filmeu

Disciplina Animação Turística

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem como finalidade dotar os alunos de competências para realizar projetos de animação, junto das entidades ou espaços que pretendam criar um fator diferenciador no local turístico. A necessidade desta unidade prende-se com a crescente valorização da animação turística nos locais face a um turista cada vez mais exigente e que pretende atividades de lazer ou recreação para ter uma experiência marcante. Pretende-se incrementar a capacitação dos estudantes no desenvolvimento de soluções criativas e competitivas, respeitando os princípios de inclusão e de sustentabilidade.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Introdução à animação turística

    1.1. Conceitos sobre lazer e animação turística

    1.2. Enquadramento legal em Portugal

    1.3. Dinâmica de grupos, público-alvo e outros elementos centrais das atividades de animação

    1.4. Animação, economia de experiências, cocriação e sustentabilidade

    2. Conceção, gestão e monotorização de atividades em animação turística

    2.1. Introdução da programação de uma atividade de animação

    2.2. Introdução à  gestão de risco e segurança em atividades de animação

    2.3. Avaliação: benefícios, impactos e qualidade

    3. Introdução aos tipos de atividades e contextos de animação

    3.1. Animação e a interpretação do património

    3.2. Atividades de Ar livre e Natureza

    3.3. Atividades de team building

    3.4. Atividades Marítimo Turísticas

    3.5. Atividades em instalaçóes fixas (Parques de Arborismo/Paint Ball)

     

  • Objetivos

    Objetivos

    - Compreender o conceito de animação turística e integrá-lo nos pressupostos da definição de turismo e de lazer;

    - Identificar as diferentes tipologias e atividades conexas;

    - Interpretar e aplicar corretamente as questões legais que regulamentam as atividades de animação turística em Portugal;

    - Compreender a importância da animação turística para os destinos e empresas turísticas, no contexto das novas experiências turísticas sempre incrementando as questões de inclusão e sustentabilidade;

    - Organizar projetos de animação turística;

    - Identificar os principais impactos que decorrem das várias tipologias de animação turística nas comunidades locais e no âmbito da sustentabilidade do território;

    - Identificar as principais competências profissionais de um animador turístico.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Por forma a privilegiar as metodologias de aprendizagem ativa, os conteúdos desta UC são discutidos e ilustrados com base em exemplos concretos por forma a estimular os discentes a participarem ativamente recorrendo aos seus conhecimentos sobre os temas. Dar-se-á enfase a análise de casos de estudo, seminários e também à realização de trabalhos de campo por forma a encorajar a aproximação dos estudantes à realidade empresarial, de forma a incrementar a sua capacitação no desenvolvimento de soluções criativas e competitivas, respeitando princípios de inclusão e de sustentabilidade. Pretende-se proporcionar cenários de aprendizagem diferenciados, nomeadamente através da realização de trabalhos que mobilizem conhecimentos de diferentes unidades curriculares ou cooperação intrainstitucional.

    Avaliação contínua:

    Teste escrito: 35%

    Trabalho prático: 50%

    Presença e participação nas aulas: 15%

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Almeida, P., & Araújo, S. (2017). Introdução à Gestão de Animação Turística. LIDEL.
    • Ferreira da Silva, S. L. (2023). Criação de uma empresa de Animação Turística e Património Cultural “Welcome to Lamego by Sandra” (Doctoral dissertation).
    • Monteiro, A.; Cachola, C. & Ribeiro, V. (2022). Gestão de Pessoas no Lazer, Animação Turística & Eventos. Coimbra: Editora D'Ideias.
    • Vieira, J.M. (2015). Eventos e Turismo. Planeamento e Organização. Da teoria à prática. Lisboa: Edições Sílabo.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios