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Apresentação
Apresentação
O turismo tem sido uma dimensão central da globalização e pode ser usado como lente para refletir sobre muitas questões sobre identidade e patrimônio, comoditização, representação histórica e cultural, autenticidade e propriedade, neoliberalismo, desigualdade, relações de gênero e muito mais. Examinaremos várias formas de turismo, incluindo, mas não se limitando a: turismo criativo, nômades digitais e turismo de festivais. Temas do olhar, autenticidade, identidade, consumo, ritual e peregrinação serão considerados ao longo do período. Este curso apresenta o turismo como uma arena de investigação antropológica contemporânea, desde o surgimento da "antropologia do turismo" como um subcampo na década de 1970 até os principais debates teóricos do presente.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT225-22954
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Turismo Contemporâneo: dinâmicas sociais, económicas e políticas no impacto do fenómeno turístico e na complexidade e riqueza do turismo.
2. Metodologias qualitativas contemporâneas utilizadas na investigação em turismo.
3. O turismo e suas implicações e impactos socioantropológicos no mundo contemporâneo: um fenômeno novo, massivo e seletivo ao mesmo tempo. Modernidade e pós-modernidade.
4. Comoditização, encontros interculturais e autenticidade encenada no turismo.
5. Estudo crítico-analítico de casos-modelo atuais para o Turismo Contemporâneo: Turismo Criativo (CREATOUR), Turismo Gastronômico, Festivais de Arte de Pequena Escala, Nômades Digitais, Turismo Voluntário e Turismo de Massa.
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Objetivos
Objetivos
Ao final desta unidade curricular você deverá ser capaz de:
¿ Compreender as abordagens interpretativas básicas do turismo contemporâneo incluindo os estudos culturais e a sociologia relacionados com o turismo como campo de análise interdisciplinar.
¿ Compreender o quadro de comunicação entre turistas e comunidades locais.
¿ Avaliar os impactos mais amplos do desenvolvimento do turismo e as mudanças que o turismo induz às comunidades anfitriãs.
¿ Reconhecer e avaliar questões e dilemas éticos colocados no contexto do turismo.
¿ Interpretar e analisar questões relativas aos comportamentos e escolhas turísticas contemporâneas, bem como às políticas de desenvolvimento dos destinos turísticos.
¿ Desenvolver trabalho de pesquisa e aplicação de conhecimento para estudos de caso da indústria da vida real com motivação, autonomia e pensamento crítico.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão utilizadas ferramentas de pedagogia digital como Padlet e Menti e Escape rooms e métodos de aprendizagem baseados em projetos serão aplicados às atividades avaliadas. A reflexão e a discussão dos alunos serão estimuladas usando várias técnicas, como o aprendizado em equipe.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Samarathunga, W. H. M. S., & Cheng, L. (2021). Tourist gaze and beyond: State of the art. Tourism Review, 76(2), 344-357.Bruner, E. M. (1991). Transformation of self in tourism. Annals of tourism Research, 18(2), 238-250.
Co¿kun, G. (2021). Authentic Experience in Tourism and Commodification. Journal of Tourism Leisure and Hospitality, 3(2), 95-102.
Lehto, X., Davari, D., & Park, S. (2020). Transforming the guest–host relationship: A convivial tourism approach. International Journal of Tourism Cities, 6(4), 1069-1088.
Cohen, S. A., & Cohen, E. (2019). New directions in the sociology of tourism. Current Issues in Tourism, 22(2), 153-172.
Pritchard, A., & Morgan, N. J. (2017). Culture, identity and tourism representation: marketing Cymru or Wales?. In The Political Nature of Cultural Heritage and Tourism (pp. 383-396). Routledge.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não