-
Apresentação
Apresentação
Com a unidade curricular de Parasitologia e Micologia, pretende-se que que os alunos adquiram conhecimentos sobre parasitas e fungos, com especial enfoque nos que causam patologia no Homem.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT477-17209
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Módulo 1 - Parasitologia 1.1 Introdução à Parasitologia: Conceitos, vectores, resposta imune e antiparasitários; 1.2 Diagnóstico Laboratorial em Parasitologia; 1.3 Protozoários Intestinais e Urogenitais/ Protozoários do Sangue e dos Tecidos; 1.4 Helmintas: Tremátodos e Céstodos; 1.5 Helmintas: Nemátodos Intestinais; 1.6 Helmintas: Nemátodos do Sangue e Tecidos; Módulo 2 - Micologia 2.1 Introdução à Micologia; 2.2 Diagnóstico Laboratorial em Micologia; 2.3. Micoses superficiais; 2.4. Micoses subcutâneas; 2.5. Micoses sistémicas por fungos dimórficos; 2.6. Micoses oportunistas.
-
Objetivos
Objetivos
Com a unidade curricular de Parasitologia e Micologia, pretende-se que que os alunos adquiram conhecimentos sobre parasitas e fungos, com especial enfoque nos que causam patologia no Homem. No que concerne aos parasitas, serão aprofundados os temas relativos aos agentes de infeções intestinais e urogenitais, bem como do sangue e tecidos, descrevendo-se os seus ciclos de vida, epidemiologia, clínica, diagnóstico e controlo. Dos fungos serão versadas as características gerais, incluindo a sua classificação, reprodução, nutrição e patogenicidade. Serão abordadas a caracterização dos agentes etiológicos, epidemiologia, clínica, diagnóstico e terapêutica das micoses. Com este conjunto de conhecimentos, visa-se capacitar os alunos com competências relativas às patologias causadas por parasitas e fungos, nomeadamente diagnóstico, terapêutica e controlo, contribuindo para o exercício da sua profissão como farmacêuticos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino incluem diversas abordagens, nomeadamente o ensino magistral /tutorial e prático, assim como a apresentação e discussão de seminários pelos alunos, como modo de expandir os seus conhecimentos e reflexão sobre os temas abordados na unidade curricular. Regime de avaliação contínua - a nota final resulta da média ponderada dos seguintes componentes: A- Testes Escritos : Parasitologia (35%) + Micologia (35%). B- Testes Teórioco-Práticos Parasitologia (10%) + Micologia (10%). C- Apresentação e discussão de seminários pelos alunos (10%). Nota Final = A (35%+35%) + B (10%+10%)+ C (10%). Regime de exame: Exame final escrito com componente teórico-prática, aplicando-se aos alunos que optem por esta modalidade, englobará a totalidade dos conteúdos programáticos. A aprovação na UC requer uma classificação mínima de 9,5 valores neste exame final. Melhorias: Em regime de exame.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barroso, H., Meliço-Silvestre, A., Taveira, N. (2014). . Volumes 1 Microbiologia Médica e 2. Lisboa: Lidel Editora. World Health Organization. (1991). Basic laboratory methods in medical parasitology. Geneva: World Health Organization
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não