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Apresentação
Apresentação
O objetivo desta unidade curricular é capacitar os alunos a compreenderem os princípios de desenho e estruturação de experiências turísticas inovadoras e memoráveis. Os alunos aprenderão a combinar elementos culturais, sociais, ambientais e económicos para criar experiências autênticas que atendam às necessidades e expectativas dos turistas.
Sendo uma UC de grande interacção e desenvolvimento da capacidade crítica e criativa individual e em grupo, pretende-se dinamizar um ambiente propício para que os estudantes estejam aptos a analisar, criar e estruturar experiências turísticas únicas, atraentes e alinhadas com as necessidades do mercado actual e do futuro assim como dos turistas em ambientes multiculturais.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT225-22966
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 - Introdução à Experiência Turística
2 - Compreendendo o Perfil do Viajante
3 - Design de Experiências Turísticas
4 - Storytelling e a Narrativa das Experiências
5 - Design de Roteiros Turísticos
6 - Experiências Online, Tecnologia e Inovação, e Turismo 4.0
7 - Sustentabilidade e Responsabilidade Social no Turismo
8 - O Papel das Parcerias na Estruturação de Experiências
9 - Experiências Imersivas e Temáticas
10 - O Papel da Gastronomia nas Experiências Turísticas
11 - Avaliação e Medição do Sucesso das Experiências Turísticas
12 - Adaptação de Experiências ao Público Internacional
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Objetivos
Objetivos
Pretende-se capacitar o estudante para a compreensão do conceito das experiências turísticas e do seu contributo como proposta de valor acrescentado para as organizações e consumidores.
Paralelamente a UC visa reforçar o reconhecimento da importância do desenvolvimento de experiências turísticas únicas e memoráveis como alternativa à oferta tradicional.
São ainda objetivos da UC que o estudante compreenda a importância da plataforma relacional e experiencial para a fidelização;
Aplique os conceitos de turismo e marketing de experiências às organizações;
Conceba, desenvolva e implemente experiências turísticas para realidades organizacionais de perfis distintos;
Tome decisões sobre a conceção, desenvolvimento e implementação de experiências turísticas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Com o objectivo de aproximar as metodologias de aprendizagem às directivas actuais de um ensino centrado no estudante, aplicar-se-ão as seguintes acções:
Pretende-se a utilização do Moodle para agilizar a troca de informação recolhida e a discussão entre os grupos sobre os temas em análise que serão realizados em ambiente externo ao ambiente de sala. O uso desta plataforma para estes fins corresponde à orientação da A3ES no sentido de dinamizar e promover "comunidades de aprendizagem em ambientes virtuais" e "aprendizagem cooperativa".
A Exposição Interactiva será aplicada preferencialmente, conjuntamente com métodos centrados na Indagação e na Cooperação, promovendo uma participação do aluno individual e da sua integração em grupos de trabalho e de pesquisa. Os métodos já utilizados de Problem-Based Learning e de Estudos de Caso serão reforçados na abordagem ao mercado de trabalho, nas visitas guiadas e aulas práticas, cumprindo a orientação da A3ES "Aprender no espaço de trabalho".
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Hosany, S., Sthapit, E., & Björk, P. (2022). Memorable tourism experience: A review and research agenda. Psychology & Marketing, 39(8), 1467-1486.
Hung, W. L., Lee, Y. J., & Huang, P. H. (2016). Creative experiences, memorability and revisit intention in creative tourism. Current Issues in Tourism, 19(8), 763-770.
Kim, J. H., Ritchie, J. B., & McCormick, B. (2012). Development of a scale to measure memorable tourism experiences. Journal of Travel research, 51(1), 12-25.
Noivo, M. A., Lopes Dias, Á., & Jiménez-Caballero, J. L. (2022). Connecting the dots between battlefield tourism and creative tourism: the case of the Peninsular War in Portugal. Journal of Heritage Tourism, 17(6), 648-668.
Seyfi, S., Hall, C. M., & Rasoolimanesh, S. M. (2020). Exploring memorable cultural tourism experiences. Journal of Heritage Tourism, 15(3), 341-357.
Tan, S. K., Kung, S. F., & Luh, D. B. (2013). A model of ‘creative experience’in creative tourism. Annals of tourism research, 41, 153-174.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não