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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular tem como principais objetivos o desenvolvimento e aplicação dos principais conceitos e ferramentas associadas á Economia para uma melhor análise e interpretação do mercado turistico e das empresas de turismo enquanto atores principais de desenvolvimento de serviços num mercado em constante dinamismo. A um nivel mais global visa também avaliar o impacto do turismo na economia de países e destinos e ainda enquadrá-los numa perspetiva de sustentabilidade.
Ela visa assim dotar os alunos de competências fundamentais para uma melhor compreensão da atividade turirstica como atividade económica, dominio de instrumentos e ferramentas para o desenvolvimento das capacidades de análise económica do fenómeno turístico, com destaque para os respetivos impactos económicos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT225-524
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos:
1 Turismo no Mundo e em Portugal
2 Política Económica e Política do Turismo
3 Mercados e Empresa Turística
4 Efeitos Económicos do Turismo
5 Avaliação Económica de Recursos Turísticos
6 Contas Nacionais e Conta Satélite do Turismo
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Objetivos
Objetivos
No final do semestre o aluno deve ter atingido os seguintes objetivos:
a) Situar ao nível da aplicação de conhecimentos, a compreensão dos principais instrumentos de análise económica que enquadram a tomada de decisão em atividades inseridas dentro do sector do turismo, bem como um correto entendimento das temáticas multidisciplinares que condicionam essa tomada de decisão;
b) ao nível da análise e avaliação, a capacidade de identificação de todas as variáveis que tem impacto no desenvolvimento do turismo como atividade económica, cumulativamente sustentável.Com estes conhecimentos adquiridos, considera-se que o aluno estará em condições de interpretar o enquadramento macro e micro económico dum destino visando a sua utilização em prol duma atividade turistica sustentável.
Consideram-se aptidões que favorecem a prossecução dos objetivos a atingir a capacidade analitica, de busca de causas, e de sintese, a observação e a curiosidade e o gosto pelo cálculo matemático.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização de instrumentos e ferramentais digitais, com concurso de videos, artigos científicos, páginas web institucionais (nacionais e internacionais) e inteligência artificial
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- BEIRMAN, D. - Tourism Crises and Destination Recovery. 1st. ed. London: Sage Publications, 2021
- CHEN, Yong - Economics of Tourism and Hospitality: A Micro Approach. 1st ed. London: Routledge, 2021
- CUNHA, Licínio - Economia e Política do Turismo. Edição Rev. Lisboa: Editorial Verbo, 2013
- HOLLOWAY, J. C.; HUMPHREYS, C. - The Business of Tourism. 12th. ed. London: Sage Publications, 2022
- OMT - Organização Mundial do Turismo - Conta Satélite do Turismo: Quadro Conceptua. Madrid: OMT, 1999
- STABLER, Mike J.; PAPATHEODOROU, Andreas; SINCLAIR, M. Thea - The Economics of Tourism. 2nd ed. New York: Routledge, 2010
- TRIBE, John - The Economics of Recreation, Leisure and Tourism. 6th ed. London: Routledge, 2020
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não