filmeu

Disciplina História da Arquitetura I

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC abordará como temas as diversas manifestações da arquitectura da Pré-História, da Antiguidade Oriental e Pré-Clássica e parte da Idade Média. Tal como as outras disciplinas de História da Arquitectura, tem como objectivo, para além do próprio âmbito, constituir-se como base conceptual e instrumental para as disciplinas de projecto. O entendimento da arquitectura na história será fundamental, quer para formular novas propostas quer para intervir sobre o já construído. A presente UC, pretende, ainda, ser, um contributo para que o estudante olhe a arquitectura pela via do humano e do poético.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Pré-História 1.1 Paleolítico 1.2. Neolítico 1.3. Os castros Celtas 2. Antiguidade 2.1. Próximo Oriente Antigo 2.2. Egipto, Mesopotâmia e Pérsia 2.3. Egeu: as Civilações Minóica e Micénica 3. A Idade Clássica 3.1. Grécia Antiga 3.2. Roma Antiga 3.3. O Período Helénico  
  • Objetivos

    Objetivos

    Entendimento do panorama arquitectónico prático e teórico da Pré-História, da Antiguidade Oriental e Pré-clássica e da Idade Média e da sua presença nas actuais prática e teoria da arquitectura. Entendimento da História e da Teoria da Arquitectura na conjuntura cultural mais alargada ao longo da História. Entendimento da relação entre proposições teóricas e técnicas/tecnológicas. Entendimento do passado e de como este pode ser instrumental no pensar as novas problemáticas que surgirão à Arquitectura no presente e no futuro. Entendimento da História como disciplina instrumental no pensar o projectar em Arquitectura.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Cada tema a desenvolver deverá ser enquadrado na conjuntura intelectual e cultural, em geral, e, na artística, em particular. Far-se-á uso do desenho na medida em que este proporciona um melhor entendimento do objecto arquitectónico e é instrumento fundamental na formulação da sua síntese. Far-se-há também o uso à linguagem escrita com forma de sítese descritiva e treino na observação do objecto arquitectónico. Pensa-se o vocabulário específico de cada momento da história como meio de relacionar o objecto arquitectónico com os respectivos métodos construtivos, materiais, significados, etc. Abstrair da linguagem e de outros constrangimentos específicos de cada momento histórico para relacionar o objecto em análise com outros contemporâneos é também proposto. Os alunos são chamados a participar em todas as aulas quer através de respostas mais directas a perguntas concretas quer através de reflexões que emerjam do discurso em curso.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - BENEVOLO, Leonardo; ALBRECHT, Benno - As Origens da Arquitectura . Lisboa: Edições 70, 2004. - KOSTOF, Spiro - A History of Architecture: Settings and Rituals . Oxford: oxford University Press, 1995. - NORBERG-SCHULTZ, Christian - Arquitectura Occidental . Barcelona: Gustavo Gili, 2000. - ROTH, Leland M - Understanding Architecture: Its Elements, History and Meanings . Abingdon: Routledge, 2018. - LLERA,Ranón Rodriguez - Breve História da Arquitectura, Lisboa, Editorial Estampa, 2006 - MOFFET, Marian, FAZIO, Michael, WODEHOUSE, Lawrence, A World History of Architecture, Singapura, Laurence King Publishing, 2003.
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação [formato a divulgar]

    Dez-2025

    50%

    Trabalho [enunciado a divulgar]

    Nov-2024

    40%

    Participação e Assiduidade

     

    10%

    O aproveitamento em Final de Frequência [Avaliação Contínua] só ocorre com o cumprimento  de todos os momentos de Avaliação e de um nível de presenças não inferior a 75% das aulas leccionadas. 
    O acesso a Exame de Recurso está dependente da prestação de no mínimo 50% dos elementos de Avaliação Contínua.
    Todos os casos restantes regem-se pelo Regulamento Geral de Avaliação e pelo Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos.

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e outros; indicações para a realização de trabalho, etc.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios