filmeu

Disciplina Mercados e Produtos Turísticos

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Mercados e Produtos Turísticos oferece uma análise aprofundada dos mercados turísticos e do comportamento dos consumidores, com um foco especial em Portugal enquadrando também perspectivas externas. Proporciona conhecimentos sobre o desenvolvimento de produtos turísticos inovadores e sustentáveis, estratégias eficazes de marketing e a garantia da qualidade dos serviços. Esta disciplina capacita os alunos a compreenderem as tendências do mercado, promovendo a competitividade e a sustentabilidade no setor turístico português.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Elementos do produto turístico: Uma visão de componentes e benefícios; Componentes do produto geral/Componentes do produto específico 2. Características diferenciadoras dos serviços turísticos: 7 Ps de serviços; Características diferenciadoras dos serviços/Características diferenciadoras dos serviços turísticos 3. Comportamento e motivações do consumidor: Fatores que influenciam as decisões dos turistas; Processo de tomada de decisão dos turistas 4. Segmentação de mercado na indústria do turismo: Conceitos de segmentação aplicados ao turismo; Critérios para definição de segmentos 5. Estudos de caso de produtos turísticos: Caracterização, identificação de elementos da oferta e mercados, análise de tendências na evolução dos produtos definidos 6. Processo de design liderado pelo usuário: Principais conceitos; Laboratório de prototipagem para ser executado durante todo o curso
  • Objetivos

    Objetivos

      No final da UC, os alunos deverão ser capazes de: - Compreender como os produtos turísticos se diferenciam dos bens e serviços de consumo, bem como a gestão dessas características; - Compreender como os produtos turísticos devem interagir e criar valor para os consumidores em ambientes digitais, habilidade essencial à gestão de qualquer produto no mercado contemporâneo; - Compreender os principais métodos e critérios de segmentação na indústria do turismo, de forma a gerir produtos competitivos num mercado cada vez mais exigente e especializado; - Compreender as diferentes motivações e traços de comportamento dos consumidores turísticos, de forma a elaborar produtos que apelem a tais motivações e criem valor para o consumidor final. - Compreender a importância do design liderado pelo usuário na criação de produtos turísticos e aprender a criar um produto turístico usando técnicas aprendidas em sala de aula.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Além das aulas teóricas, as aulas incluem atividades práticas, como discussões temáticas, análises de estudos de caso, atividades de pesquisa, com o objetivo de interpretar, filtrar informação, ter sentido crítico e criatividade. A metodologia eleita pretende ainda estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas, desenvolvendo as suas capacidades críticas e as suas aptidões para um estudo autónomo. Para apoiar o processo de ensino-aprendizagem de forma inovadora, podem ser utilizadas metodologias como a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), que envolve os alunos na resolução de problemas reais do mercado turístico. Aulas invertidas (flipped classroom) permitem que os alunos estudem os conteúdos teóricos em casa e usem o tempo de aula para atividades práticas e discussões. A avaliação contínua compreende: um trabalho de grupo e um teste escrito. O trabalho de grupo corresponde a 40% e o teste escrito a 60% da nota final. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Giotis, G., & Papadionysiou, E. (2022). The Role of Managerial and Technological Innovations in the Tourism Industry: A Review of the Empirical Literature. Sustainability, 14, 5182. https://doi.org/10.3390/su14095182 Streimikiene, D., Svagzdiene, B., Jasinskas, E. & Simanavicius, A. (2021). Sustainable tourism development and competitiveness: The systematic literature review. Sustainable Development. 29:259–271. https://doi.org/10.1002/sd.2133 Hall, C. M. (Ed.). (2024). The Wiley Blackwell companion to tourism. John Wiley & Sons. DOI:10.1002/9781119753797 Prayag, G. (2024). Consumer Behaviour in Tourism. The Wiley Blackwell Companion to Tourism, 32-45. https://doi.org/10.1002/9781119753797.ch3
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios