filmeu

Disciplina Projeto de Arquitetura I

  • Apresentação

    Apresentação

    O objectivo da disciplina é facultar ao estudante, com exercícios práticos e parâmetros teóricos, a compreensão dos factores inerentes à organização do espaço arquitectónico na sua caracterização interna e relação com a envolvente, natural ou urbana. Pretende-se que o entendimento dacomplexidade da arquitectura se baseie no seu campo de intervenção, temática, escala, funcionalidade e coerência construtiva. A análise de espaços significativos, edificados e não edificados, exercitará a sua leitura e reinterpretação. Os primeiros exercícios objectivam-se na percepção de ambientes urbanos e formas arquitectónicas para além da observação informal dos espaços e objectos do dia a dia, refletindo sobre a importância de uma observação exploratória vinculada à ideia de descoberta relacionando o mundo, a natureza, as emoções à formação em arquitectónica.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Na disciplina Projecto de Arquitcetura I, propõe-se iniciar os estudantes na percepção do fenómeno do espaço, no conhecimento das formas e dos métodos conceptuais da arquitectura. A compreensão e a composição do espaço arquitectónico passa por um processo interior, apoiado em factores de natureza cultural e técnica, cujos conhecimentos se pretendem incentivar, para desenvolver a capacidade de ver, compreender, imaginar, racionalizar e transmitir. A aprendizagem terá um sabor oficinal, que implica capacidade de atenção e poder analítico pressupondo um apelo à inteligência e emoção, sendo nesse contexto que a observação, o desenho, o domínio da volumetria, a concepção e a construção de espaços arquitectónicos adquirem significado.
  • Objetivos

    Objetivos

    Aquisição de conhecimento dos elementos centrais que compõem a disciplina da arquitectura, permitindo ao estudante reproduzir e criar estruturas espaciais através do uso de materiais e da geometria (pontos, planos e volumes). Execução de maquetas de estudo, aspectos representativos e de composição, através do desenho, testando a capacidade do estudante de garantir coerência entre os objectivos que se propôs atingir e os resultados finais do trabalho. Conhecimento das relações entre eventos e os espaços concebidos para estes. Entendimento de diversificados contextos sob o ponto de vista arquitectónico e criativo. Compreender as dimensões psicológicas e emocionais na arquitectura. Desenvolver a capacidade de criar espaços que podem aceitar o movimento (espaço e tempo), a direcção, (vertical, horizontal e diagonal), posição (em planos ou espacial), relação (intersecção, cruzada, interligada, paralela, etc)
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Aulas de caracter teórico e informativo de introdução aos exercicios devidamente acompanhadas por material audiovisual. Análise de textos e documentos específicos que promovam o interesse pela investigação e experimentação pessoal. Aulas de discussão e debate em grupo sobre o desenvolvimento e resultados dos exercícios. Participação exporádica de outros professores ou profissionais de de arquitectura ou outras áreas de forma a enriquecer o debate sobre os temas e exercícios desenvolvidos. Visitas de estudo a exposições ou locais que se justifiquem (condicionado ao estado de pandemia mundial) Múltiplos exericicios serão entregues, com complexidade variável.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Campo Baeza, Alberto (2004). A ideia construída. Lisboa: Caleidoscópio Cota: AQ/273-BC Campo Baeza, Alberto. (2011). Pensar com as mãos. Caleidoscópio. Lisboa Pallasmaa, Juhani. (2011). Os Olhos da Pele, A arquitectura e os sentidos. Porto Alegre: BOOKMAN, ARTME  
  • Avaliação

    Avaliação

    Avaliação da UC

    Esta disciplina depende em grande parte da Avaliação Continua (AC), que reflecte a participação nas aulas, a assiduidade , o envolvimento e interesse demosntrado em todas as actividades e exercicios propostos.

    A entrega dos Exercicios ,que envolve duas vertentes : a entrega OBRIGATÓRIA na plataforma Moodle, e a Apresentação em aula nas datas marcadas para tal.

     A Apresentação Final, com elementos de juri,  que implica a entrega de um Portfolio , complementam a avaliaçao da Unidade.

    Critérios e percentagens:

    Avaliação Contínua : - 20%

    Exercícios_ 60%  (inclui entrega Moodle e apresentação em aula)

    Apresentação Final _ 10%

    Portfolio_ 10%

    Todos os elementos são essenciais para que possa existir avaliação. Abaixo de 75% de presenças o aluno não poderá ser avaliado no critério de  avaliação Continua AC.

    A não entrega e não apresentação de mais de mais de um dos Exercicios, ou 20 %  da totalidade dos exercicios, pode leavr o aluno a reprovar a UC.

    O Exame de Recurso só é aceite para alunos que queiram melhorar a nota ou tenham tido nota negativa em sede de AC, após apresentação Final.

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria