filmeu

Disciplina Transformação Digital no Turismo

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta disciplina integra o plano de formação geral em Transformação Digital da licenciatura em Turismo. Os seus objetivos principais são fornecer aos alunos conhecimentos amplos e específicos que lhes permitam compreender e dominar os tipos, características e papel da Transformação Digital na sociedade em geral, e particularmente nas empresas do setor do Turismo.
    Além disso, capacita os alunos a utilizarem os conhecimentos adquiridos no suporte e gestão das tecnologias ligadas ao meio empresarial do setor do turismo. Aprendem a especificar e selecionar novas tecnologias e a conhecer as metodologias de desenvolvimento, bem como os aspectos core a serem considerados.
    Esta Unidade Curricular surge como uma resposta essencial às necessidades atuais do setor do turismo, preparando os alunos para enfrentar os desafios e capitalizar as oportunidades apresentadas pela Transformação Digital.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Esta UC detém os seguintes conteúdos programáticos (CPs):
    CP1 [Transformação digital]
    ¿ O conceito de transformação digital
    ¿ Os drivers da mudança
    ¿ O propósito da mudança
    ¿ A importância da cultura organizacional
    CP2 [Promover e gerir a mudança]
    ¿ Mudança organizacional e gestão da mudança organizacional
    ¿ Promover a inovação centrada nas pessoas
    ¿ Do smart doing ao smart living
    ¿ As tecnologias (mobile) de suporte à mudança disruptiva
    ¿ O método AGILE 
    CP3 [Diagnóstico e avaliação]
    ¿ Como retirar valor dos big data
    ¿ Big data aplicados ao diagnóstico e à melhoria contínua da transformação digital
    CP4 [Estratégia integrada de transformação digital]
    ¿ Planeamento e implementação estratégica integrada
    ¿ O futuro das organizações do sector do turismo “digitalmente transformadas”
    CP5 [Casos de estudo]

  • Objetivos

    Objetivos

    Introdução dos principais conceitos e competências digitais em que as organizações devem investir para tirar partido da evolução tecnológica que se tem feito sentir, existindo a necessidade do turismo adotar um modelo de negócio baseado no digital:
    OA1. Compreender a relação entre desenvolvimento tecnológico e mudança organizacional;
    OA2. Conhecer as principais tecnologias que, atualmente, são drivers de mudança organizacional;
    OA3. Reconhecer a importância da mobilidade como elemento core das principais tecnologias atuais;
    OA4. Articular o diagnóstico à organização, a sua missão e orientação estratégica, e a capacidade de planeamento e implementação de ações de transformação digital;
    OA5. Adquirir/relembrar conhecimentos sobre estrutura organizacional, mudança organizacional e a sua gestão e cultura organizacional, e mobilizar esses conhecimentos para implementar a transformação digital.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de Ensino-aprendizagem desta UC é ativa, onde o aluno é o centro e o maior responsável pelo processo de aprendizagem, isto é, há um claro incentivo ao desenvolvimento da capacidade de absorção de conteúdos de maneira autónoma e participativa, através de análises de casos, promoção de conteúdos digitais e discussão crítica dos mesmos, sustentando conteúdos teóricos ministrados.
    Adicionalmente, os alunos são desafiados a realizar projetos individuais e de grupo, com vista a serem apresentados e assim solidificar os conhecimentos adquiridos.
    Uso de ferramentas interativas para jogos de aprendizagem em grupo, como por exemplo Kahoot.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Slides de TD, disponíveis na plataforma e-learning Moodle

    ¿ Hodges, J. (2021). Managing and Leading People through Organizational Change: The theory and practice of sustaining change through people. New York: Kogan Page.

    ¿ Kotter, J. (2008). “Leading Change: Why transformation efforts fail”. Harvard Business Review.

    ¿ Lang, V. (2021). Digital Fluency: Understanding the basics of Artificial Intelligence, blockchain technology, quantum computing and their applications to digital transformation. Germany: Apress.

    ¿ Lorizio, N.P. (2021). Digitalization: The new normal of the post-pandemic world. Independently published.

    ¿ Perkin, N. & Abraham, P. (2021). Building the Agile Business through Digital Transformation. New York: Kogan Page.

    ¿ Siebel, T. (2019). Digital Transformation: Survive and thrive in an era of mass extinction. New York: Rosetta Books.

    ¿ Teixeira-Botelho, I. & Dias, P. (2020). Smarketing: Como o marketing mobile está a mudar Portugal. Lisboa: Edições Sílabo.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios