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Apresentação
Apresentação
Esta UC apresenta a Gestão de Empresas numa perspetiva integrada, percorrendo-se as várias disciplinas que as integram. Procura-se que os alunos compreendam a forma como se integram e contribuem para o alinhamento da organização.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT225-5843
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. As empresas turísticas/hoteleiras
Os gestores, a gestão e as empresas
II. O conceito de estratégia e gestão
A estratégia e a gestão na hotelaria/turismo
III. Os tipos de estratégias na gestão
As estratégias nacionais
As estratégias internacionais
A estratégia de internacionalização
As alianças estratégicas
As fusões e aquisições
IV. Fundamentos de organização de empresas
Estruturas organizativas
Liderança
Motivação
Cultura
V. A implementação estratégica e de gestão
Os programas, planos, orçamentos e procedimentos
Elaboração de um business plan
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Objetivos
Objetivos
OA1. Obter uma visão clara da globalidade da empresa turística, da sua estrutura, dos seus processos e funções;
OA2. Entender como uma empresa turística molda os seus limites, as suas fronteiras, e como a empresa deteta oportunidades e formula as suas estratégias;
OA3. Ter um bom nível de conhecimento dos conceitos que servem de base à interpretação da realidade da empresa turística;
OA4. Melhorar a tomada de decisão na posse de modelos e métodos qualitativos e quantitativos de análise Preparar alternativas de ação face às alterações no ambiente externo
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As sessões são essencialmente teórico/práticas, privilegiando-se metodologias ativas de aprendizagem: estudos de caso, prática simulada, focus groups, etc.
A aprovação na disciplina será alcançada com uma avaliação igual ou superior a 10.
A metodologia de ensino-aprendizagem adotada assenta na articulação entre o ensino teo¿rico (T) e o ensino teórico-prático e pressupõe a realização das seguintes atividades:
1- Avaliação contínua que terá uma ponderação de 40% e que consistirá, fundamentalmente, dois testes progressivos (acumulativos da matéria) obrigatórios, realizados ao longo do semestre e previamente programados com a turma.
2- Trabalho de investigação a combinar com o professor, com a ponderação de 40%.
Como metodologia inovadora de suporte ao processo de ensino-aprendizagem será utilizada a aprendizagem online e recursos digitais interativos, bem como uma Simulação de negócios para o desenvolvimento do Business Plan.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ferreira, M. P., Marques, T., Reis, N., Santos, J.C., (2010), Gestão Empresarial. Lisboa: Lidel, Coleção Manual Prático Lidel
Dias, A., Varela, M, Costa, J. (2013). Excelência organizacional. Lisboa: Bnomics
Teixeira, Sebastião (2016). Gestão das Organizações. Lisboa: Escolar Editora
Hitt, M. A.; Ireland, R. D.; Hoskisson, R. E.. STRATEGIC MANAGEMENT: Competitiveness & Globalization - Concepts and Cases. Cengage Learning, Boston, 2017.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não