-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Desenho Arquitectónico I, com duração de um semestre, é constituida por aulas teórico-práticas, com duração de 8 horas semanais. Dentre os diversos objectivos a atingir, pretende-se: Aproximar o estudante de arquitectura da prática do esboço configurado como processo criativo, referenciando o desenho como forma de pensar e comunicar; explorar o domínio do espaço arquitectónico através da representação do objecto nas suas diversas dimensões; dar início ao processo de formalização de uma linguagem de autor.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT36-12615
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Explorar Os meios riscadores Os suportes de desenho Os elementos do desenho (ponto, linha e plano) A forma, modos e técnicas de expressar a forma Representar Desenhar espaço - dimensão Desenhar tempo/espaço - percursos Arquitectura e inserção Objecto arquitectónico Obra de Arquitectura Arquitectura no contexto urbano e natural Pormenores e sombras Conceber Interpretação Síntese - limite, silhuetas e perfis Transformação, fusão, composição Concepção e desenho de autor
-
Objetivos
Objetivos
Processos de observação e representação - Elementos estruturais da linguagem gráfica - Estruturas diagramáticas - Normas do desenho arquitectónico - Escala da figura; proporção; enquadramento; - Reconhecimento da expressão do desenho com intensidade e movimento: Situar os temas desenhados no tempo e no espaço; Conhecer os procedimentos do desenho em perspectiva; Dominar a escala humana num esboço arquitectónico; Saber interpretar e fundir imagens; Sintetizar e comunicar uma ideia criativa através do desenho; Utilizar o desenho conceptual dominando a composição.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Consideram-se como pontos de partida, dois temas: - Tema 1 - A Capacidade expressiva dos grafismos (exercícios conceptuais de carácter abstrato) promovendo a descoberta da diferença; a repetição consciente do gesto; a configuração e ampliação; e a tridimensionalidade ilusória (1) ; - Tema 2 - A observação ativa de modelos, com a descoberta da simulação (aplicação imediata da potencialidade dos grafismos) promovendo registos de carácter expressivo e espontâneo de modelos lineares; e a comunicação gráfica da mesma materialidade em situações formais diferentes. Os temas constantes são relativos à composição, na relação figura fundo e na relação entre figuras (2). Complementaridade com o programa de investigação europeu e os roteiros da DAU
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
CÔRTE-REAL, Eduardo (2001) - O TRiunfo da Virtude, as origens do desenho arquitectónico. Lisboa: Livros Horizonte. RODRIGUES, Ana L, Madeira (2000), O DEsenho, ordem do pensamento arquitectónico. Lisboa: Editorial Estampa. (1) DONDIS, D. A. 1976. LA SINTAXIS DE LA IMAGEN: INTRODUCCIÓN AL ALFABETO VISUAL. BARCELONA: GUSTAVO GILI. COTA: AQ/394-BC (2) KANDINSKY, WASSILY, 1970 PONTO, LINHA PLANO, EDIÇÕES 70, COL. ARTE & COMUNICAÇÃO. LISBOA. ISBN: 9789724412856. COTA: HA/44-BC
-
Avaliação
Avaliação
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Diário Gráfico
final do semestre
30%
Portfolio
final do semestre
60%
Participação e empenho
ao longo do semstre
10%
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...
" Todos os alunos, inclusive alunos em Regime Especial, têm de efectuar o mínimo de 100% de momentos avaliativos entregues e apresentados em sala de aula, caso contrário não poderão ter aproveitamento positivo na UC.
O aluno que tenha efectuado 75% de momentos avaliativos entregues e apresentados em sala de aula entregará em exame elementos complementares do trabalho desenvolvido durante o semestre.
O aluno que não efectuou pelo menos 75% de momentos avaliativos entregues e apresentados em sala de aula, apresentará em exame, obrigatoriamente,os seguintes elementos:
- uma exposição oral;
- um texto explicativo e fundamentador do trabalho projetual desenvolvido, com cerca de 10 páginas;
- todos os elementos referentes às entregas passadas ocorridas na UC."
-
Mobilidade
Mobilidade
Não





