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Disciplina Desenvolvimento Comunitário e Empreendedorismo

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta disciplina proporciona os conhecimentos necessários, teóricos e práticos, para uma intervenção que promova o desenvolvimento comunitário, com a promoção do empreendedorismo local. De forma interdisciplinar busca oferecer ferramentas e técnicas aos alunos para que possam contribuir com iniciativas profissionais de apoio e fomento ao desenvolvimento local proporcionando o bem-estar coletivo em diferentes setores da economia, em sintonia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1- Conceitos de desenvolvimento local e comunitário

    2 - Desenvolvimento do espaço e território – uma breve visão histórica

    3 – Paradigmas das mudanças pessoais e sociais e gestão de conflitos

                3.1. Empoderamento individual, organizacional e comunitário

    3.2. Organização participativa e mecanismos de gestão de conflitos

    4 – O empreendedorismo como fator de mudança e bem estar social

                4.1. Conceito e evolução histórica do empreendedorismo 

    4.2. Principais teorias 

    4.3. O papel do empreendedorismo no desenvolvimento econômico local

                 

    5 – As características do empreendedor e técnicas de identificação

    6 – Os principais tipos de empreendedorismo e seu papel no desenvolvimento das comunidades

                6.1. Empreendedorismo social

                6.2. Empreendedorismo feminino

                6.3. Empreendedorismo de minorias

    7 – Boas práticas e inovação

    8 – Oportunidades de negócio e inovação

    9 - Propósito local e aplicação para geração de emprego e renda

    10 - Elaboração de projeto

  • Objetivos

    Objetivos

    Nesta disciplina objetiva-se contextualizar o desenvolvimento comunitário de forma conceitual e analisar as práticas, condições e fatores de desenvolvimento. Também busca proporcionar o conhecimento necessário para compreender a importância de uma atitude empreendedora e as principais características do perfil empreendedor, fornecendo as ferramentas e técnicas para a interlocução com os diferentes stakeholders, no âmbito do turismo. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Métodos expositivos, estudos de caso e dinâmicas de trabalho ativas serão utilizadas para compreensão e retenção dos conteúdos teóricos. Na sequência, será desenvolvido um trabalho prático em que possam ser aplicados os conhecimentos em um caso real.

    A primeira etapa terá aplicação de teste escrito, que terá 40% da avaliação da disciplina.

    A segunda, etapa, elaboração e apresentação do trabalho, será 50% da avaliação.

    A assiduidade e participação individual nas atividades terá 10% da avaliação.

    Como metodologia inovadora de suporte ao processo ensino-aprendizagem, será utilizado o Microlearning e Aprendizado Colaborativo Online.    

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Aquino, R. S. (2022). Community change through tourism social entrepreneurship. Annals of Tourism Research, 95, 103442.
    • Botti, A., & Monda, A. (2023). Big Data and Its Impact on Tourism and Entrepreneurship. In Big Data and Decision-Making: Applications and Uses in the Public and Private Sector (pp. 107-119). Emerald Publishing Limited.
    • Dias, Á., Silva, G. M., Patuleia, M., & González-Rodríguez, M. R. (2023). Developing sustainable business models: Local knowledge acquisition and tourism lifestyle entrepreneurship. Journal of Sustainable Tourism, 31(4), 931-950.
    • Dias, A., Simonetti, B., & Bakas, F. E. (2022). Developing Lifestyle Entrepreneurship for Sustainable Destinations. Frontiers in Psychology, 13, 970005.

     

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