filmeu

Disciplina Economia do Turismo

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular tem como principais objetivos o desenvolvimento e aplicação dos principais conceitos e ferramentas associadas á Economia para uma melhor análise e interpretação do mercado turistico e das empresas de turismo enquanto atores principais de desenvolvimento de serviços num mercado em constante dinamismo. A um nivel mais global visa também avaliar o impacto do turismo na economia de países e destinos e ainda enquadrá-los numa perspetiva de sustentabilidade.

    Ela visa assim dotar os alunos de competências fundamentais para uma melhor compreensão da atividade turirstica como atividade económica, dominio de instrumentos e ferramentas para o desenvolvimento das capacidades de análise económica do fenómeno turístico, com destaque para os respetivos impactos económicos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos:

    1 Turismo no Mundo e em Portugal

    2 Política Económica e Política do Turismo

    3 Mercados e Empresa Turística

    4 Efeitos Económicos do Turismo

    5 Avaliação Económica de Recursos Turísticos

    6 Contas Nacionais e Conta Satélite do Turismo

  • Objetivos

    Objetivos

    No final do semestre o aluno deve ter atingido os seguintes objetivos:
    a) Situar ao nível da aplicação de conhecimentos, a compreensão dos principais instrumentos de análise económica que enquadram a tomada de decisão em atividades inseridas dentro do sector do turismo, bem como um correto entendimento das temáticas multidisciplinares que condicionam essa tomada de decisão;
    b) ao nível da análise e avaliação, a capacidade de identificação de todas as variáveis que tem impacto no desenvolvimento do turismo como atividade económica, cumulativamente sustentável.

    Com estes conhecimentos adquiridos, considera-se que o aluno estará em condições de interpretar o enquadramento macro e micro económico dum destino visando a sua utilização em prol duma atividade turistica sustentável.

    Consideram-se aptidões que favorecem a prossecução dos objetivos a atingir a capacidade analitica, de busca de causas, e de sintese, a observação e a curiosidade e o gosto pelo cálculo matemático.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Utilização de instrumentos e ferramentais digitais, com concurso de videos, artigos científicos, páginas web institucionais (nacionais e internacionais) e inteligência artificial

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • BEIRMAN, D. - Tourism Crises and Destination Recovery. 1st. ed. London: Sage Publications, 2021
    • CHEN, Yong - Economics of Tourism and Hospitality: A Micro Approach. 1st ed. London: Routledge, 2021
    • CUNHA, Licínio - Economia e Política do Turismo. Edição Rev. Lisboa: Editorial Verbo, 2013
    • HOLLOWAY, J. C.; HUMPHREYS, C. - The Business of Tourism. 12th. ed. London: Sage Publications, 2022
    • OMT - Organização Mundial do Turismo - Conta Satélite do Turismo: Quadro Conceptua. Madrid: OMT, 1999
    • STABLER, Mike J.; PAPATHEODOROU, Andreas; SINCLAIR, M. Thea - The Economics of Tourism. 2nd ed. New York: Routledge, 2010
    • TRIBE, John - The Economics of Recreation, Leisure and Tourism. 6th ed. London: Routledge, 2020

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios