filmeu

Disciplina Arte e Turismo

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Arte e Turismo engloba a História da Arte referente a Portugal e relaciona-a com o Turismo nas formas da oferta e da procura. O foco está na identificação, caracterização e compreensão da Arte desenvolvida nos vários períodos históricos, desenvolvendo-se no discente o conhecimento dos recursos patrimoniais portugueses e as referências à Arte Europeia Ocidental. A Arte é essencial no âmbito do turismo e da construção do Turismo Cultural e, sendo leccionada no 2º ano, esta UC desenvolve e estrutura a base do conhecimento do aluno, aliando a história, os movimentos artísticos e as referências patrimoniais mais representativas de Portugal.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Introdução à Arte e Turismo
      1. História da Arte e a sua metodologia; Arte, poder, Identidades e turismo; Arte como fator de atração turística em contexto urbano e rural; Arte, museus e turismo; Importância da Arte para o Turismo e do Turismo para a divulgação da Arte; Perspetiva internacional sobre conservação e uso da obra de arte; Orientações da U.E. sobre a relação entre Arte e Turismo.

    2. Arte e Turismo na Europa e Mediterrâneo
    3. Pré-História;
    4. Antiguidade Pré-clássica: Egipto e Mesopotâmia;
    5. Antiguidade Clássica: Grécia e Roma;
    6. Medievalidade Cristã e Islâmica;
    7. NeoClassicismo e a afirmação das «antiguidades clássicas»;
    8. Maneirismo e a emergência das «antiguidades nacionais»;
    9. Barroco e o esplendor celebrativo;
    10. Neoclassicismo e prelúdios do Turismo: o Grand Tour;
    11. Contemporaneidade: entre o Romantismo e a Land-Art.
  • Objetivos

    Objetivos

    Demonstrar a relevância da cultura, em geral, e da arte, em particular, na motivação e no desenvolvimento do turismo, assim como a sua permanente inter-relação, em especial quanto às artes da Europa, consideradas pela UE como um dos dois pilares nucleares da promoção do Turismo Europeu; Explicitar o conceito de «arte» e os níveis de interpretação «iconográfica» e «iconológica», compreendendo a emergência da arte e da produção artística enquanto expressões a contextualizar geográfica e historicamente, interiorizando diferentes movimentos, estilos, categorias e tipologias artísticos, reconhecendo, ainda, os seus respectivos encomendantes, executantes e fruidores. Dotar os discentes dos instrumentos e recursos essenciais ao apuramento de diferentes competências específicas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Com o objectivo de aproximar as metodologias de aprendizagem às directivas actuais de um ensino centrado no estudante, aplicar-se-ão as seguintes acções:

    Pretende-se a utilização do Moodle para agilizar a troca de informação recolhida e a discussão entre os grupos sobre os temas em análise que serão realizados em ambiente externo ao ambiente de sala. O uso desta plataforma para estes fins corresponde à orientação da A3ES no sentido de dinamizar e promover "comunidades de aprendizagem em ambientes virtuais" e "aprendizagem cooperativa".

    A Exposição Interactiva será aplicada preferencialmente, conjuntamente com métodos centrados na Indagação e na Cooperação, promovendo uma participação do aluno individual e da sua integração em grupos de trabalho e de pesquisa. Os métodos já utilizados de Problem-Based Learning e de Estudos de Caso serão reforçados na abordagem ao mercado de trabalho, nas visitas guiadas e aulas práticas, cumprindo a orientação da A3ES "Aprender no espaço de trabalho"

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Custódio, J. coord (2010), 100 Anos de Património: memória e identidade Portugal 1910-2010,  Lisboa, IGESPAR ISBN: 978-989-8052-20-9PEREIRA, Paulo, Arte Portuguesa - História Essencial, Lisboa, Temas & Debates, 2011.
    • GOMBRICH, E.H., História da Arte, Lisboa, Público, 2005.

     

    • Pereira, P. (2008), Portugal - Património Mundial, Edição de Premium CIL, Lisboa.
    • Waterton, Emma e Steve Watson, ed. (2015) The Palgrave handbook of Contemporary Heritage Research,New York,Palgrave M

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios