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Disciplina Reabilitação de Edifícios

  • Apresentação

    Apresentação

    Apoio à prática do projecto integrado, cruzando todas as informações adquiridas nos anos anteriores, incluindo as dos projectos complementares, na óptica da interdisciplinaridade que informa o acto criativo como processo de síntese. Aprofundamento e particularização da matéria inerente à disciplina de Construção, na interdependência privilegiada com o tema específico do Projecto de Reabilitação de Edifícios em desenvolvimento que servirá de base ao trabalho final de Dissertação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos Contextualização da área de enquadramento dos edifícios. Patologias associadas à construção e vida dos edifícios. Estudo de casos de reabilitação, identificando critérios no âmbito dos princípios conceptuais. Restauro, reconversão, reconstrução, ampliação ¿ conceitos e referência a modelos construídos. Interacção com a regulamentação vigente. Identificação das componentes construtivas dos edifícios: fundações, paredes, pavimentos e cobertura. Identificação das restantes componentes construtivas: vãos, escadas, elementos ornamentais e outros. Estrutura e forma na interpretação dos modelos Integração dos sistemas infraestruturais Condicionamentos térmico e acústico Manutenção e/ou reinvenção dos materiais e sistemas construtivos integrantes Equívocos correntes associados à suposta ¿sustentabilidade¿ dos edifícios Projecto e obra: organização do processo para obra Elaboração de especificações técnicas.
  • Objetivos

    Objetivos

    No que se refere à incidência da aprendizagem na prática projectual procurar-se-á que se tornem evidentes dois aspectos complementares cuja aparente contradição só o exercício disciplinado do Projecto será capaz de esclarecer: a) A definição de limites razoáveis na elaboração do Projecto. b) A Construção como instrumento para a interpretação da identidade dos edifícios e como estímulo para a concepção formal. O aluno deverá desenvolver a capacidade de integrar de modo operativo no trabalho prático os conhecimentos e as informações colhidos na disciplina de Construção, assumindo o desenvolvimento do Projecto como um processo abrangente.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    No processo de ensino-aprendizagem, previligia-se uma metodologia de contato próximo com os alunos procurando estimular e suscitar a curiosidade das matérias abordadas recorrendo a exemplos/casos concretos através de suportes digitais e outros.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    APPLETON, João - Reabilitação de Edifícios Antigos. 2ª Edição. Lisboa: Editora ORION, 2011. ISBN 9789728620035 CÓIAS, Vitor - Inspecções e Ensaios na Reabilitação de Edifícios. Lisboa: IST - Instituto Superior Técnico, 2008. ISBN 9789728469535 CÓIAS, Vitor - Reabilitação Estrutural de Edifícios Antigos. Lisboa: Argumentum, 2007. ISBN 9789728479404 FREITAS, Vasco Peixoto de, Outros - Manual de Apoio ao Projecto de Reabilitação de Edifícios Antigos. Porto: OERN, 2012. ISBN 9789729991875 DEPLAZES, A. - Constructing architecture - materials, processes, structures. Birkhäuser Basel; 2nd ed. 2008. ISBN 978-3764386306 FUMADÓ, J. L. & PARICIO, I. - El tendido de las instalaciones. Barcelona: Bisagra, 1999. ISBN 978-84-923125-8-0 TORROJA, E. - Razón y ser de los tipos estructurales. Madrid: CSIC, 2010.   
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