflexão e a discussão dos alunos serão estimuladas usando várias técnicas pedagógicas inovadoras, como o aprendizado em equipe. O Trello será aplicado ao trabalho em grupo de alunos para incentivá-los a gerenciar seus projetos usando ferramentas digitais e a se envolverem no aprendizado ativo e na metodologia scrum.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Anderson, David Ray; Sweeney, Dennis J. e Williams, Thomas A. (2007). Estatística aplicada à administração e economia,2ªed. London: Thomson Learning

    Bhattacherjee, A., (2012). Social Science Research: Principles, Methods, and Practices. Textbooks Collection. 3.

    Denscombe, M. (2007). The Good Research Guide. Open University Press: Berks., UK.

    Fortin, M-F (2006), Fundamentos e Etapas do Processo de Investigação, Lisboa: Lusodidacta

    Reis, Elizabeth (2008). Estatística Descritiva, 7ª ed, Lisboa: Edições Sílabo.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios