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Disciplina Gestão Hoteleira

  • Apresentação

    Apresentação

    Portugal, destino turistico eminentemente emissor, tem como um dos seus fatores de atração a
    qualidade da oferta de alojamento. Num destino que registou, em 2018, 57,6 milhões de dormidas nos
    alojamentos hoteleiros, a sua industria hoteleira acentua a preocupação pela oferta de empreendimentos
    distintivos, valorizando a qualidade do serviço prestado.
    A unidade curricular de Gestão Hoteleira visa dotar os alunos dos conhecimentos que permitam
    compreender os diversos conceitos e eixos subjacentes á operação hoteleira e atuar na gestão de
    operações duma unidade hoteleira, nomeadamnete nas suas ofertas de alojamento e de comidas e
    bebidas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A Gestão de Alojamento: enquadramento e conceitos básicos
    O Departamento de Receção/Front-Office
    O departamento de Andares/Housekeeping
    O departamento de Reservas/Back-Office
    Descritivo de Funções
    O departamento de F&B
    Gestão Orçamental
    Gestão Hoteleira e de outros estabelecimentos de alojamento e F&B

  • Objetivos

    Objetivos

    A Unidade curricular de Gestão Hoteleira visa contribuir para a formação dos alunos ao nível
    do conhecimento, planeamento e gestão operacional dos estabelecimentos hoteleiros e outros.
    A boa gestão das unidades hoteleiras é fundamental numa indústria cada vez mais competitiva, de
    forma a alcançar os objetivos económicos definidos e assim rentabilizar o investimento hoteleiro.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Clayton B. (2011). Introduction to the Hospitality Industry, 8th edition, Kindle Edition. ISBN 978-0470399163
    Costa, R. (2012). Introdução à Gestão Hoteleira, 4ª edição, Almedina. ISBN 9789727578603
    Hidalgo, A., Martín-Barroso, D., Nuñez-Serrano, J. A., Turrión, J., & Velázquez, F. J. (2022). Does hotel management matter to overcoming the COVID-19 crisis? The Spanish case. Tourism Management, 88, 104395.
    Kirk, D. (2010). Environmental management for hotels. Routledge.
    Moser, F. (2002). Manual de Gestão de Alimentação e Bebidas, CETOP. ISBN 9789726415213
    Xu, S., Stienmetz, J., & Ashton, M. (2020). How will service robots redefine leadership in hotel management? A Delphi approach. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 32(6), 2217-2237.

INSCRIÇÃO AVULSO
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