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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular tem como principal objetivo abordar conceitos relevantes para a gestão de produtos turísticos, nomeadamente, destinos e organizações turísticas. Este visa preparar os alunos para aplicar essas contribuições em contextos práticos, a fim de obter vantagens competitivas nos mercados doméstico e global.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT225-16449
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Elementos do produto turístico: Uma visão de componentes e benefícios; Componentes do produto geral/Componentes do produto específico
2. Características diferenciadoras dos serviços turísticos: 7 Ps de serviços; Características diferenciadoras dos serviços/Características diferenciadoras dos serviços turísticos
3. Comportamento e motivações do consumidor: Fatores que influenciam as decisões dos turistas; Processo de tomada de decisão dos turistas
4. Segmentação de mercado na indústria do turismo: Conceitos de segmentação aplicados ao turismo; Critérios para definição de segmentos
5. Estudos de caso de produtos turísticos: Caracterização, identificação de elementos da oferta e mercados, análise de tendências na evolução dos produtos definidos
6. Processo de design liderado pelo usuário: Principais conceitos; Laboratório de prototipagem para ser executado durante todo o curso
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Objetivos
Objetivos
No final da UC, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender como os produtos turísticos se diferenciam dos bens e serviços de consumo, bem como a gestão dessas características;
- Compreender como os produtos turísticos devem interagir e criar valor para os consumidores em ambientes digitais, habilidade essencial à gestão de qualquer produto no mercado contemporâneo;
- Compreender os principais métodos e critérios de segmentação na indústria do turismo, de forma a gerir produtos competitivos num mercado cada vez mais exigente e especializado;
- Compreender as diferentes motivações e traços de comportamento dos consumidores turísticos, de forma a elaborar produtos que apelem a tais motivações e criem valor para o consumidor final.
- Compreender a importância do design liderado pelo usuário na criação de produtos turísticos e aprender a criar um produto turístico usando técnicas aprendidas em sala de aula.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Além das aulas teóricas, as aulas incluem atividades práticas, como discussões temáticas, análises de estudos de caso, atividades de pesquisa, com o objetivo de interpretar, filtrar informação, ter sentido crítico e criatividade. A metodologia eleita pretende ainda estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas, desenvolvendo as suas capacidades críticas e as suas aptidões para um estudo autónomo. Pretende-se proporcionar cenários de aprendizagem diferenciados, nomeadamente a realização de trabalhos que mobilizem conhecimentos e sinergias entre alunos, com outras unidades curriculares, como Planeamento e Desenvolvimento do Turismo.
A avaliação contínua compreende: uma apresentação, um relatório, um teste e participação nas aulas. O comportamento e participação nas aulas correspondem a 20%, a apresentação, 20%, o relatório final, 30% e o teste, 30% da nota final.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Giotis, G., & Papadionysiou, E. (2022). The Role of Managerial and Technological Innovations in the Tourism Industry: A Review of the Empirical Literature. Sustainability, 14, 5182. https://doi.org/10.3390/su14095182
- Streimikiene, D., Svagzdiene, B., Jasinskas, E. & Simanavicius, A. (2021). Sustainable tourism development and competitiveness: The systematic literature review. Sustainable Development. 29:259–271. https://doi.org/10.1002/sd.2133
- Traskevich, A., & Fontanari, M. (2023). Tourism Potentials in Post COVID19: The Concept of Destination Resilience for Advanced Sustainable Management in Tourism. Tourism Planning & Development, 20:1, 12-36, DOI: 10.1080/21568316.2021.1894599
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não