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Apresentação
Apresentação
Esta disciplina integra o plano de formação geral em Transformação Digital da licenciatura em Turismo. Os seus objetivos principais são fornecer aos alunos conhecimentos amplos e específicos que lhes permitam compreender e dominar os tipos, características e papel da Transformação Digital na sociedade em geral, e particularmente nas empresas do setor do Turismo.
Além disso, capacita os alunos a utilizarem os conhecimentos adquiridos no suporte e gestão das tecnologias ligadas ao meio empresarial do setor do turismo. Aprendem a especificar e selecionar novas tecnologias e a conhecer as metodologias de desenvolvimento, bem como os aspectos core a serem considerados.
Esta Unidade Curricular surge como uma resposta essencial às necessidades atuais do setor do turismo, preparando os alunos para enfrentar os desafios e capitalizar as oportunidades apresentadas pela Transformação Digital.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT225-22968
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Esta UC detém os seguintes conteúdos programáticos (CPs):
CP1 [Transformação digital]
¿ O conceito de transformação digital
¿ Os drivers da mudança
¿ O propósito da mudança
¿ A importância da cultura organizacional
CP2 [Promover e gerir a mudança]
¿ Mudança organizacional e gestão da mudança organizacional
¿ Promover a inovação centrada nas pessoas
¿ Do smart doing ao smart living
¿ As tecnologias (mobile) de suporte à mudança disruptiva
¿ O método AGILE
CP3 [Diagnóstico e avaliação]
¿ Como retirar valor dos big data
¿ Big data aplicados ao diagnóstico e à melhoria contínua da transformação digital
CP4 [Estratégia integrada de transformação digital]
¿ Planeamento e implementação estratégica integrada
¿ O futuro das organizações do sector do turismo “digitalmente transformadas”
CP5 [Casos de estudo]
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Objetivos
Objetivos
Introdução dos principais conceitos e competências digitais em que as organizações devem investir para tirar partido da evolução tecnológica que se tem feito sentir, existindo a necessidade do turismo adotar um modelo de negócio baseado no digital:
OA1. Compreender a relação entre desenvolvimento tecnológico e mudança organizacional;
OA2. Conhecer as principais tecnologias que, atualmente, são drivers de mudança organizacional;
OA3. Reconhecer a importância da mobilidade como elemento core das principais tecnologias atuais;
OA4. Articular o diagnóstico à organização, a sua missão e orientação estratégica, e a capacidade de planeamento e implementação de ações de transformação digital;
OA5. Adquirir/relembrar conhecimentos sobre estrutura organizacional, mudança organizacional e a sua gestão e cultura organizacional, e mobilizar esses conhecimentos para implementar a transformação digital.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de Ensino-aprendizagem desta UC é ativa, onde o aluno é o centro e o maior responsável pelo processo de aprendizagem, isto é, há um claro incentivo ao desenvolvimento da capacidade de absorção de conteúdos de maneira autónoma e participativa, através de análises de casos, promoção de conteúdos digitais e discussão crítica dos mesmos, sustentando conteúdos teóricos ministrados.
Adicionalmente, os alunos são desafiados a realizar projetos individuais e de grupo, com vista a serem apresentados e assim solidificar os conhecimentos adquiridos.
Uso de ferramentas interativas para jogos de aprendizagem em grupo, como por exemplo Kahoot.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Slides de TD, disponíveis na plataforma e-learning Moodle
¿ Hodges, J. (2021). Managing and Leading People through Organizational Change: The theory and practice of sustaining change through people. New York: Kogan Page.
¿ Kotter, J. (2008). “Leading Change: Why transformation efforts fail”. Harvard Business Review.
¿ Lang, V. (2021). Digital Fluency: Understanding the basics of Artificial Intelligence, blockchain technology, quantum computing and their applications to digital transformation. Germany: Apress.
¿ Lorizio, N.P. (2021). Digitalization: The new normal of the post-pandemic world. Independently published.
¿ Perkin, N. & Abraham, P. (2021). Building the Agile Business through Digital Transformation. New York: Kogan Page.
¿ Siebel, T. (2019). Digital Transformation: Survive and thrive in an era of mass extinction. New York: Rosetta Books.
¿ Teixeira-Botelho, I. & Dias, P. (2020). Smarketing: Como o marketing mobile está a mudar Portugal. Lisboa: Edições Sílabo.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não