filmeu

Disciplina Elaboração e Análise de Projetos Turísticos

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta disciplina abrange o conhecimento adquirido ao longo de todo o curso, sendo necessário aplicar conhecimentos de estratégia e marketing, assim como de finanças, contabilidade, gestão de pessoas e operações e qualidade no turismo.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A evolução do conceito de projeto

    2. Tipos de projeto de investimento turístico

    3. Análise Estratégica de Projetos

    3.1. Tipos de estratégia e instrumentos de análise

    3.2. Planeamento estratégico de marketing

    4. A decisão económica e a decisão de financiamentos dos investimentos

    5. Noção de avaliação. Modalidades de avaliação de poli¿ticas, programas, projetos de desenvolvimento e ordenamento

    6. Critérios de avaliação de projetos: critérios financeiros, económicos, sociais e ambientais

    7. Principais conceitos e métodos de avaliação financeira de projetos
    8. Avaliação a preços constantes e correntes
    9. Preparação de um dossier de investimento (estudo de casos)

    10. Orientações para a elaborac¿a¿o de um projeto de investimento em turismo

  • Objetivos

    Objetivos

    Nesta disciplina procura-se transmitir informac¿a¿o útil e relevante para os alunos que se iniciam nas questões financeiras dos projetos de investimento através do fornecimento de um suporte teórico e prático sobre a problemática da gestão e planeamento do turismo ou da gestão de empresas turísticas. Assim, proporciona-se uma formação científica e técnica no âmbito da avaliação financeira, económica e social. Saber organizar, executar e analisar projetos de investimento, determinar qual o melhor meio de financiamento disponível no mercado e os pontos sensíveis dos projetos e criar condições de minimização do risco de investimento constituem os objectivos fulcrais desta unidade curricular.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os alunos deverão desenvolver um projeto, o qual será dividido em 3 milestones, sendo que a primeira vale 40% da nota e as restantes valem 20%. A apresentção final vale 20%. Em cada milestone, os elementos do grupo devera¿o enviar diretamente ao professor a autoavaliação individual do grupo. Assim, a nota do trabalho de grupo sera¿ corrigida de -3 a +3 consoante essa avaliac¿a¿o.

    O método de avaliação é composto por análise do projeto escrito e avaliac¿a¿o da apresentac¿a¿o com um avaliador externo.

    Como metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem é utilizada a avaliação com um convidado externo, proporcionando maior isenção no processo de avaliação dos trabalhos, trazendo também aos alunos a possibilidade de terem uma anélise a partir da ótica de um profissional do mercado.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Birendra, K.C., Dhungana, A., Dangi, T.B. (2021). “Tourism and the sustainable development goals: Stakeholders' perspectives from Nepal”, Tourism Management Perspectives, (38), 100822. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2021.100822.
    • Turaev, B., Shodiyev, K., & Atamurodov, U. (2023). Scientific and Practical Development of the Tourism Sector in the Innovative Economy Aspects. Central Asian Journal of Innovations on Tourism Management and Finance4(2), 22-29. https://doi.org/10.17605/OSF.IO/VTBUJ
    • Xiaolong Ma, Weifeng Su, (2024), “Local government intervention in tourism-driven rural gentrification: Types and interpretative Framework”, Tourism Management, (100), 104828. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2023.104828.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios