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Disciplina Gestão da Qualidade

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular introduz conceitos e princípios de gestão da qualidade, necessários para implementar e manter um sistema de gestão da qualidade de acordo com as normas da ISSO e da Organização Mundial do Turismo (UNWTO). A qualidade nos serviços e produtos turísticos constitui assim um fator de distinção para os destinos turísticos, nomeadamente para a hotelaria e restauração desses destinos. Pelas razões apontadas, torna-se vital a implementação de sistemas de gestão de qualidade, assim como a certificação das empresas turísticas, através de normas técnicas, aceites internacionalmente. Há uma necessidade premente do meio académico trabalhar em conjunto com o mercado que em Portugal ainda está no ínício deste processo de certicação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Quadro concetual

    1.1. Conceito de Qualidade no Turismo

    1.2. Qualidade e o visitante/cliente

    1.3. Padronização da Qualidade no Turismo

    2. Da teoria à prática: implementação da Qualidade - gestão e ferramentas

    2.1. Qualidade nos produtos e serviços turísticos

    2.2. Implementação da gestão da qualidade

    2.3. Marketing da Qualidade

    2.4. Ferramentas para a Qualidade

    2.5. Gestão da qualidade pessoal

    2.6. Novas tecnologias de gestão da qualidade

    3. Certificação e auditoria da gestão da qualidade

    3.1. Garantia da qualidade

    3.2 Normas da qualidade

    3.3. A cultura de qualidade nos recursos humanos

  • Objetivos

    Objetivos

    • Compreender o quadro conceptual da Gestão da Qualidade no sistema turístico;
    • Conhecer os modelos, sistemas, e processo de implementação de um sistema de qualidade;
    • Identificar a gestão pela qualidade total de acordo com a norma ISO 9001;
    • Dominar metodologias, técnicas e ferramentas a utilizar na implementação da qualidade no setor do turismo.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teóricas com exposição da matéria e discussão de temas com recurso aos métodos expositivo e interrogativo.

    Aulas práticas, privilegiando-se os métodos ativos, com recurso a exercícios práticos, estudos de caso, análise e discussão de artigos científicos.

    Visitas de estudo, para observação in loco e contato com os diferentes atores do sistema turístico.

    Avaliação:

    Prova escrita de avaliação 40% Trabalho prático 50% Participação 10%

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • ISO (International Organization for Standardization), 2015, Norma NP EN ISO 9001: 2015-Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos, Tradução do original do Instituto Português da Qualidade.
    • Pinto, Abel; Soares, Iolanda (2011) Sistemas de Gestão da Qualidade. Guia para a sua Implementação, Edições Sílabo.
    • Teixeira, S.J. (2019). ?Quality Management in Tourism Services - A Literature Review and Case Study?. Revista Turismo & Desenvolvimento, n.32, pp. 9 ? 24.

     

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