filmeu

Disciplina Desenho e Estruturação de Experiencias Turísticas

  • Apresentação

    Apresentação

    O objetivo desta unidade curricular é capacitar os alunos a compreenderem os princípios de desenho e estruturação de experiências turísticas inovadoras e memoráveis. Os alunos aprenderão a combinar elementos culturais, sociais, ambientais e económicos para criar experiências autênticas que atendam às necessidades e expectativas dos turistas.

    Sendo uma UC de grande interacção e desenvolvimento da capacidade crítica e criativa individual e em grupo, pretende-se dinamizar um ambiente propício para que os estudantes estejam aptos a analisar, criar e estruturar experiências turísticas únicas, atraentes e alinhadas com as necessidades do mercado actual e do futuro assim como dos turistas em ambientes multiculturais.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 - Introdução à Experiência Turística

    2 - Compreendendo o Perfil do Viajante

    3 - Design de Experiências Turísticas

    4 - Storytelling e a Narrativa das Experiências

    5 - Design de Roteiros Turísticos

    6 - Experiências Online, Tecnologia e Inovação, e Turismo 4.0

    7 - Sustentabilidade e Responsabilidade Social no Turismo

    8 - O Papel das Parcerias na Estruturação de Experiências

    9 - Experiências Imersivas e Temáticas

    10 - O Papel da Gastronomia nas Experiências Turísticas

    11 - Avaliação e Medição do Sucesso das Experiências Turísticas

    12 - Adaptação de Experiências ao Público Internacional

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se capacitar o estudante para a compreensão do conceito das experiências turísticas e do seu contributo como proposta de valor acrescentado para as organizações e consumidores.

     Paralelamente a UC visa reforçar o reconhecimento da importância do desenvolvimento de experiências turísticas únicas e memoráveis como alternativa à oferta tradicional.

    São ainda objetivos da UC que o estudante compreenda a importância da plataforma relacional e experiencial para a fidelização;

    Aplique os conceitos de turismo e marketing de experiências às organizações;

    Conceba, desenvolva e implemente experiências turísticas para realidades organizacionais de perfis distintos;

    Tome decisões sobre a conceção, desenvolvimento e implementação de experiências turísticas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Com o objectivo de aproximar as metodologias de aprendizagem às directivas actuais de um ensino centrado no estudante, aplicar-se-ão as seguintes acções:

    Pretende-se a utilização do Moodle para agilizar a troca de informação recolhida e a discussão entre os grupos sobre os temas em análise que serão realizados em ambiente externo ao ambiente de sala. O uso desta plataforma para estes fins corresponde à orientação da A3ES no sentido de dinamizar e promover "comunidades de aprendizagem em ambientes virtuais" e "aprendizagem cooperativa".

    A Exposição Interactiva será aplicada preferencialmente, conjuntamente com métodos centrados na Indagação e na Cooperação, promovendo uma participação do aluno individual e da sua integração em grupos de trabalho e de pesquisa. Os métodos já utilizados de Problem-Based Learning e de Estudos de Caso serão reforçados na abordagem ao mercado de trabalho, nas visitas guiadas e aulas práticas, cumprindo a orientação da A3ES "Aprender no espaço de trabalho".

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Hosany, S., Sthapit, E., & Björk, P. (2022). Memorable tourism experience: A review and research agenda. Psychology & Marketing39(8), 1467-1486.

    Hung, W. L., Lee, Y. J., & Huang, P. H. (2016). Creative experiences, memorability and revisit intention in creative tourism. Current Issues in Tourism, 19(8), 763-770.

    Kim, J. H., Ritchie, J. B., & McCormick, B. (2012). Development of a scale to measure memorable tourism experiences. Journal of Travel research51(1), 12-25.

    Noivo, M. A., Lopes Dias, Á., & Jiménez-Caballero, J. L. (2022). Connecting the dots between battlefield tourism and creative tourism: the case of the Peninsular War in Portugal. Journal of Heritage Tourism17(6), 648-668.

    Seyfi, S., Hall, C. M., & Rasoolimanesh, S. M. (2020). Exploring memorable cultural tourism experiences. Journal of Heritage Tourism, 15(3), 341-357.

    Tan, S. K., Kung, S. F., & Luh, D. B. (2013). A model of ‘creative experience’in creative tourism. Annals of tourism research41, 153-174.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios