Apresentação do Curso
O Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas visa a formação de profissionais dotados de um sólido conhecimento técnico e científico quer ao nível das ciências básicas da saúde (áreas químicas e biológicas), quer ao nível das ciências aplicadas aos domínios farmacêuticos. Trata-se de um programa de formação único no panorama nacional, que se distingue desde logo :
- pela organização em trimestres do ensino profissionalizante (4º e 5º ano); único no País esta organização permite um regime de formação integrado de elevado rendimento e interligação do ensino com a investigação e com a profissão;
- pela focagem nas ¿profissões farmacêuticas¿; para além das áreas de intervenção mais conhecidas - farmácia comunitária e hospitalar e a indústria, são especialmente focadas áreas de formação complementar como sejam, a Regulamentação Farmacêutica, os Ensaios Clínicos, a Gestão e Marketing, e a Qualidade e Estratégia em Saúde.
O programa é assegurado por um corpo docente experiente, de elevado perfil profissional e investigacional, exclusivamente coordenado por Doutorados e Especialistas. Tudo isto num ambiente tecnológico e cultural diferenciado, onde a ligação ao Desenvolvimento e à Inovação é permanente.
Razões para frequentar este curso
- Curso de Ciências Farmacêuticas com o maior número de horas e a mais diversificada formação em ambiente laboratorial do país;
- Com os melhores e mais modernos laboratórios, em termos de desenho e equipamento;
- Organizado em trimestres nos anos de transição para a profissão (4º e 5º anos);
- Único com áreas vocacionais como formação complementar, em domínios de grande empregabilidade;
Auto-Avaliação
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Licenciado; Mestre | 10 Semestres | 300 ECTS
Direção do Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação à seguinte prova de ingresso:
02 Biologia e Geologia
Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 300 ECTS
Objetivos
A profissão farmacêutica encontra-se fundamentalmente dirigida para um contexto clínico, assistencial, suportado por uma forte componente cientifica. Centrada no doente e no desenvolvimento e inovação terapêutica, o programa da Lusófona segue as principais orientações produzidas acerca do tema (http://www.who.int/medicines/; doi.org/10.3390/pharmacy9010059) . As principais competências apontadas são amplamente desenvolvidas no nosso programa.
Destinatários
O curso de Ciências Farmacêuticas (MI) da Lusófona dirige-se a candidatos com especial interesse nas biociências onde as interações entre biologia humana, química e tecnologia proporcionam uma visão única dos mecanismos de doença, da sua compreensão e abordagem terapêutica.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
Aos alunos do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas é oferecido um programa de formação desenhado para adquirir as competências necessárias para:
- proceder à difusão e sistematização de conceitos fundamentais para o exercício da profissão farmacêutica, incluindo os aspetos relacionados com a legislação e as boas normas de prática farmacêutica e laboratorial (industrial e clínica);
- proporcionar o ensino atualizado das principais áreas de conhecimento subjacentes à prática farmacêutica na área da Farmácia Comunitária e da Farmácia Hospitalar;
- proporcionar o ensino atualizado das principais áreas de conhecimento subjacentes à prática farmacêutica na área da Farmácia Industrial (desenvolvimento, controle de qualidade, marketing e merchandising);
- proporcionar o ensino atualizado das principais áreas de conhecimento subjacentes à prática farmacêutica na área das Análises Clínicas e Químico-biológicas;
- proporcionar as bases de informação essenciais ao desempenho farmacêutico em matérias fundamentais como sejam, a farmacovigilância, a farmacoepidemiologia, na prevenção e deteção das reações adversas, na participação em programas de nutrição clínica, na monitorização farmacocinética de fármacos , na prestação de informação objetiva e independente ao médico prescritor e no aconselhamento e informação aos doentes e, na farmacoeconomia, contribuindo assim para a utilização racional dos medicamentos.
Equipamentos e Instalações
No rescaldo da recente pandemia a Universidade conseguiu concretizar uma significativa reestruturação do seu espaço no que respeita a áreas para ensino, renovação do parque tecnológico e infraestruturas de uso comum. Parte substancial destes melhoramentos teve lugar nos meios audio-visuais e informáticos, com sistemas de comunicação direta e por via remota em todos os espaços de aula, e nos laboratórios de ensino e de investigação. Esta modernização transformou o Campus de Lisboa numa área particularmente atractiva para o ensino das Ciências Farmacêuticas.
Estudos Futuros
Programas de especialização e pós-graduação, incluindo programas de 3º ciclo referentes a estudos de doutoramento.
Saídas Profissionais
Os profissionais formados em Ciências Farmacêuticas da Universidade Lusófona estão aptos para o desempenho farmacêutico em diversas áreas, desde a Farmácia Comunitária, à Farmácia Hospitalar, ao desenvolvimento galénico e químico nas áreas da Indústria Farmacêutica e Química, à gestão e promoção comercial de produtos farmacêuticos e químicos e, às Análises Clínicas e Químico-Biológicas, criando ainda e simultaneamente, as condições preferenciais para o aprofundamento dos conhecimentos de nível pós-graduado profissional ou académico.
Observações
Salientamos a oportunidade de contato com as profissões farmacêuticas que o nosso programa oferece desde o 1º ano (1º semestre) de formação até ao último ano. Iniciativas como seminários com profissionais de cada setor, visitas de estudo e estágios observacionais, têm lugar todos os meses em cada semestre, pemitindo um contato continuado com o mundo profissional real, de forma a apurar as preferências de cada aluno ao longo do curso.
Áreas Científicas
Ciências farmacêuticas | Saúde | Saúde e protecção social