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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular introduz conceitos e princípios de gestão da qualidade, necessários para implementar e manter um sistema de gestão da qualidade de acordo com as normas da ISSO e da Organização Mundial do Turismo (UNWTO). A qualidade nos serviços e produtos turísticos constitui assim um fator de distinção para os destinos turísticos, nomeadamente para a hotelaria e restauração desses destinos. Pelas razões apontadas, torna-se vital a implementação de sistemas de gestão de qualidade, assim como a certificação das empresas turísticas, através de normas técnicas, aceites internacionalmente. Há uma necessidade premente do meio académico trabalhar em conjunto com o mercado que em Portugal ainda está no ínício deste processo de certicação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT225-5244
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Quadro concetual
1.1. Conceito de Qualidade no Turismo
1.2. Qualidade e o visitante/cliente
1.3. Padronização da Qualidade no Turismo
2. Da teoria à prática: implementação da Qualidade - gestão e ferramentas
2.1. Qualidade nos produtos e serviços turísticos
2.2. Implementação da gestão da qualidade
2.3. Marketing da Qualidade
2.4. Ferramentas para a Qualidade
2.5. Gestão da qualidade pessoal
2.6. Novas tecnologias de gestão da qualidade
3. Certificação e auditoria da gestão da qualidade
3.1. Garantia da qualidade
3.2 Normas da qualidade
3.3. A cultura de qualidade nos recursos humanos
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Objetivos
Objetivos
- Compreender o quadro conceptual da Gestão da Qualidade no sistema turístico;
- Conhecer os modelos, sistemas, e processo de implementação de um sistema de qualidade;
- Identificar a gestão pela qualidade total de acordo com a norma ISO 9001;
- Dominar metodologias, técnicas e ferramentas a utilizar na implementação da qualidade no setor do turismo.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teóricas com exposição da matéria e discussão de temas com recurso aos métodos expositivo e interrogativo.
Aulas práticas, privilegiando-se os métodos ativos, com recurso a exercícios práticos, estudos de caso, análise e discussão de artigos científicos.
Visitas de estudo, para observação in loco e contato com os diferentes atores do sistema turístico.
Avaliação:
Prova escrita de avaliação 40% Trabalho prático 50% Participação 10%
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- ISO (International Organization for Standardization), 2015, Norma NP EN ISO 9001: 2015-Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos, Tradução do original do Instituto Português da Qualidade.
- Pinto, Abel; Soares, Iolanda (2011) Sistemas de Gestão da Qualidade. Guia para a sua Implementação, Edições Sílabo.
- Teixeira, S.J. (2019). ?Quality Management in Tourism Services - A Literature Review and Case Study?. Revista Turismo & Desenvolvimento, n.32, pp. 9 ? 24.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não