filmeu

Disciplina Contemporaneidade no Turismo

  • Apresentação

    Apresentação

    O turismo tem sido uma dimensão central da globalização e pode ser usado como lente para refletir sobre muitas questões sobre identidade e patrimônio, comoditização, representação histórica e cultural, autenticidade e propriedade, neoliberalismo, desigualdade, relações de gênero e muito mais. Examinaremos várias formas de turismo, incluindo, mas não se limitando a: turismo criativo, nômades digitais e turismo de festivais. Temas do olhar, autenticidade, identidade, consumo, ritual e peregrinação serão considerados ao longo do período. Este curso apresenta o turismo como uma arena de investigação antropológica contemporânea, desde o surgimento da "antropologia do turismo" como um subcampo na década de 1970 até os principais debates teóricos do presente.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Turismo Contemporâneo: dinâmicas sociais, económicas e políticas no impacto do fenómeno turístico e na complexidade e riqueza do turismo.
    2. Metodologias qualitativas contemporâneas utilizadas na investigação em turismo.
    3. O turismo e suas implicações e impactos socioantropológicos no mundo contemporâneo: um fenômeno novo, massivo e seletivo ao mesmo tempo. Modernidade e pós-modernidade.
    4. Comoditização, encontros interculturais e autenticidade encenada no turismo.
    5. Estudo crítico-analítico de casos-modelo atuais para o Turismo Contemporâneo: Turismo Criativo (CREATOUR), Turismo Gastronômico, Festivais de Arte de Pequena Escala, Nômades Digitais, Turismo Voluntário e Turismo de Massa.

  • Objetivos

    Objetivos

    Ao final desta unidade curricular você deverá ser capaz de:
    ¿ Compreender as abordagens interpretativas básicas do turismo contemporâneo incluindo os estudos culturais e a sociologia relacionados com o turismo como campo de análise interdisciplinar.
    ¿ Compreender o quadro de comunicação entre turistas e comunidades locais.
    ¿ Avaliar os impactos mais amplos do desenvolvimento do turismo e as mudanças que o turismo induz às comunidades anfitriãs.
    ¿ Reconhecer e avaliar questões e dilemas éticos colocados no contexto do turismo.
    ¿ Interpretar e analisar questões relativas aos comportamentos e escolhas turísticas contemporâneas, bem como às políticas de desenvolvimento dos destinos turísticos.
    ¿ Desenvolver trabalho de pesquisa e aplicação de conhecimento para estudos de caso da indústria da vida real com motivação, autonomia e pensamento crítico.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão utilizadas ferramentas de pedagogia digital como Padlet e Menti e Escape rooms e métodos de aprendizagem baseados em projetos serão aplicados às atividades avaliadas. A reflexão e a discussão dos alunos serão estimuladas usando várias técnicas, como o aprendizado em equipe.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Samarathunga, W. H. M. S., & Cheng, L. (2021). Tourist gaze and beyond: State of the art. Tourism Review76(2), 344-357.Bruner, E. M. (1991). Transformation of self in tourism. Annals of tourism Research, 18(2), 238-250.

    Co¿kun, G. (2021). Authentic Experience in Tourism and Commodification. Journal of Tourism Leisure and Hospitality3(2), 95-102.

    Lehto, X., Davari, D., & Park, S. (2020). Transforming the guest–host relationship: A convivial tourism approach. International Journal of Tourism Cities6(4), 1069-1088.

    Cohen, S. A., & Cohen, E. (2019). New directions in the sociology of tourism. Current Issues in Tourism22(2), 153-172.

    Pritchard, A., & Morgan, N. J. (2017). Culture, identity and tourism representation: marketing Cymru or Wales?. In The Political Nature of Cultural Heritage and Tourism (pp. 383-396). Routledge.

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios