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Disciplina Gestão de Empresas Turísticas

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC apresenta a Gestão de Empresas numa perspetiva integrada, percorrendo-se as várias disciplinas que as integram. Procura-se que os alunos compreendam a forma como se integram e contribuem para o alinhamento da organização.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. As empresas turísticas/hoteleiras

    Os gestores, a gestão e as empresas

    II. O conceito de estratégia e gestão

    A estratégia e a gestão na hotelaria/turismo

    III. Os tipos de estratégias na gestão

    As estratégias nacionais

    As estratégias internacionais

    A estratégia de internacionalização

    As alianças estratégicas

    As fusões e aquisições

    IV. Fundamentos de organização de empresas

    Estruturas organizativas

    Liderança

    Motivação

    Cultura

    V. A implementação estratégica e de gestão

    Os programas, planos, orçamentos e procedimentos

    Elaboração de um business plan

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Obter uma visão clara da globalidade da empresa turística, da sua estrutura, dos seus processos e funções;

    OA2. Entender como uma empresa turística molda os seus limites, as suas fronteiras, e como a empresa deteta oportunidades e formula as suas estratégias;

    OA3. Ter um bom nível de conhecimento dos conceitos que servem de base à interpretação da realidade da empresa turística;

    OA4. Melhorar a tomada de decisão na posse de modelos e métodos qualitativos e quantitativos de análise Preparar alternativas de ação face às alterações no ambiente externo

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As sessões são essencialmente teórico/práticas, privilegiando-se metodologias ativas de aprendizagem: estudos de caso, prática simulada, focus groups, etc.

    A aprovação na disciplina será alcançada com uma avaliação igual ou superior a 10.

    A metodologia de ensino-aprendizagem adotada assenta na articulação entre o ensino teo¿rico (T) e o ensino teórico-prático e pressupõe a realização das seguintes atividades:

    1- Avaliação contínua que terá uma ponderação de 40% e que consistirá, fundamentalmente, dois testes progressivos (acumulativos da matéria) obrigatórios, realizados ao longo do semestre e previamente programados com a turma.

    2- Trabalho de investigação a combinar com o professor, com a ponderação de 40%.

    Como metodologia inovadora de suporte ao processo de ensino-aprendizagem será utilizada a aprendizagem online e recursos digitais interativos, bem como uma Simulação de negócios para o desenvolvimento do Business Plan.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ferreira, M. P., Marques, T., Reis, N., Santos, J.C., (2010), Gestão Empresarial. Lisboa: Lidel, Coleção Manual Prático Lidel

    Dias, A., Varela, M, Costa, J. (2013). Excelência organizacional. Lisboa: Bnomics

    Teixeira, Sebastião (2016). Gestão das Organizações. Lisboa: Escolar Editora

    Hitt, M. A.; Ireland, R. D.; Hoskisson, R. E.. STRATEGIC MANAGEMENT: Competitiveness & Globalization - Concepts and Cases. Cengage Learning, Boston, 2017.

     

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