filmeu

Disciplina Mercados e Produtos Turísticos

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular tem como principal objetivo abordar conceitos relevantes para a gestão de produtos turísticos, nomeadamente, destinos e organizações turísticas. Este visa preparar os alunos para aplicar essas contribuições em contextos práticos, a fim de obter vantagens competitivas nos mercados doméstico e global. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Elementos do produto turístico: Uma visão de componentes e benefícios; Componentes do produto geral/Componentes do produto específico

    2. Características diferenciadoras dos serviços turísticos: 7 Ps de serviços; Características diferenciadoras dos serviços/Características diferenciadoras dos serviços turísticos

    3. Comportamento e motivações do consumidor: Fatores que influenciam as decisões dos turistas; Processo de tomada de decisão dos turistas

    4. Segmentação de mercado na indústria do turismo: Conceitos de segmentação aplicados ao turismo; Critérios para definição de segmentos

    5. Estudos de caso de produtos turísticos: Caracterização, identificação de elementos da oferta e mercados, análise de tendências na evolução dos produtos definidos

    6. Processo de design liderado pelo usuário: Principais conceitos; Laboratório de prototipagem para ser executado durante todo o curso

  • Objetivos

    Objetivos

    No final da UC, os alunos deverão ser capazes de:

    - Compreender como os produtos turísticos se diferenciam dos bens e serviços de consumo, bem como a gestão dessas características;

    - Compreender como os produtos turísticos devem interagir e criar valor para os consumidores em ambientes digitais, habilidade essencial à gestão de qualquer produto no mercado contemporâneo;

    - Compreender os principais métodos e critérios de segmentação na indústria do turismo, de forma a gerir produtos competitivos num mercado cada vez mais exigente e especializado;

    - Compreender as diferentes motivações e traços de comportamento dos consumidores turísticos, de forma a elaborar produtos que apelem a tais motivações e criem valor para o consumidor final.

    - Compreender a importância do design liderado pelo usuário na criação de produtos turísticos e aprender a criar um produto turístico usando técnicas aprendidas em sala de aula.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Além das aulas teóricas, as aulas incluem atividades práticas, como discussões temáticas, análises de estudos de caso, atividades de pesquisa, com o objetivo de interpretar, filtrar informação, ter sentido crítico e criatividade. A metodologia eleita pretende ainda estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas, desenvolvendo as suas capacidades críticas e as suas aptidões para um estudo autónomo. Pretende-se proporcionar cenários de aprendizagem diferenciados, nomeadamente a realização de trabalhos que mobilizem conhecimentos e sinergias entre alunos, com outras unidades curriculares, como Planeamento e Desenvolvimento do Turismo. 

    A avaliação contínua compreende: uma apresentação, um relatório, um teste e participação nas aulas. O comportamento e participação nas aulas correspondem a 20%, a apresentação, 20%, o relatório final, 30% e o teste, 30% da nota final. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Giotis, G., & Papadionysiou, E. (2022). The Role of Managerial and Technological Innovations in the Tourism Industry: A Review of the Empirical Literature. Sustainability, 14, 5182. https://doi.org/10.3390/su14095182
    • Streimikiene, D., Svagzdiene, B., Jasinskas, E. & Simanavicius, A. (2021). Sustainable tourism development and competitiveness: The systematic literature review. Sustainable Development. 29:259–271. https://doi.org/10.1002/sd.2133
    • Traskevich, A., & Fontanari, M. (2023). Tourism Potentials in Post COVID19: The Concept of Destination Resilience for Advanced Sustainable Management in Tourism. Tourism Planning & Development, 20:1, 12-36, DOI: 10.1080/21568316.2021.1894599
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios