filmeu

Disciplina Marketing dos Produtos e Destinos Turísticos

  • Apresentação

    Apresentação

    O principal objetivo da unidade curricular é fornecer o conhecimento básico sobre os conceitos de marketing e sua aplicação ao turismo, tanto a nível dos destinos, como das organizações, preparando os alunos para aplicá-los em contextos práticos com vistas à obtenção de vantagens competitivas nos mercados doméstico e global. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Estratégia de Marketing
      • Elementos e passos da estratégia
      • Ferramentas de planeamento
      • Características dos produtos e serviços Turísticos
    2. Características diferenciadoras dos produtos turísticos
      • Posicionamento dos produtos e seviços
      • Características diferenciadoras dos serviços
      • Características diferenciadoras dos serviços turísticos
    3. Motivações e comportamento do consumidor no turismo
      • Fatores de influência 
      • Modelo de tomada de decisão por turistas
      • Marketing de relacionamento
    4. Marketing Mix do mercado no turismo
      • Os 4 Ps aplicados nos produtos turístico
      • Os 8 Ps aplicados nos serviços turísticos
      • Contexto digital da comunicação no Turismo
    5. Formulação de produtos turísticos
      • Perspetivas dos componentes e dos benefícios
      • Componentes dos produtos geral e específico
      • Cocriação e a participação do consumidor
  • Objetivos

    Objetivos

    Ao fim da Unidade Curricular, os alunos deverão ser capazes de:

    1. Dominar conceitos básicos de estratégia de Marketing
    2. Perceber as motivações e o comportamento dos consumidores no turismo.
    3. Segmentar adequadamente o mercado de produtos turísticos e planear o marketing de acordo com os segmentos identificados.
    4. Formular produtos turísticos competitivos através de uma gestão eficiente dos recursos disponíveis..
    5. Gerir o marketing de produtos turísticos no contexto do marketing digital.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Para além das aulas teóricas, as aulas incluem actividades como debates, estudos de casos e questionários. A avaliação é composta por três elementos: Um trabalho final, um teste e outras actividades. O trabalho final consiste na criação de um novo produto turístico. Os alunos devem efetuar uma análise de mercado, definir um público-alvo e desenvolver uma estratégia de marketing adequada para o mesmo aliando uma componente prática com um caso do mercado com a teoria através de uma revisão de liter. 
    O teste é objetivo, mas exige um elevado grau de interpretação, bem como a capacidade de aplicar os conteúdos na prática. As actividades incluem, para além de questionários e debates, a apresentação de um seminário que visa desenvolver a autonomia na investigação. O desempenho nesta componente é controlado pela submissão das actividades no Moodle e pelo registo da participação e desempenho nas actividades realizadas e/ou treinadas em sala de aula.
    Trabalho - 55%  
    Teste - 30%.
    Participação - 15%
    
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Achrol, R. S., & Kotler, P. (2022). Distributed marketing networks: The fourth industrial revolution. Journal of Business Research, 150, 515-527.
    Buhalis, D., Leung, D., & Lin, M. (2023). Metaverse is a disruptive technology revolutionizing tourism management and marketing. Tourism Management, 97, 104724.
    Deb, S. K., Nafi, S. M., & Valeri, M. (2022). Promoting tourism business through digital marketing in the new normal era: a sustainable approach. European Journal of Innovation Management.
    Hassan, A., Pulido-Fernández, J. I., Sharma, A. (2020). Sustainable destination branding and marketing strategies for tourism development, CABI, Oxfordshire
    Middleton, V., Fyall, A., Morgan, M. (2009). Marketing in Travel and Tourism, Oxford, Elsevier

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios