-
Apresentação
Apresentação
Para uma adequada transição e eficaz integração no contexto académico é fundamental que os estudantes conheçam, antecipem e reflitam sobre um conjunto de novos desafios que esta nova etapa da sua vida encerra e percebam o contexto, as estratégias e as estruturas de suporte que se lhes são apresentadas. Por outro lado, A constelação turística imbrica em si própria, um vasto número de atividades às quais devem ser aplicadas competências especificas essências ao desempenho da função. Numa sociedade cada vez mais competitiva, pretende-se que o estudante identifique e desenvolva as competências necessárias a serem utilizadas na atividade turística e hospitalidade, principalmente no contexto pós-covid 19.
Com este fim, foram adotadas como técnicas pedagógicas as dinâmicas de grupo, as reflexões individuais, as leituras orientadas e as apresentações públicas de trabalhos, desenvolvidos em grupos formados aleatoriamente e rotativos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT225-22952
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos:
1.Evolução e diferentes perspetivas sobre o conceito de competências.
2.Definição de competências segundo vários autores.
3.Desenvolvimento de competências pessoais e académicas no contexto do ensino superior do turismo.
4.Transição para o Ensino Superior: desafios, diferenças, expectativas e filosofia.
5. Planeamento e organização pessoal no Ensino Superior: métodos e técnicas de estudo. Estilos de aprendizagem.
6. Gerir comportamentos pessoais e interpessoais.
7. Adquirir, produzir e comunicar o conhecimento.8.Inserção no mercado de trabalho: como fazer um CV e uma carta de motivação.
-
Objetivos
Objetivos
Ao longo deste semestre, os estudantes terão oportunidade de desenvolver um processo de planeamento pessoal centrado na reflexividade e no auto-conhecimento e rerão como objectivos específicos:
Objetivos Gerais:
Desenvolver as competências pessoais e académicas necessárias para o sucesso no ensino superior em turismo.
Compreender o contexto do turismo e as competências específicas necessárias para o desempenho de funções no setor.
Objetivos Específicos:Identificar e analisar as diferentes perspetivas sobre o conceito de competências.
Conhecer as principais competências pessoais e académicas necessárias para o ensino superior em turismo.
Desenvolver estratégias para a transição para o ensino superior.
Aprender a planear e organizar o trabalho académico.
Desenvolver competências de gestão de comportamentos pessoais e interpessoais.
Adquirir competências de comunicação e produção de conhecimento.Conhecer e saber aplicar competências na atividade turística no contexto pós-covid.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Durante o decorrer das aulas teóricas, serão realizados alguns seminários temáticos. Será também aplicada a metodologia da Sala de Aula Invertida através de trabalhos em grupo para resolver problemas, estudos de casos e aprendizagem entre pares.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Moura, A. A., Mira, M. D. R. C., & Costa, V. N. (2021). Soft Skills vs. Hard Skills in Tourism: Anything Else?. In Handbook of Research on Human Capital and People Management in the Tourism Industry (pp. 41-72). IGI Global.
Neves , J.G.,Garrido,M.&Simões,E. (2008).Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais. Lisboa Edições Sílabo.
O¿Rourke, R. K., Mayo, F. B., & Kline, S. F. (2021). Teaching Etiquette to Students in Hospitality and Tourism Programs. Journal of Hospitality & Tourism Research, 45(5), 858-861.
Rosário, P., Núñez, J. C., & González-Pienda, J. (2019). Cartas do Gervásio ao seu umbigo. Almedina.
Smale, B. & Fowlie, J. (2009). How to succeed at the university: an essential guide to academic skills and personal development. London: Sage Publications
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não