filmeu

Disciplina Património e Turismo

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Património e Turismo pretende de forma abrangente definir a moldura dos vários tipos de Patrimónios aplicado ao Turismo, dando particular incidência ao Património Cultural. Após a caracterização das vertentes do património será construída oferta turística, demonstrando a sua aplicação no âmbito do turismo cultural na forma de Rotas Culturais. É objectivo desenvolver o estímulo da memória visual e o debate sobre o impacto do património no Turismo e a sua preservação.

    No sentido de desenvolver a compreensão da oferta nacional actual e futura, promove-se a pesquisa directa sobre a oferta do turismo cultural e os vários tipos do mesmo. Esta é uma UC estruturante no panorama da formação do futuro profissional de turismo pois define, conjuntamente com Arte e Turismo (1º ano) as bases do conhecimento sobre o Turismo Cultural nacional.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Introdução ao Património e aos vários tipos de Património.
      1. Definições e conceitos, caracterização genérica dos vários tipos de património; Introdução à especificidade do Património Cultural
    2. Património Cultural e Identidade
      1. O impacto dos vários tipos de património na identidade regional e nacional; Entidades responsáveis nacionais e internacionais estruturantes do património e do turismo cultural;
    3. Categorias e Tipologias Patrimoniais
      1. O património materiale imaterial, móvel e imóvel: definições e abrangências.
    4. O turismo Cultural e a inclusão dos vários tipos de património.
    5. Introdução e processos de construção de Rotas Culturais, Roteiros e Itinerários.
      1. Análise às rotas existentes e exercícios práticos de construção de itinerários segundo a metodologia de Tipo I e Tipo II.
    6. Novos recursos, novas tendências e novas formas de turismo e património.
      1. Turismo Militar, Turismo Criativo, Turismo Urbano;
      2. Tecnologia aplicada para a experiência imersiva.
  • Objetivos

    Objetivos

    Obter uma perspectiva alargada dos vários tipos de património, incidindo especialmente no Património cultural, sua relação com diferentes processos identitários e factores de desenvolvimento turístico, pela singularidade proporcionada; Desenvolver capacidade crítica, motivadora de dinamismos e de criatividade, suscetíveis de aproveitar as potencialidades do(s) património(s); Interligar conteúdos programáticos de outras unidades curriculares ligadas ao Património; Aplicar os conhecimentos adquiridos ao escrutínio de casos de estudo; Identificar e compreender as dinâmicas do turismo cultural nacional, os centros de atracção turística e os vários tipos de património alocados a esta forma de turismo; Compreender e delinear as fases de concepção de Rotas Culturais; Identificar e caracterizar os principais monumentos nacionais inseridos na dinâmica do Turismo Cultural; Planear, construir e apresentar oferta turística.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Com o objectivo de aproximar as metodologias de aprendizagem às directivas actuais de um ensino centrado no estudante, aplicar-se-ão as seguintes acções:

    Pretende-se a utilização do Moodle para agilizar a troca de informação recolhida e a discussão entre os grupos sobre os temas em análise que serão realizados em ambiente externo ao ambiente de sala. O uso desta plataforma para estes fins corresponde à orientação da A3ES no sentido de dinamizar e promover "comunidades de aprendizagem em ambientes virtuais" e "aprendizagem cooperativa".

    A Exposição Interactiva será aplicada preferencialmente, conjuntamente com métodos centrados na Indagação e na Cooperação, promovendo uma participação do aluno individual e da sua integração em grupos de trabalho e de pesquisa. Os métodos já utilizados de Problem-Based Learning e de Estudos de Caso serão reforçados na abordagem ao mercado de trabalho, nas visitas guiadas e aulas práticas, cumprindo a orientação da A3ES "Aprender no espaço de trabalho".

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Matteucci, X., Koens, K., Calvi, L., & Moretti, S. (2022). Envisioning the futures of cultural tourism. Futures142, 103013.

    Pereira, P. (2011). Arte Portuguesa. História Essencial, Lisboa: Temas & Debates, Círculo de Leitores.

    Richards, G. (2018). Cultural tourism: A review of recent research and trends. Journal of Hospitality and Tourism Management36, 12-21.

    Richards, G. (2021). Rethinking cultural tourism. Edward Elgar Publishing.

    Siamak, S., Hall, M., Rasoolimanesh, M. (2020) Exploring memorable cultural tourism experiences, Journal of Heritage Tourism, 15:3, 341-357, DOI: 10.1080/1743873X.2019.1639717

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios